Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocchi, Luna Abrano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304
Resumo: Assuming that environment is not neutral – it always educates – the article problematizes the changes that happened at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo during the first decades of the twentieth century, when school science facilities (cabinets, laboratories, and museums) were built. The analysis considers the educational and religious principles that guided the institution, as well as the governmental guidelines related to obtaining the equivalence. The study indicates that the school rearranged its space over the years according to a proposal that valued practical and experimental teaching: the classrooms were created and organized using furniture, equipment and supplies designed for Science education, which enabled other types of circulation, interaction, and teaching.
id CAMP-1_15d7388c3eb6b90c77d45d326bcff709
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/12304
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensinoensino de ciênciasarquitetura escolarprocesso de equiparaçãoAssuming that environment is not neutral – it always educates – the article problematizes the changes that happened at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo during the first decades of the twentieth century, when school science facilities (cabinets, laboratories, and museums) were built. The analysis considers the educational and religious principles that guided the institution, as well as the governmental guidelines related to obtaining the equivalence. The study indicates that the school rearranged its space over the years according to a proposal that valued practical and experimental teaching: the classrooms were created and organized using furniture, equipment and supplies designed for Science education, which enabled other types of circulation, interaction, and teaching.Considerando que el espacio no es neutral, siempre educa, el artículo problematiza los cambios sucedidos en el Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo durante las primeras décadas del siglo XX, en un momento en el que se constituyeron oficinas, laboratorios y museos vinculados a la enseñanza de las ciencias. El análisis considera los principios educativos y religiosos que regían la institución, bien como las prescripciones gubernamentales concernientes a la obtención del título de equiparación. El estudio señala que el colegio reordenó el espacio escolar conforme una propuesta que valoraba la enseñanza práctica y experimental – aulas fueron organizadas con muebles y artefactos propios para las asignaturas científicas, posibilitando otras formas de circulación, interacción y enseñanza.Tendo como pressuposto que o espaço não é neutro, sempre educa, o artigo problematiza as mudanças ocorridas no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX, num momento em que gabinetes, laboratório e museu vinculados ao ensino de ciências foram constituídos. A análise considera os princípios educacionais e religiosos que orientavam a instituição, assim como as prescrições governamentais relacionadas à obtenção do título de equiparação. O estudo indica que o colégio reordenou o espaço escolar de acordo com uma proposta que valorizava o ensino prático e experimental – salas foram criadas e organizadas com mobiliários e artefatos próprios para as disciplinas científicas, possibilitando outras formas de circulação, interação e ensino.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/1230410.20888/ridphe_r.v6i00.12304Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 6 (2020): Publicação Contínua ; e0200042447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304/8927Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBocchi, Luna Abrano2020-12-31T18:07:17Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/12304Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-12-31T18:07:17Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
title Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
spellingShingle Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
Bocchi, Luna Abrano
ensino de ciências
arquitetura escolar
processo de equiparação
title_short Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
title_full Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
title_fullStr Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
title_full_unstemmed Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
title_sort Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
author Bocchi, Luna Abrano
author_facet Bocchi, Luna Abrano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocchi, Luna Abrano
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de ciências
arquitetura escolar
processo de equiparação
topic ensino de ciências
arquitetura escolar
processo de equiparação
description Assuming that environment is not neutral – it always educates – the article problematizes the changes that happened at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo during the first decades of the twentieth century, when school science facilities (cabinets, laboratories, and museums) were built. The analysis considers the educational and religious principles that guided the institution, as well as the governmental guidelines related to obtaining the equivalence. The study indicates that the school rearranged its space over the years according to a proposal that valued practical and experimental teaching: the classrooms were created and organized using furniture, equipment and supplies designed for Science education, which enabled other types of circulation, interaction, and teaching.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304
10.20888/ridphe_r.v6i00.12304
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v6i00.12304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304/8927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280190858133504