As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150 |
Resumo: | Resumo: Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivo |
id |
CAMP_0354d4da3aea9d5889a4ec67d0fdb07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182564 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escolaStudent aggression towards teachers : scenarios and possibilities for school interventionViolência escolarSchool violenceViolência contra professorIntervenção na escolaArtigo originalResumo: Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivoAbstract: The recent number of stories in the media and on social networks of situations in which teachers are victims of student violence has caused much concern. This paper aims to analyze research on student violence against teachers and present possibilities for school interventions, with coordinated proposals to minimize and prevent this type of violence. It will cover studies on this phenomenon in Brazil and in the state system in São Paulo, defending the theory that the way they are carried out and how the media has presented them create the perception of a wider problem than there actually is. With this, feelings of insecurity and fear are worsened, creating social pressure for immediate solutions and repressive measures in schools. The paper will also focus on preventative pedagogical procedures that promote the skills needed so that young people can deal with conflicts more constructivelyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVinha, Telma Pileggi, 1968-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150VINHA, Telma Pileggi. As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola. Educação unisinos. São Leopoldo, RS : UNISINOS, 2020.. Vol. 24 (2020), p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182564porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T14:07:46Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182564Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-08T14:07:46Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola Student aggression towards teachers : scenarios and possibilities for school intervention |
title |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola |
spellingShingle |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola Vinha, Telma Pileggi, 1968- Violência escolar School violence Violência contra professor Intervenção na escola Artigo original |
title_short |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola |
title_full |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola |
title_fullStr |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola |
title_full_unstemmed |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola |
title_sort |
As agressões do aluno ao professor : cenários e possibilidades de intervenção na escola |
author |
Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
author_facet |
Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vinha, Telma Pileggi, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar School violence Violência contra professor Intervenção na escola Artigo original |
topic |
Violência escolar School violence Violência contra professor Intervenção na escola Artigo original |
description |
Resumo: Atualmente, têm gerado consternação as frequentes notícias na mídia e redes sociais de situações em que os professores são vítimas da violência causada por estudantes. O presente ensaio tem como objetivo analisar pesquisas sobre a violência do aluno contra o professor e apresentar possibilidades de intervenções na escola, com propostas coordenadas para minimizar e prevenir esse tipo de violência. Serão abordados estudos sobre esse fenômeno, no Brasil e na rede estadual de São Paulo, defendendo a tese de que a maneira como são elaborados e a forma como a mídia os tem apresentado promovem a percepção de um problema de dimensão mais ampla do que realmente ocorre. Com isso, agravam os sentimentos de insegurança e medo, acarretando pressão social por soluções imediatistas e medidas repressivas na escola. Serão também focalizados procedimentos pedagógicos que atuam de maneira preventiva e promotora de habilidades necessárias para que o jovem consiga lidar com os conflitos de modo mais construtivo |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150 VINHA, Telma Pileggi. As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola. Educação unisinos. São Leopoldo, RS : UNISINOS, 2020.. Vol. 24 (2020), p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150 |
identifier_str_mv |
VINHA, Telma Pileggi. As agressões do aluno ao professor: cenários e possibilidades de intervenção na escola. Educação unisinos. São Leopoldo, RS : UNISINOS, 2020.. Vol. 24 (2020), p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648150. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030820654022656 |