A capoeira Angola diversificando a universidade : semeando ecologia de saberes nas artes da cena
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9247 |
Resumo: | Agradecimentos: às camaradas, professoras Grácia Navarro e Andrea Martini, pelo apoio e leitura do germe deste texto, com importantes sugestões, e pelo incentivo para desenvolvimento do manuscrito e por relembrarem trilhas da Capoeira na Unicamp; aos colegas revisores e ao trabalho detalhado dos editores da Revista Brasileira de Estudos da Presença, por todos os comentários, críticas e sugestões, que muito contribuíram para o amadurecimento do texto até esta versão final. Ao Mestre Jogo de Dentro, meu mestre e aqui como representante dos demais mestres, pela dedicação na preservação e disseminação da arte da Capoeira Angola; aos mestres das outras tantas artes populares do Brasil, pela resistência e perseverança em prol da cultura local e, portanto, de nossa humanidade. Aos alunos, que são, foram e serão o centro do trabalho do(a) professor(a); em especial, a Cassio Freire Breda pelo exemplo de vida (in memoriam). À Capoeira, por propiciar vida e movimento, no Brasil e pelo mundo |
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A capoeira Angola diversificando a universidade : semeando ecologia de saberes nas artes da cenaCapoeira Angola diversifying the university : sowing an ecology of knowledges in the performing artsLa capoeira Angola diversifie l’université : semer l’écologie des savoirs dans les arts du spectacleCapoeiraCapoeira (Dance)Treinamento do atorConhecimento popularActor trainingFolk knowledgeArtigo originalAgradecimentos: às camaradas, professoras Grácia Navarro e Andrea Martini, pelo apoio e leitura do germe deste texto, com importantes sugestões, e pelo incentivo para desenvolvimento do manuscrito e por relembrarem trilhas da Capoeira na Unicamp; aos colegas revisores e ao trabalho detalhado dos editores da Revista Brasileira de Estudos da Presença, por todos os comentários, críticas e sugestões, que muito contribuíram para o amadurecimento do texto até esta versão final. Ao Mestre Jogo de Dentro, meu mestre e aqui como representante dos demais mestres, pela dedicação na preservação e disseminação da arte da Capoeira Angola; aos mestres das outras tantas artes populares do Brasil, pela resistência e perseverança em prol da cultura local e, portanto, de nossa humanidade. Aos alunos, que são, foram e serão o centro do trabalho do(a) professor(a); em especial, a Cassio Freire Breda pelo exemplo de vida (in memoriam). À Capoeira, por propiciar vida e movimento, no Brasil e pelo mundoContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: A partir de depoimentos de alunos, coletados após breve contato de um semestre com esta arte, procura-se reforçar a potencialidade da Capoeira Angola para o treinamento do artista da cena, e também para promover o autoconhecimento do ser humano e sua atuação social. É a ludicidade e a complexidade do jogo marcial da Capoeira Angola que congrega habilidade espaço-corporal, musical e poética, além de sua história de resistência e resiliência da ancestralidade africana, compondo uma ecologia de saberes que contribui à formação em Artes da Cena e também ao acolhimento da cultura popular de matriz africana na universidade brasileiraAbstract: Using testimonies from students after one semester practicing the art of capoeira, we underscore the potentiality of Capoeira Angola for actor training, as well as for promoting the self-knowledge of human beings and their social action. It is the playfulness and complexity of Capoeira Angola’s martial game, congregating space-body skills, music and poetry, in addition to a history of resistance and resilience as African heritage, constructing an Ecology of Knowledges that contributes to performing arts training and also to the embracing of Afro-diasporic popular culture by Brazilian universitiesRésumé: Depuis les témoignages d’un groupe d’étudiants, consultés après le bref contact d’un semestre avec cet art, on a essayé de signaler le potentiel de la Capoeira Angola pour la formation d’artiste du Spectacle, bien comme pour la connaissance de soi d’un être humain en formation et son action sociale. La complexité et ludicité de la Capoeira Angola unissent compétences corporelles, de la musique et de la poésie. En plus, cet art apport en soi une histoire de résistance et resilience lié à l’ascendance africaine. Toutes ces caractéristiques peuvent contribuer à la composition integrale d’une Écologie des Savois qui contribue à la formation aux arts de la scène et aussi à l’accueil de la culture populaire afro-brésilienne à l’universitéAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGallep, Cristiano de Mello, 1974-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9247GALLEP, Cristiano de Mello. A capoeira Angola diversificando a universidade: semeando ecologia de saberes nas artes da cena. Revista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. v. 12, n. 3, n. art. e113063, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9247. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268272https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268272reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T12:44:19Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-22T12:44:19Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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