Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304 |
Resumo: | Assuming that environment is not neutral – it always educates – the article problematizes the changes that happened at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo during the first decades of the twentieth century, when school science facilities (cabinets, laboratories, and museums) were built. The analysis considers the educational and religious principles that guided the institution, as well as the governmental guidelines related to obtaining the equivalence. The study indicates that the school rearranged its space over the years according to a proposal that valued practical and experimental teaching: the classrooms were created and organized using furniture, equipment and supplies designed for Science education, which enabled other types of circulation, interaction, and teaching. |
id |
CAMP-1_15d7388c3eb6b90c77d45d326bcff709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/12304 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensinoensino de ciênciasarquitetura escolarprocesso de equiparaçãoAssuming that environment is not neutral – it always educates – the article problematizes the changes that happened at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo during the first decades of the twentieth century, when school science facilities (cabinets, laboratories, and museums) were built. The analysis considers the educational and religious principles that guided the institution, as well as the governmental guidelines related to obtaining the equivalence. The study indicates that the school rearranged its space over the years according to a proposal that valued practical and experimental teaching: the classrooms were created and organized using furniture, equipment and supplies designed for Science education, which enabled other types of circulation, interaction, and teaching.Considerando que el espacio no es neutral, siempre educa, el artículo problematiza los cambios sucedidos en el Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo durante las primeras décadas del siglo XX, en un momento en el que se constituyeron oficinas, laboratorios y museos vinculados a la enseñanza de las ciencias. El análisis considera los principios educativos y religiosos que regían la institución, bien como las prescripciones gubernamentales concernientes a la obtención del título de equiparación. El estudio señala que el colegio reordenó el espacio escolar conforme una propuesta que valoraba la enseñanza práctica y experimental – aulas fueron organizadas con muebles y artefactos propios para las asignaturas científicas, posibilitando otras formas de circulación, interacción y enseñanza.Tendo como pressuposto que o espaço não é neutro, sempre educa, o artigo problematiza as mudanças ocorridas no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo durante as primeiras décadas do século XX, num momento em que gabinetes, laboratório e museu vinculados ao ensino de ciências foram constituídos. A análise considera os princípios educacionais e religiosos que orientavam a instituição, assim como as prescrições governamentais relacionadas à obtenção do título de equiparação. O estudo indica que o colégio reordenou o espaço escolar de acordo com uma proposta que valorizava o ensino prático e experimental – salas foram criadas e organizadas com mobiliários e artefatos próprios para as disciplinas científicas, possibilitando outras formas de circulação, interação e ensino.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/1230410.20888/ridphe_r.v6i00.12304Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 6 (2020): Publicação Contínua ; e0200042447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304/8927Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBocchi, Luna Abrano2020-12-31T18:07:17Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/12304Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-12-31T18:07:17Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino |
title |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino |
spellingShingle |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino Bocchi, Luna Abrano ensino de ciências arquitetura escolar processo de equiparação |
title_short |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino |
title_full |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino |
title_fullStr |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino |
title_full_unstemmed |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino |
title_sort |
Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino |
author |
Bocchi, Luna Abrano |
author_facet |
Bocchi, Luna Abrano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocchi, Luna Abrano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de ciências arquitetura escolar processo de equiparação |
topic |
ensino de ciências arquitetura escolar processo de equiparação |
description |
Assuming that environment is not neutral – it always educates – the article problematizes the changes that happened at Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo during the first decades of the twentieth century, when school science facilities (cabinets, laboratories, and museums) were built. The analysis considers the educational and religious principles that guided the institution, as well as the governmental guidelines related to obtaining the equivalence. The study indicates that the school rearranged its space over the years according to a proposal that valued practical and experimental teaching: the classrooms were created and organized using furniture, equipment and supplies designed for Science education, which enabled other types of circulation, interaction, and teaching. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304 10.20888/ridphe_r.v6i00.12304 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v6i00.12304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304/8927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020004 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1809280190858133504 |