Tecnologia em educação matemática: do ábaco ao smartphone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Carla Andreia Coelho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30832
Resumo: O presente trabalho propõe-se a apresentar algumas tecnologias, usadas no ensino da matemática em Portugal e no mundo, ao longo do tempo, numa perspetiva histórica, evolutiva e valorativa para o processo ensino/aprendizagem da disciplina no 3.º ciclo do ensino básico ou ensino secundário. A primeira tecnologia remete-nos ao passado, ao século V a.C e é considerada o primeiro instrumento de cálculo ao serviço da sociedade e da educação: o ábaco. A última tecnologia remete-nos ao presente, ao século XXI, e refere se ao uso do smartphone (que incorpora em si um ábaco e um computador) enquanto tecnologia educacional. Entre o desenvolvimento da primeira e última tecnologias, e/ou paralelamente a elas, outras se desenvolveram e foram amplamente usadas no ensino. Deste modo, para além da tecnologia do passado e a do presente, este trabalho descreve ainda algumas dessas tecnologias que “ficaram no meio” enquanto que, ao mesmo tempo, as tenta trazer de novo como ferramentas para o ensino da matemática.
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