O segmento de shopping centers no Brasil e o BNDES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Mario Luiz Freitas
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Rosa, Sérgio Eduardo Silveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Texto Completo: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2691
Resumo: O segmento de shopping centers experimentou nas últimas décadas um crescimento acelerado, que pode ser detectado não apenas pela ampliação do número de empreendimentos, como também pela expansão dos já existentes. Tal crescimento elevou continuamente a participação dos shoppings nas vendas do varejo, representando um avanço sobre o comércio de rua tradicional. A crise por que passa o comércio em geral vem afetando a atividade de shopping centers, cujos reflexos mais aparentes são a estagnação das vendas e a redução no poder de barganha dos empreendedores junto aos lojistas, reduzindo suas fontes de receita. A participação direta do BNDES no segmento de shoppings iniciou-se em 1995. Nos primeiros anos, as operações apresentavam condições diferenciadas dos demais setores. O Banco cobrava maior remuneração e oferecia menores prazos em relação às suas operações tradicionais, em razão da alta lucratividade e do rápido retorno dos empreendimentos. No final de 2002, o BNDES possuía em sua carteira 21 operações diretas com shopping centers, correspondendo a 0,6% de sua carteira de empréstimos.
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