Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672 |
Resumo: | A experiência da exposição Sentidos do Nascer ressalta a importância da escuta-acolhimento como uma das dimensões essenciais da mediação museal. Essa exposição tem o objetivo de contribuir para a mudança da percepção da sociedade sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal. Neste artigo descrevemos a interação com o público, relacionando a função de mediador(a) às características do trabalho das doulas. Assim, criamos o termo mediadoula para representar essa atividade e argumentamos sobre sua relevância. Para contextualizar essa experiência, descrevemos a exposição Sentidos do Nascer, seus propósitos e abordagem. |
id |
CAMP-1_f199cfbd10c3356b64189f9f3b3464e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9672 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do NascerMediadores. Doula. Exposição sobre parto.A experiência da exposição Sentidos do Nascer ressalta a importância da escuta-acolhimento como uma das dimensões essenciais da mediação museal. Essa exposição tem o objetivo de contribuir para a mudança da percepção da sociedade sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal. Neste artigo descrevemos a interação com o público, relacionando a função de mediador(a) às características do trabalho das doulas. Assim, criamos o termo mediadoula para representar essa atividade e argumentamos sobre sua relevância. Para contextualizar essa experiência, descrevemos a exposição Sentidos do Nascer, seus propósitos e abordagem.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/967210.20888/ridphe_r.v4i2.9672Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 325-342RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 325-342RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 325-3422447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672/5153Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bernardo Jefferson deProchnow dos Anjos, Juliana Lansky, Sônia2019-05-03T17:09:08Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9672Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2019-05-03T17:09:08Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer |
title |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer |
spellingShingle |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer Oliveira, Bernardo Jefferson de Mediadores. Doula. Exposição sobre parto. |
title_short |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer |
title_full |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer |
title_fullStr |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer |
title_full_unstemmed |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer |
title_sort |
Mediadoula: atenção ao(à) visitante da exposição Sentidos do Nascer |
author |
Oliveira, Bernardo Jefferson de |
author_facet |
Oliveira, Bernardo Jefferson de Prochnow dos Anjos, Juliana Lansky, Sônia |
author_role |
author |
author2 |
Prochnow dos Anjos, Juliana Lansky, Sônia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bernardo Jefferson de Prochnow dos Anjos, Juliana Lansky, Sônia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediadores. Doula. Exposição sobre parto. |
topic |
Mediadores. Doula. Exposição sobre parto. |
description |
A experiência da exposição Sentidos do Nascer ressalta a importância da escuta-acolhimento como uma das dimensões essenciais da mediação museal. Essa exposição tem o objetivo de contribuir para a mudança da percepção da sociedade sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal. Neste artigo descrevemos a interação com o público, relacionando a função de mediador(a) às características do trabalho das doulas. Assim, criamos o termo mediadoula para representar essa atividade e argumentamos sobre sua relevância. Para contextualizar essa experiência, descrevemos a exposição Sentidos do Nascer, seus propósitos e abordagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672 10.20888/ridphe_r.v4i2.9672 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v4i2.9672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9672/5153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 325-342 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 325-342 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 325-342 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1809280190781587456 |