PARTO COM DOULA:
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/21680 |
Resumo: | Considerando a crescente contratação de doulas, por mulheres que buscam uma experiência de parto humanizada e protegida da violência obstétrica, buscamos compreender os sentidos afetivo-emocionais atribuídos por mulheres à experiência do parto com doula. Nesta investigação qualitativa, selecionamos no site YouTube dez vídeos em que mães relatam sua experiência pessoal de parto assistido por doula. A análise psicanalítica do material narrativo resultou em três campos de sentido afetivo-emocional: “Parto (des)humanizado”, que revela o temor da violência obstétrica e o imaginário de que humanização significa ausência de intervenções; “Empoderadas, mas acompanhadas”, que comunica o valor do acompanhante para o protagonismo da mulher em trabalho de parto; e, “A bolsa da Mary Poppins”, que alude ao lugar mágico ocupado pela doula no imaginário feminino. Concluímos pela necessidade de superação das resistências dos profissionais de saúde na busca de práticas de cuidado que integrem o cuidado físico, psicológico e social durante o processo de parto. |
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PARTO COM DOULA: CHILDBIRTH WITH DOULA: MATERNAL EXPERIENCES SHARED THROUGH INTERNET VIDEOS (YOUTUBE)PARTO CON DOULAS: EXPERIENCIAS MATERNAS COMPARTIDAS EN VIDEOS DE INTERNET (YOUTUBE)ChildbirthdoulainternetPartodoulainternetPartodoulainternetConsiderando a crescente contratação de doulas, por mulheres que buscam uma experiência de parto humanizada e protegida da violência obstétrica, buscamos compreender os sentidos afetivo-emocionais atribuídos por mulheres à experiência do parto com doula. Nesta investigação qualitativa, selecionamos no site YouTube dez vídeos em que mães relatam sua experiência pessoal de parto assistido por doula. A análise psicanalítica do material narrativo resultou em três campos de sentido afetivo-emocional: “Parto (des)humanizado”, que revela o temor da violência obstétrica e o imaginário de que humanização significa ausência de intervenções; “Empoderadas, mas acompanhadas”, que comunica o valor do acompanhante para o protagonismo da mulher em trabalho de parto; e, “A bolsa da Mary Poppins”, que alude ao lugar mágico ocupado pela doula no imaginário feminino. Concluímos pela necessidade de superação das resistências dos profissionais de saúde na busca de práticas de cuidado que integrem o cuidado físico, psicológico e social durante o processo de parto.Considering the increased hiring of doulas by women seeking a humanized childbirth experience and protected from obstetric violence, we sought to understand the affective-emotional meanings attributed by the parturient to the doula’s figure. We selected from the YouTube site ten videos in which mothers report their personal experience of doula assisted childbirth. The psychoanalytic analysis of the material resulted in three fields of affective-emotional meaning: “(De)Humanized childbirth”, which reveals the fear of obstetric violence and the imagination that humanization means the absence of interventions; “Empowered, but accompanied”, which communicates the value of the companion for the empowerment and protagonism of women in labor; and, “Mary Poppins’ bag”, which alludes to the magical place occupied by the doula in the feminine imagination. We conclude by the need to overcome the resistance from healthcare professionals so that care practices that integrate physical, psychological and social care during the delivery process are implemented.Considerando la creciente contratación de doulas por mujeres buscando un parto humanizado protegido de la violencia obstétrica, buscamos comprender los significados afectivo-emocionales que las mujeres atribuyen al parto de doulas. En esta investigación cualitativa, seleccionamos diez videos de YouTube donde las madres relatan su experiencia personal de parto con doula. El análisis psicoanalítico del material narrativo resultado en tres campos de significado afectivo-emocional: “Parto (in)humanizado”, acerca del miedo de la violencia obstétrica y el imaginario de que humanización significa ausencia de intervenciones; “Empoderada, pero acompañada” comunica el valor del acompañante para el rol de la mujer en el trabajo de parto; y, “La maleta de Mary Poppins” alude al lugar mágico que ocupa la doula en el imaginario femenino. Concluimos la necesidad de superar la resistencia de los profesionales de la salud en la búsqueda de prácticas asistenciales que integren cuidado físico, psicológico y social durante el parto.Editora PUC Minas2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/2168010.5752/P.1678-9563.2021v27n2p304-326Psicologia em Revista; v. 27 n. 2 (2021): Psicologia em Revista; 304-3261678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/21680/19947Bonfatti, Sofia Creato Lisboa, Natália Silveira Granato, Tania Mara Marques info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-11T18:35:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21680Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-07-11T18:35:51Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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