Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosimeire
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva, Cruz, Érica Nadir de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904
Resumo: Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período.
id CAMP-1_78d871a377a23e61fedefb1aa313b4fb
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9904
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas.Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/990410.20888/ridphe_r.v5i0.9904Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190322447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904/7999Artigo para DossiêCopyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, RosimeireDuarte, Aparecida Rodrigues SilvaCruz, Érica Nadir de Andrade2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9904Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
title Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
spellingShingle Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
Borges, Rosimeire
Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas.
title_short Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
title_full Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
title_fullStr Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
title_full_unstemmed Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
title_sort Orientações para o uso didático de materiais na escola primária: um estudo em revistas pedagógicas (1891 – 1916)
author Borges, Rosimeire
author_facet Borges, Rosimeire
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Cruz, Érica Nadir de Andrade
author_role author
author2 Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Cruz, Érica Nadir de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosimeire
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Cruz, Érica Nadir de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas.
topic Escola primária. Método intuitivo. Revistas pedagógicas.
description Este estudo histórico analisou artigos de revistas pedagógicas, publicadas em diferentes estados brasileiros, no período 1891 a 1916. Nestas fontes, buscou-se conhecer recomendações e orientações para o uso didático de materiais nas aulas de aritmética da escola primária. É possível afirmar que os autores destes artigos sugeriram para os professores leitores que utilizassem diversificados materiais em suas aulas de aritmética apresentando modelos de atividades que envolvessem os alunos na observação, comparação e manipulação desses materiais, na resolução de exercícios e problemas, de forma a auxiliá-los na compreensão dos conceitos aritméticos estudados. Em suma, esses artigos disseminaram fundamentos do método intuitivo para as escolas primárias brasileiras naquele período.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904
10.20888/ridphe_r.v5i0.9904
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.9904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9904/7999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Artigo para Dossiê
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019032
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1798675505043472384