Um ábaco para ensinar frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kulesza, Wojciech
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9920
Resumo: Este artigo objetiva descrever como a voga do ensino intuitivo no último quartel do século XIX, por intermédio do incentivo à utilização de materiais concretos, influenciou o modo de se ensinar a aritmética elementar no Brasil. Focalizando a apropriação feita por Abílio César Borges (1824-1891), o Barão de Macaúbas, de materiais didáticos produzidos na Europa para uso em suas escolas, o trabalho se baseia fundamentalmente em sua conferência acerca do aritmômetro fracionário de sua invenção durante a Exposição Pedagógica do Rio de Janeiro em 1883.
id CAMP-1_5440e5fa783e62b915fc538f2aeefce7
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9920
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling Um ábaco para ensinar fraçõesábacos, ensino de frações, materiais didáticosEste artigo objetiva descrever como a voga do ensino intuitivo no último quartel do século XIX, por intermédio do incentivo à utilização de materiais concretos, influenciou o modo de se ensinar a aritmética elementar no Brasil. Focalizando a apropriação feita por Abílio César Borges (1824-1891), o Barão de Macaúbas, de materiais didáticos produzidos na Europa para uso em suas escolas, o trabalho se baseia fundamentalmente em sua conferência acerca do aritmômetro fracionário de sua invenção durante a Exposição Pedagógica do Rio de Janeiro em 1883.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/992010.20888/ridphe_r.v5i0.9920Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019034RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019034RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190342447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9920/8000Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKulesza, Wojciech 2021-12-28T01:00:30Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9920Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2021-12-28T01:00:30Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ábaco para ensinar frações
title Um ábaco para ensinar frações
spellingShingle Um ábaco para ensinar frações
Kulesza, Wojciech
ábacos, ensino de frações, materiais didáticos
title_short Um ábaco para ensinar frações
title_full Um ábaco para ensinar frações
title_fullStr Um ábaco para ensinar frações
title_full_unstemmed Um ábaco para ensinar frações
title_sort Um ábaco para ensinar frações
author Kulesza, Wojciech
author_facet Kulesza, Wojciech
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kulesza, Wojciech
dc.subject.por.fl_str_mv ábacos, ensino de frações, materiais didáticos
topic ábacos, ensino de frações, materiais didáticos
description Este artigo objetiva descrever como a voga do ensino intuitivo no último quartel do século XIX, por intermédio do incentivo à utilização de materiais concretos, influenciou o modo de se ensinar a aritmética elementar no Brasil. Focalizando a apropriação feita por Abílio César Borges (1824-1891), o Barão de Macaúbas, de materiais didáticos produzidos na Europa para uso em suas escolas, o trabalho se baseia fundamentalmente em sua conferência acerca do aritmômetro fracionário de sua invenção durante a Exposição Pedagógica do Rio de Janeiro em 1883.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9920
10.20888/ridphe_r.v5i0.9920
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9920
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.9920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9920/8000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019034
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019034
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019034
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280190845550592