As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinha, Telma Pileggi, 1968-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150
Resumo: Resumo: Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivo
id CAMP_0354d4da3aea9d5889a4ec67d0fdb07f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182564
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escolaStudent aggression towards teachers : scenarios and possibilities for school interventionViolência escolarSchool violenceViolência contra professorIntervenção na escolaArtigo originalResumo: Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivoAbstract: The recent number of stories in the media and on social networks of situations in which teachers are victims of student violence has caused much concern. This paper aims to analyze research on student violence against teachers and present possibilities for school interventions, with coordinated proposals to minimize and prevent this type of violence. It will cover studies on this phenomenon in Brazil and in the state system in São Paulo, defending the theory that the way they are carried out and how the media has presented them create the perception of a wider problem than there actually is. With this, feelings of insecurity and fear are worsened, creating social pressure for immediate solutions and repressive measures in schools. The paper will also focus on preventative pedagogical procedures that promote the skills needed so that young people can deal with conflicts more constructivelyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVinha, Telma Pileggi, 1968-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150VINHA, Telma Pileggi. As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola. Educação unisinos. São Leopoldo, RS : UNISINOS, 2020.. Vol. 24 (2020), p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182564porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T14:07:46Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-08T14:07:46Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
Student aggression towards teachers : scenarios and possibilities for school intervention
title As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
spellingShingle As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
Vinha, Telma Pileggi, 1968-
Violência escolar
School violence
Violência contra professor
Intervenção na escola
Artigo original
title_short As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
title_full As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
title_fullStr As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
title_full_unstemmed As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
title_sort As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
author Vinha, Telma Pileggi, 1968-
author_facet Vinha, Telma Pileggi, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinha, Telma Pileggi, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
School violence
Violência contra professor
Intervenção na escola
Artigo original
topic Violência escolar
School violence
Violência contra professor
Intervenção na escola
Artigo original
description Resumo: Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150
VINHA, Telma Pileggi. As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola. Educação unisinos. São Leopoldo, RS : UNISINOS, 2020.. Vol. 24 (2020), p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150
identifier_str_mv VINHA, Telma Pileggi. As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola. Educação unisinos. São Leopoldo, RS : UNISINOS, 2020.. Vol. 24 (2020), p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182564
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820654022656