Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva da Silva , Circe Mary
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa Soares, Waléria de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori.
id UFPA-6_68179fec76d552e1e747a09a23d5ebab
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/131
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática História da Educação MatemáticaTransferências culturaisMétodo MontessoriEste trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 195-2112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131/130Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva da Silva , Circe MaryBarbosa Soares, Waléria de Jesus2022-11-17T22:41:32Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/131Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:32Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
title Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
spellingShingle Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
Silva da Silva , Circe Mary
História da Educação Matemática
Transferências culturais
Método Montessori
title_short Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
title_full Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
title_fullStr Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
title_full_unstemmed Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
title_sort Ideias Pedagógicas de Montessori no Brasil: Contributos à Educação Matemática
author Silva da Silva , Circe Mary
author_facet Silva da Silva , Circe Mary
Barbosa Soares, Waléria de Jesus
author_role author
author2 Barbosa Soares, Waléria de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva da Silva , Circe Mary
Barbosa Soares, Waléria de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Transferências culturais
Método Montessori
topic História da Educação Matemática
Transferências culturais
Método Montessori
description Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil, ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores, exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos propostos por Montessori.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p195-211.id250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/131/130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 195-211
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003128045568