O Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) na formação da memória e identidade do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Luana Pires de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14722
Resumo: O trabalho analisa a formação do NUDOM - Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II - e seu papel na preservação da memória histórica do colégio, instituição de ensino criada no século XIX e que foi, durante muitas décadas, referência para a educação nacional. Destaca ser a memória institucional o reflexo da trajetória de uma instituição e que sua construção expressa as relações que esta mantém com a sociedade e com os sujeitos que dela fazem parte. Desnaturalizar esse processo, permite-nos conhecer a instituição e a identidade que quer propagar frente aos diferentes grupos sociais com os quais se relaciona, no caso de um colégio, mais especificamente, seus alunos, professores e funcionários. Nesse processo, nota-se que diversos tipos de memórias perpetuam-se ou apagam-se. No campo simbólico, significa a produção de ideologias que se manifestam nos discursos das autoridades e nos conteúdos dos documentos institucionais que são organizados e disseminados ao público, por meio de suas coleções e instrumentos de pesquisa (guias catálogos, etc.). Tem como referencial teórico os estudos de Pierre Nora, Maurice Halbawchs, Michael Pollak sobre os conceitos de memória, lugar de memória e identidade, além das análises de Ana Maria Camargo e Silvana Goulart sobre memória e centros de memória. Usa como aporte metodológico, a pesquisa qualitativa do tipo exploratória, pautada em revisão de literatura sobre o NUDOM, sua criação, os instrumentos que orientam sua função e a formação de seu acervo. Conclui ressaltando a importância dos centros de memória na preservação e difusão da memória de uma instituição, possibilitando a consolidação de uma identidade para o grupo, garantindo-lhe coesão e sentimento de pertencimento. Destaca que o acesso a diferentes fontes de informação disponíveis no acervo, tem possibilitado aos pesquisadores re(construir) a memória dessa instituição secular. Por meio da análise de seu acervo, demonstra que a entidade tem cumprido seu papel de reconstituir, em diferentes momentos históricos, as ações e a cultura desta escola, possibilitando àqueles que consultam seus acervos conhecer a memória do Colégio Pedro II e de sua inserção na história da Educação no Brasil
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Desnaturalizar esse processo, permite-nos conhecer a instituição e a identidade que quer propagar frente aos diferentes grupos sociais com os quais se relaciona, no caso de um colégio, mais especificamente, seus alunos, professores e funcionários. Nesse processo, nota-se que diversos tipos de memórias perpetuam-se ou apagam-se. No campo simbólico, significa a produção de ideologias que se manifestam nos discursos das autoridades e nos conteúdos dos documentos institucionais que são organizados e disseminados ao público, por meio de suas coleções e instrumentos de pesquisa (guias catálogos, etc.). Tem como referencial teórico os estudos de Pierre Nora, Maurice Halbawchs, Michael Pollak sobre os conceitos de memória, lugar de memória e identidade, além das análises de Ana Maria Camargo e Silvana Goulart sobre memória e centros de memória. Usa como aporte metodológico, a pesquisa qualitativa do tipo exploratória, pautada em revisão de literatura sobre o NUDOM, sua criação, os instrumentos que orientam sua função e a formação de seu acervo. Conclui ressaltando a importância dos centros de memória na preservação e difusão da memória de uma instituição, possibilitando a consolidação de uma identidade para o grupo, garantindo-lhe coesão e sentimento de pertencimento. Destaca que o acesso a diferentes fontes de informação disponíveis no acervo, tem possibilitado aos pesquisadores re(construir) a memória dessa instituição secular. 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To denature this process allows us to know the institution and the identity that wants to propagate in front of the different social groups with which it relates, in the case of a college, more specifically, its students, teachers and employees. In this process, it is noted that various types of memories perpetuate or fade. In the symbolic field, it means the production of ideologies that are manifested in the authoritarian discourses and in the content of institutional documents that are organized and disseminated to the public through their collections and research tools (catalog guides, etc.). It has as theoretical reference the studies of Pierre Nora, Maurice Halbawchs, Michael Pollak on the concepts of memory, place of memory and identity, besides the analyzes of Ana Maria Camargo and Silvana Goulart on memory and memory centers. It uses as a methodological contribution the qualitative research of the exploratory type based on literature review on NUDOM, its creation, the instruments that guide its function and the formation of its collection. It concludes by highlighting the importance of memory centers in the preservation and diffusion of the memory of an institution, allowing the consolidation of an identity for the group, guaranteeing cohesion and a feeling of belonging. It emphasizes that access to different sources of information available in the collection has enabled researchers to re-construct the memory of this secular institution. Through the analysis of its collection, the organization has fulfilled its role of reconstituting at different historical moments the actions and culture of this school, enabling those who consult their collections to know the memory of the Colégio Pedro II and its insertion in the history of Education in Brazil152 f.Souza, Elisabete Gonçalves deFonseca, Vitor Manoel Marques daAlcântara, Alzira BatalhaSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes deAlvarenga, Márcia Soares deArantes, Luana Pires de2020-08-23T19:16:57Z2020-08-23T19:16:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARANTES, Luana Pires de. O Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) na formação da memória e identidade do Colégio Pedro II. 2019. 152 f. 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