Educação psicomotora aquática para crianças cegas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652816 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo elaborar e aplicar um Programa de EstimulacAo Psicomotora Aquatica (PEPA) para criancas cegas, mediante a participacAo das mAes. Foram avaliadas duas diades (n=04) composta por duas criancas cegas, de ambos os generos, com tres anos de idade cada, respectivamente acompanhadas das mAes (n=02). As criancas foram submetidas a analise de pre e pos-testagem, mediante aplicacAo de intervencAo do PEPA que transcorreu em piscina termica. Foi utilizado uma AvaliacAo Funcional Motora para coleta dos dados. Os dados foram analisados qualitativamente pela narrativa analitica. O programa foi composto por 26 aulas/diade, aplicado duas vezes por semana, durante 30 minutos/aula. Revelou-se que o PEPA favoreceu desenvolvimento de algumas caracteristicas motoras das criancas cegas, alem das transferencias de experiencias entre mAe e filho(a). O PEPA foi considerado uma opcAo metodologica adequada para estimulacAo psicomotora no meio liquido de criancas cegas |
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Educação psicomotora aquática para crianças cegasAquatic psychomotor education for blind childrenCapacidade motoraMotor abilityPsicomotricidade aquáticaCrianças cegasArtigo originalEste estudo teve como objetivo elaborar e aplicar um Programa de EstimulacAo Psicomotora Aquatica (PEPA) para criancas cegas, mediante a participacAo das mAes. Foram avaliadas duas diades (n=04) composta por duas criancas cegas, de ambos os generos, com tres anos de idade cada, respectivamente acompanhadas das mAes (n=02). As criancas foram submetidas a analise de pre e pos-testagem, mediante aplicacAo de intervencAo do PEPA que transcorreu em piscina termica. Foi utilizado uma AvaliacAo Funcional Motora para coleta dos dados. Os dados foram analisados qualitativamente pela narrativa analitica. O programa foi composto por 26 aulas/diade, aplicado duas vezes por semana, durante 30 minutos/aula. Revelou-se que o PEPA favoreceu desenvolvimento de algumas caracteristicas motoras das criancas cegas, alem das transferencias de experiencias entre mAe e filho(a). O PEPA foi considerado uma opcAo metodologica adequada para estimulacAo psicomotora no meio liquido de criancas cegasFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStorch, Jalusa Andreia, 1982Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Harnisch, Gabriela Simone, 1991-Duarte, Edison, 1955-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652816STORCH, Jalusa Andreia et al. Educação psicomotora aquática para crianças cegas. The journal of research in special educational needs. Chichester : Wiley, 2016.. Vol. 16, supl 1 (ago., 2016), p. 435-439. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652816. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1191896porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T11:39:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1191896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-14T11:39:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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