Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Sobrinho, Gilberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12618
Resumo: De 2013 a 2016, foram desenvolvidos três projetos de documentário sob minha direção, na região metropolitana de Campinas-SP, que resultaram na “Trilogia Afro-Campineira”. São três curtas-metragens focados em protagonistas de processos culturais, religiosos e artísticos, todos defensores de manifestações de matrizes africanas e seus potentes hibridismos. Os filmes são Diário de Exus (2015), A Dança da Amizade, Histórias de Urucungos, Puítas e Quijengues (2016) e A Mulher da Casa do Arco-Íris (2017/2018). Todos os filmes tiveram fontes de financiamento como FAEPEX/UNICAMP, FICC e Prêmio Estimulo ao Curta-metragem do Estado de São Paulo e contaram com uma rede de parceiros, da universidade (UNICAMP) e das comunidades e pontos de cultura envolvidos. Desenvolvem-se, nos filmes, o que nomeio como as “estéticas das resistências”, priorizando narrativas afro-diaspóricas, num processo de criação em que confluem estética e política. Esteticamente, trata-se de destacar a convergência e a disputa dos modos observativos, participativos, poéticos e performáticos de realização documentárias, voltados para sujeitos portadores de códigos culturais afrocentrados. Politicamente, realçam-se o papel da cultura e da religião na afirmação e construção identitária do negro, no Brasil. Esse texto documenta o processo de realização do primeiro curta-metragem, Diário de Exus.
id CAMP-1_4eac2c96bb2f0d1b5e0bf740e8112b77
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/12618
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus Estéticas das resistênciasdocumentárioDiário de Exuscinema brasileiroAesthetics of resistancedocumentaryDiary of ExusBrazilian filmDe 2013 a 2016, foram desenvolvidos três projetos de documentário sob minha direção, na região metropolitana de Campinas-SP, que resultaram na “Trilogia Afro-Campineira”. São três curtas-metragens focados em protagonistas de processos culturais, religiosos e artísticos, todos defensores de manifestações de matrizes africanas e seus potentes hibridismos. Os filmes são Diário de Exus (2015), A Dança da Amizade, Histórias de Urucungos, Puítas e Quijengues (2016) e A Mulher da Casa do Arco-Íris (2017/2018). Todos os filmes tiveram fontes de financiamento como FAEPEX/UNICAMP, FICC e Prêmio Estimulo ao Curta-metragem do Estado de São Paulo e contaram com uma rede de parceiros, da universidade (UNICAMP) e das comunidades e pontos de cultura envolvidos. Desenvolvem-se, nos filmes, o que nomeio como as “estéticas das resistências”, priorizando narrativas afro-diaspóricas, num processo de criação em que confluem estética e política. Esteticamente, trata-se de destacar a convergência e a disputa dos modos observativos, participativos, poéticos e performáticos de realização documentárias, voltados para sujeitos portadores de códigos culturais afrocentrados. Politicamente, realçam-se o papel da cultura e da religião na afirmação e construção identitária do negro, no Brasil. Esse texto documenta o processo de realização do primeiro curta-metragem, Diário de Exus. Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/1261810.20888/ridphe_r.v5i0.12618Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019041RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019041RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190412447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12618/8008Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre Sobrinho, Gilberto 2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/12618Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
title Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
spellingShingle Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
Alexandre Sobrinho, Gilberto
Estéticas das resistências
documentário
Diário de Exus
cinema brasileiro
Aesthetics of resistance
documentary
Diary of Exus
Brazilian film
title_short Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
title_full Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
title_fullStr Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
title_full_unstemmed Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
title_sort Estéticas das resistências e o documentário: Diário de Exus
author Alexandre Sobrinho, Gilberto
author_facet Alexandre Sobrinho, Gilberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Sobrinho, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Estéticas das resistências
documentário
Diário de Exus
cinema brasileiro
Aesthetics of resistance
documentary
Diary of Exus
Brazilian film
topic Estéticas das resistências
documentário
Diário de Exus
cinema brasileiro
Aesthetics of resistance
documentary
Diary of Exus
Brazilian film
description De 2013 a 2016, foram desenvolvidos três projetos de documentário sob minha direção, na região metropolitana de Campinas-SP, que resultaram na “Trilogia Afro-Campineira”. São três curtas-metragens focados em protagonistas de processos culturais, religiosos e artísticos, todos defensores de manifestações de matrizes africanas e seus potentes hibridismos. Os filmes são Diário de Exus (2015), A Dança da Amizade, Histórias de Urucungos, Puítas e Quijengues (2016) e A Mulher da Casa do Arco-Íris (2017/2018). Todos os filmes tiveram fontes de financiamento como FAEPEX/UNICAMP, FICC e Prêmio Estimulo ao Curta-metragem do Estado de São Paulo e contaram com uma rede de parceiros, da universidade (UNICAMP) e das comunidades e pontos de cultura envolvidos. Desenvolvem-se, nos filmes, o que nomeio como as “estéticas das resistências”, priorizando narrativas afro-diaspóricas, num processo de criação em que confluem estética e política. Esteticamente, trata-se de destacar a convergência e a disputa dos modos observativos, participativos, poéticos e performáticos de realização documentárias, voltados para sujeitos portadores de códigos culturais afrocentrados. Politicamente, realçam-se o papel da cultura e da religião na afirmação e construção identitária do negro, no Brasil. Esse texto documenta o processo de realização do primeiro curta-metragem, Diário de Exus.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12618
10.20888/ridphe_r.v5i0.12618
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12618
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.12618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12618/8008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019041
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019041
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019041
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280190865473536