Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Tatyana Marques de Macedo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9293
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o potencial histórico arquivístico do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM) para as pesquisas acadêmicas a partir do seu vasto acervo. Essa instituição secular de ensino, criada em 1837, localizada no Centro do Rio de Janeiro, se constitui em um “lugar de memória”, personagem/objeto, patrimônio da História da Educação Brasileira. O acervo documental deste Núcleo tem valor inestimável para a instituição e alto grau de relevância para a pesquisa, pois dimensiona a importância do Colégio no desenvolvimento da Educação Brasileira.
id CAMP-1_fa1812fea31e2046b81f71b75f0ffc47
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9293
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro IIColégio Pedro II. Núcleo de Documentação e Memória. Arquivo escolar.O presente trabalho tem como objetivo apresentar o potencial histórico arquivístico do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM) para as pesquisas acadêmicas a partir do seu vasto acervo. Essa instituição secular de ensino, criada em 1837, localizada no Centro do Rio de Janeiro, se constitui em um “lugar de memória”, personagem/objeto, patrimônio da História da Educação Brasileira. O acervo documental deste Núcleo tem valor inestimável para a instituição e alto grau de relevância para a pesquisa, pois dimensiona a importância do Colégio no desenvolvimento da Educação Brasileira.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/929310.20888/ridphe_r.v3i2.9293Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 3 No. 2 (2017); 289-302RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 289-302RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 3 n. 2 (2017); 289-3022447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9293/4717Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Tatyana Marques de MacedoOliveira, Claudia Maria Costa Alves de2020-10-04T18:14:08Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9293Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-10-04T18:14:08Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
title Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
spellingShingle Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
Cardoso, Tatyana Marques de Macedo
Colégio Pedro II. Núcleo de Documentação e Memória. Arquivo escolar.
title_short Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
title_full Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
title_fullStr Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
title_full_unstemmed Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
title_sort Potencialidades de um arquivo escolar: o caso do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II
author Cardoso, Tatyana Marques de Macedo
author_facet Cardoso, Tatyana Marques de Macedo
Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Tatyana Marques de Macedo
Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro II. Núcleo de Documentação e Memória. Arquivo escolar.
topic Colégio Pedro II. Núcleo de Documentação e Memória. Arquivo escolar.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar o potencial histórico arquivístico do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM) para as pesquisas acadêmicas a partir do seu vasto acervo. Essa instituição secular de ensino, criada em 1837, localizada no Centro do Rio de Janeiro, se constitui em um “lugar de memória”, personagem/objeto, patrimônio da História da Educação Brasileira. O acervo documental deste Núcleo tem valor inestimável para a instituição e alto grau de relevância para a pesquisa, pois dimensiona a importância do Colégio no desenvolvimento da Educação Brasileira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9293
10.20888/ridphe_r.v3i2.9293
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9293
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v3i2.9293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9293/4717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 3 No. 2 (2017); 289-302
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 289-302
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 3 n. 2 (2017); 289-302
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1798675504581050368