Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bernardo Jefferson de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prochnow dos Anjos, Juliana, Lansky, Sônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672
Resumo: A experiência da exposição Sentidos do Nascer ressalta a importância da escuta-acolhimento como uma das dimensões essenciais da mediação museal. Essa exposição tem o objetivo de contribuir para a mudança da percepção da sociedade sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal. Neste artigo descrevemos a interação com o público, relacionando a função de mediador(a) às características do trabalho das doulas. Assim, criamos o termo mediadoula para representar essa atividade e argumentamos sobre sua relevância. Para contextualizar essa experiência, descrevemos a exposição Sentidos do Nascer, seus propósitos e abordagem.
id CAMP-1_f199cfbd10c3356b64189f9f3b3464e8
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9672
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do NascerMediadores. Doula. Exposição sobre parto.A experiência da exposição Sentidos do Nascer ressalta a importância da escuta-acolhimento como uma das dimensões essenciais da mediação museal. Essa exposição tem o objetivo de contribuir para a mudança da percepção da sociedade sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal. Neste artigo descrevemos a interação com o público, relacionando a função de mediador(a) às características do trabalho das doulas. Assim, criamos o termo mediadoula para representar essa atividade e argumentamos sobre sua relevância. Para contextualizar essa experiência, descrevemos a exposição Sentidos do Nascer, seus propósitos e abordagem.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/967210.20888/ridphe_r.v4i2.9672Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 325-342RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 325-342RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 325-3422447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672/5153Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bernardo Jefferson deProchnow dos Anjos, Juliana Lansky, Sônia2019-05-03T17:09:08Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9672Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2019-05-03T17:09:08Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
title Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
spellingShingle Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
Oliveira, Bernardo Jefferson de
Mediadores. Doula. Exposição sobre parto.
title_short Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
title_full Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
title_fullStr Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
title_full_unstemmed Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
title_sort Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
author Oliveira, Bernardo Jefferson de
author_facet Oliveira, Bernardo Jefferson de
Prochnow dos Anjos, Juliana
Lansky, Sônia
author_role author
author2 Prochnow dos Anjos, Juliana
Lansky, Sônia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bernardo Jefferson de
Prochnow dos Anjos, Juliana
Lansky, Sônia
dc.subject.por.fl_str_mv Mediadores. Doula. Exposição sobre parto.
topic Mediadores. Doula. Exposição sobre parto.
description A experiência da exposição Sentidos do Nascer ressalta a importância da escuta-acolhimento como uma das dimensões essenciais da mediação museal. Essa exposição tem o objetivo de contribuir para a mudança da percepção da sociedade sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal. Neste artigo descrevemos a interação com o público, relacionando a função de mediador(a) às características do trabalho das doulas. Assim, criamos o termo mediadoula para representar essa atividade e argumentamos sobre sua relevância. Para contextualizar essa experiência, descrevemos a exposição Sentidos do Nascer, seus propósitos e abordagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672
10.20888/ridphe_r.v4i2.9672
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v4i2.9672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672/5153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 325-342
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 325-342
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 325-342
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1798675504966926336