Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori. |
id |
UFPA-6_68179fec76d552e1e747a09a23d5ebab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/131 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática História da Educação MatemáticaTransferências culturaisMétodo MontessoriEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 195-2112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131/130Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva da Silva , Circe MaryBarbosa Soares, Waléria de Jesus2022-11-17T22:41:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/131Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática |
title |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática |
spellingShingle |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática Silva da Silva , Circe Mary História da Educação Matemática Transferências culturais Método Montessori |
title_short |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática |
title_full |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática |
title_fullStr |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática |
title_sort |
Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática |
author |
Silva da Silva , Circe Mary |
author_facet |
Silva da Silva , Circe Mary Barbosa Soares, Waléria de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Soares, Waléria de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva da Silva , Circe Mary Barbosa Soares, Waléria de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Transferências culturais Método Montessori |
topic |
História da Educação Matemática Transferências culturais Método Montessori |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131/130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 195-211 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003128045568 |