A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariana Coelho da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Thiago Bruno da, Lira, Sônia Maria Alves de, Araújo, Renata Ferreira de, Neto, Francisco Assis Dantas, Júnior, João Pereira da Silva, Pereira, Larissa Vicente, Tejo, Ana Carolina do Ó
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41905
Resumo: A abordagem do tema reanimação cardiopulmonar nas escolas, ancora-se na  possibilidade da inserção das práticas desses conhecimentos, estimulando-as ao  desenvolvimento de aptidões que podem contribuir para melhoria da segurança em  todos os ambientes. Portanto, necessita de estratégias por parte dos gestores, sobretudo professores, para a implementação de ações e projetos que ofereçam  conhecimento de forma simples, lúdica e objetiva. Nessa perspectiva, o objetivo do  estudo é descrever a percepção dos professores acerca do conhecimento prévio de  reanimação cardiopulmonar nas escolas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e  transversal, de abordagem qualitativa, realizada com professores do ensino  fundamental de escolas públicas e privadas do município de Campina Grande-PB. A coleta foi realizada nos meses de maio a junho de 2021 mediante questionário online e os dados foram tabulados em planilha para análise estatística. Os resultados foram  apresentados em tabelas e confrontados à luz da literatura. A pesquisa foi aprovada  pela Comissão de Apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do CESED, com  parecer nº 45580421.80000.5175. Constatou-se que os professores em sua maioria  não passaram por nenhum treinamento em sua vida (73,80%), resultando assim, no  desinteresse e na falta de treinamentos e na introdução de Conhecimentos de RCP  nas escolas. O déficit dos docentes sobre o conhecimento de SBV é bastante  significativo, entretanto, os mesmos consideram importante a abordagem dentro da  escola. Contudo, demonstra que a introdução é falha, ressaltando assim, a implantação de projetos e ações de educação continuada para abordagem dos  conhecimentos de RCP nas escolas.  
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