A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão, Gabriela Sabadini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coelho, Gabriella de Sousa, Pietro, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58707
Resumo: Introdução: O câncer é uma doença crônica multicausal, caracterizada por células anormais que se dividem incontrolavelmente e causam disfunções no tecido corporal. Com o diagnóstico comprovado, ao iniciar o tratamento, o mesmo gera um grande impacto aos pacientes, interferindo em questões nutricionais. Dessa forma, pesquisas buscam compreender possíveis relações benéficas entre nutrientes e o câncer, tal qual a Vitamina D e o Câncer de Mama, por esta vitamina ser um regulador transcricional de vários genes envolvidos no ciclo celular, apoptose e angiogênese. Objetivos: revisar de forma sistemática artigos científicos no período de 2010 a 2021, verificando se existe relação benéfica no uso de Vitamina D em mulheres adultas com Câncer de Mama e, qual dosagem seria a ideal. Métodos: os artigos encontrados foram tabelados, ambos embasados no gênero feminino, com idade superior a 18 anos, e com análises variando de 1 mês à 9 anos. Resultados: os levantamentos mostraram que concentrações de Vitamina D nas dosagens de 30 a 90 ng/ml foram consideradas suficientes, podendo fornecer benefícios para pessoas com Câncer de Mama, fundamentando assim, as condutas nutricionais em relação a esse nutriente. Conclusão: apesar de vários estudos mostrarem efeitos positivos da Vitamina D, melhorando o prognóstico da patologia, trazendo menor mortalidade e proteção ao organismo contra o Câncer, os resultados ainda assim, são considerados inconclusivos, devido a alguns estudos serem controversos e informarem a necessidade de mais pesquisas, perante a dificuldade em medir os níveis plasmáticos dessa vitamina e por não existir um consenso entre os valores ideais.
id BJRH-0_fef6807fdf9db56320a7bf4820d02321
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58707
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?Câncer de Mamavitamina DtratamentoIntrodução: O câncer é uma doença crônica multicausal, caracterizada por células anormais que se dividem incontrolavelmente e causam disfunções no tecido corporal. Com o diagnóstico comprovado, ao iniciar o tratamento, o mesmo gera um grande impacto aos pacientes, interferindo em questões nutricionais. Dessa forma, pesquisas buscam compreender possíveis relações benéficas entre nutrientes e o câncer, tal qual a Vitamina D e o Câncer de Mama, por esta vitamina ser um regulador transcricional de vários genes envolvidos no ciclo celular, apoptose e angiogênese. Objetivos: revisar de forma sistemática artigos científicos no período de 2010 a 2021, verificando se existe relação benéfica no uso de Vitamina D em mulheres adultas com Câncer de Mama e, qual dosagem seria a ideal. Métodos: os artigos encontrados foram tabelados, ambos embasados no gênero feminino, com idade superior a 18 anos, e com análises variando de 1 mês à 9 anos. Resultados: os levantamentos mostraram que concentrações de Vitamina D nas dosagens de 30 a 90 ng/ml foram consideradas suficientes, podendo fornecer benefícios para pessoas com Câncer de Mama, fundamentando assim, as condutas nutricionais em relação a esse nutriente. Conclusão: apesar de vários estudos mostrarem efeitos positivos da Vitamina D, melhorando o prognóstico da patologia, trazendo menor mortalidade e proteção ao organismo contra o Câncer, os resultados ainda assim, são considerados inconclusivos, devido a alguns estudos serem controversos e informarem a necessidade de mais pesquisas, perante a dificuldade em medir os níveis plasmáticos dessa vitamina e por não existir um consenso entre os valores ideais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5870710.34119/bjhrv6n2-208Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7058-7070Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7058-7070Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7058-70702595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58707/42700Ferrão, Gabriela SabadiniCoelho, Gabriella de SousaPietro, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-10T19:38:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58707Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-10T19:38:51Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
title A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
spellingShingle A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
Ferrão, Gabriela Sabadini
Câncer de Mama
vitamina D
tratamento
title_short A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
title_full A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
title_fullStr A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
title_full_unstemmed A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
title_sort A vitamina D interfere no tratamento nutricional de mulheres adultas com Câncer de Mama?
author Ferrão, Gabriela Sabadini
author_facet Ferrão, Gabriela Sabadini
Coelho, Gabriella de Sousa
Pietro, Luciana
author_role author
author2 Coelho, Gabriella de Sousa
Pietro, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrão, Gabriela Sabadini
Coelho, Gabriella de Sousa
Pietro, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer de Mama
vitamina D
tratamento
topic Câncer de Mama
vitamina D
tratamento
description Introdução: O câncer é uma doença crônica multicausal, caracterizada por células anormais que se dividem incontrolavelmente e causam disfunções no tecido corporal. Com o diagnóstico comprovado, ao iniciar o tratamento, o mesmo gera um grande impacto aos pacientes, interferindo em questões nutricionais. Dessa forma, pesquisas buscam compreender possíveis relações benéficas entre nutrientes e o câncer, tal qual a Vitamina D e o Câncer de Mama, por esta vitamina ser um regulador transcricional de vários genes envolvidos no ciclo celular, apoptose e angiogênese. Objetivos: revisar de forma sistemática artigos científicos no período de 2010 a 2021, verificando se existe relação benéfica no uso de Vitamina D em mulheres adultas com Câncer de Mama e, qual dosagem seria a ideal. Métodos: os artigos encontrados foram tabelados, ambos embasados no gênero feminino, com idade superior a 18 anos, e com análises variando de 1 mês à 9 anos. Resultados: os levantamentos mostraram que concentrações de Vitamina D nas dosagens de 30 a 90 ng/ml foram consideradas suficientes, podendo fornecer benefícios para pessoas com Câncer de Mama, fundamentando assim, as condutas nutricionais em relação a esse nutriente. Conclusão: apesar de vários estudos mostrarem efeitos positivos da Vitamina D, melhorando o prognóstico da patologia, trazendo menor mortalidade e proteção ao organismo contra o Câncer, os resultados ainda assim, são considerados inconclusivos, devido a alguns estudos serem controversos e informarem a necessidade de mais pesquisas, perante a dificuldade em medir os níveis plasmáticos dessa vitamina e por não existir um consenso entre os valores ideais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58707
10.34119/bjhrv6n2-208
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58707
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58707/42700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7058-7070
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7058-7070
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7058-7070
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240028410150912