A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41905 |
Resumo: | A abordagem do tema reanimação cardiopulmonar nas escolas, ancora-se na possibilidade da inserção das práticas desses conhecimentos, estimulando-as ao desenvolvimento de aptidões que podem contribuir para melhoria da segurança em todos os ambientes. Portanto, necessita de estratégias por parte dos gestores, sobretudo professores, para a implementação de ações e projetos que ofereçam conhecimento de forma simples, lúdica e objetiva. Nessa perspectiva, o objetivo do estudo é descrever a percepção dos professores acerca do conhecimento prévio de reanimação cardiopulmonar nas escolas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, de abordagem qualitativa, realizada com professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município de Campina Grande-PB. A coleta foi realizada nos meses de maio a junho de 2021 mediante questionário online e os dados foram tabulados em planilha para análise estatística. Os resultados foram apresentados em tabelas e confrontados à luz da literatura. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do CESED, com parecer nº 45580421.80000.5175. Constatou-se que os professores em sua maioria não passaram por nenhum treinamento em sua vida (73,80%), resultando assim, no desinteresse e na falta de treinamentos e na introdução de Conhecimentos de RCP nas escolas. O déficit dos docentes sobre o conhecimento de SBV é bastante significativo, entretanto, os mesmos consideram importante a abordagem dentro da escola. Contudo, demonstra que a introdução é falha, ressaltando assim, a implantação de projetos e ações de educação continuada para abordagem dos conhecimentos de RCP nas escolas. |
id |
BJRH-0_fd686e8c757eb4a0c093900abea32644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41905 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schoolsEnfermagemEmergênciasReanimação Cardiopulmonar.A abordagem do tema reanimação cardiopulmonar nas escolas, ancora-se na possibilidade da inserção das práticas desses conhecimentos, estimulando-as ao desenvolvimento de aptidões que podem contribuir para melhoria da segurança em todos os ambientes. Portanto, necessita de estratégias por parte dos gestores, sobretudo professores, para a implementação de ações e projetos que ofereçam conhecimento de forma simples, lúdica e objetiva. Nessa perspectiva, o objetivo do estudo é descrever a percepção dos professores acerca do conhecimento prévio de reanimação cardiopulmonar nas escolas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, de abordagem qualitativa, realizada com professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município de Campina Grande-PB. A coleta foi realizada nos meses de maio a junho de 2021 mediante questionário online e os dados foram tabulados em planilha para análise estatística. Os resultados foram apresentados em tabelas e confrontados à luz da literatura. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do CESED, com parecer nº 45580421.80000.5175. Constatou-se que os professores em sua maioria não passaram por nenhum treinamento em sua vida (73,80%), resultando assim, no desinteresse e na falta de treinamentos e na introdução de Conhecimentos de RCP nas escolas. O déficit dos docentes sobre o conhecimento de SBV é bastante significativo, entretanto, os mesmos consideram importante a abordagem dentro da escola. Contudo, demonstra que a introdução é falha, ressaltando assim, a implantação de projetos e ações de educação continuada para abordagem dos conhecimentos de RCP nas escolas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4190510.34119/bjhrv4n6-436Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 29030-29047Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 29030-290472595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41905/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Mariana Coelho daSilva, Thiago Bruno daLira, Sônia Maria Alves deAraújo, Renata Ferreira deNeto, Francisco Assis DantasJúnior, João Pereira da SilvaPereira, Larissa VicenteTejo, Ana Carolina do Ó2022-05-11T11:55:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41905Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:55Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools |
title |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools |
spellingShingle |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools Costa, Mariana Coelho da Enfermagem Emergências Reanimação Cardiopulmonar. |
title_short |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools |
title_full |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools |
title_fullStr |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools |
title_full_unstemmed |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools |
title_sort |
A percepção dos professores quanto a importância da inclusão dos conhecimentos de reanimação cardiopulmonar nas escolas / The teachers' perception about the importance of including cardiopulmonary restraining knowledge in schools |
author |
Costa, Mariana Coelho da |
author_facet |
Costa, Mariana Coelho da Silva, Thiago Bruno da Lira, Sônia Maria Alves de Araújo, Renata Ferreira de Neto, Francisco Assis Dantas Júnior, João Pereira da Silva Pereira, Larissa Vicente Tejo, Ana Carolina do Ó |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thiago Bruno da Lira, Sônia Maria Alves de Araújo, Renata Ferreira de Neto, Francisco Assis Dantas Júnior, João Pereira da Silva Pereira, Larissa Vicente Tejo, Ana Carolina do Ó |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mariana Coelho da Silva, Thiago Bruno da Lira, Sônia Maria Alves de Araújo, Renata Ferreira de Neto, Francisco Assis Dantas Júnior, João Pereira da Silva Pereira, Larissa Vicente Tejo, Ana Carolina do Ó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Emergências Reanimação Cardiopulmonar. |
topic |
Enfermagem Emergências Reanimação Cardiopulmonar. |
description |
A abordagem do tema reanimação cardiopulmonar nas escolas, ancora-se na possibilidade da inserção das práticas desses conhecimentos, estimulando-as ao desenvolvimento de aptidões que podem contribuir para melhoria da segurança em todos os ambientes. Portanto, necessita de estratégias por parte dos gestores, sobretudo professores, para a implementação de ações e projetos que ofereçam conhecimento de forma simples, lúdica e objetiva. Nessa perspectiva, o objetivo do estudo é descrever a percepção dos professores acerca do conhecimento prévio de reanimação cardiopulmonar nas escolas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, de abordagem qualitativa, realizada com professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município de Campina Grande-PB. A coleta foi realizada nos meses de maio a junho de 2021 mediante questionário online e os dados foram tabulados em planilha para análise estatística. Os resultados foram apresentados em tabelas e confrontados à luz da literatura. A pesquisa foi aprovada pela Comissão de Apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do CESED, com parecer nº 45580421.80000.5175. Constatou-se que os professores em sua maioria não passaram por nenhum treinamento em sua vida (73,80%), resultando assim, no desinteresse e na falta de treinamentos e na introdução de Conhecimentos de RCP nas escolas. O déficit dos docentes sobre o conhecimento de SBV é bastante significativo, entretanto, os mesmos consideram importante a abordagem dentro da escola. Contudo, demonstra que a introdução é falha, ressaltando assim, a implantação de projetos e ações de educação continuada para abordagem dos conhecimentos de RCP nas escolas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41905 10.34119/bjhrv4n6-436 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41905 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n6-436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41905/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 29030-29047 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 29030-29047 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240070777864192 |