Educação psicomotora aquática para crianças cegas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storch, Jalusa Andreia, 1982
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-, Harnisch, Gabriela Simone, 1991-, Duarte, Edison, 1955-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652816
Resumo: Este estudo teve como objetivo elaborar e aplicar um Programa de EstimulacAo Psicomotora Aquatica (PEPA) para criancas cegas, mediante a participacAo das mAes. Foram avaliadas duas diades (n=04) composta por duas criancas cegas, de ambos os generos, com tres anos de idade cada, respectivamente acompanhadas das mAes (n=02). As criancas foram submetidas a analise de pre e pos-testagem, mediante aplicacAo de intervencAo do PEPA que transcorreu em piscina termica. Foi utilizado uma AvaliacAo Funcional Motora para coleta dos dados. Os dados foram analisados qualitativamente pela narrativa analitica. O programa foi composto por 26 aulas/diade, aplicado duas vezes por semana, durante 30 minutos/aula. Revelou-se que o PEPA favoreceu desenvolvimento de algumas caracteristicas motoras das criancas cegas, alem das transferencias de experiencias entre mAe e filho(a). O PEPA foi considerado uma opcAo metodologica adequada para estimulacAo psicomotora no meio liquido de criancas cegas
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