Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9857 |
Resumo: | O presente texto discute sobre a circulação de ideias e artefatos pedagógicos entre diferentes países num processo de transferência cultural. Esta análise histórica utiliza a pesquisa documental com vistas à discutir sobre um material didático destinado ao ensino da aritmética - denominado contador- descrito no livro Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, em 1919. Concluímos que este autor valeu-se de um livro didático para dialogar e justificar a importância de tal ferramenta no ensino do sistema decimal. Além disso, a formação de Büchler em escola normal germânica oportunizou conhecimentos de diversos materiais didáticos e permitiu uma apropriação deste conforme divulgado no livro didático Arithmetica Elementar. |
id |
CAMP-1_80ca57472c687edf6c368cbdc74d110d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9857 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XXContador. Aritmética. Transferências culturaisHistória de arithmometrosO presente texto discute sobre a circulação de ideias e artefatos pedagógicos entre diferentes países num processo de transferência cultural. Esta análise histórica utiliza a pesquisa documental com vistas à discutir sobre um material didático destinado ao ensino da aritmética - denominado contador- descrito no livro Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, em 1919. Concluímos que este autor valeu-se de um livro didático para dialogar e justificar a importância de tal ferramenta no ensino do sistema decimal. Além disso, a formação de Büchler em escola normal germânica oportunizou conhecimentos de diversos materiais didáticos e permitiu uma apropriação deste conforme divulgado no livro didático Arithmetica Elementar. Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/985710.20888/ridphe_r.v5i0.9857Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019020RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019020RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190202447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9857/7590onixCopyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Circe Mary Silva da2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9857Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX |
title |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX |
spellingShingle |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX Silva, Circe Mary Silva da Contador. Aritmética. Transferências culturais História de arithmometros |
title_short |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX |
title_full |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX |
title_fullStr |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX |
title_full_unstemmed |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX |
title_sort |
Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX |
author |
Silva, Circe Mary Silva da |
author_facet |
Silva, Circe Mary Silva da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Circe Mary Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contador. Aritmética. Transferências culturais História de arithmometros |
topic |
Contador. Aritmética. Transferências culturais História de arithmometros |
description |
O presente texto discute sobre a circulação de ideias e artefatos pedagógicos entre diferentes países num processo de transferência cultural. Esta análise histórica utiliza a pesquisa documental com vistas à discutir sobre um material didático destinado ao ensino da aritmética - denominado contador- descrito no livro Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, em 1919. Concluímos que este autor valeu-se de um livro didático para dialogar e justificar a importância de tal ferramenta no ensino do sistema decimal. Além disso, a formação de Büchler em escola normal germânica oportunizou conhecimentos de diversos materiais didáticos e permitiu uma apropriação deste conforme divulgado no livro didático Arithmetica Elementar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9857 10.20888/ridphe_r.v5i0.9857 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9857 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v5i0.9857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9857/7590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
onix |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019020 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1809280190835064832 |