Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13337 |
Resumo: | Resumo: Esse trabalho visa comparar alguns aspectos da parte das Ciências da Natureza entre duas versões da BNCC, a que estava em processo amplo de consulta e construção e foi abandonada após o golpe de 2016 com a aprovada pelo CNE em 2017, feita em regime de urgência pelo governo ilegítimo. Apresentam-se informações gerais que fundamentam a versão preterida para que se possa entender as diferenças profundas dessa versão com a atual e aprovada pelo CNE. Na versão preterida, no campo do ensino de Ciências da Natureza, destaca-se a construção de quatro eixos formativos decorrentes dos avanços das pesquisas educacionais nesse campo no Brasil, enquanto a versão aprovada reedita as competências e habilidades de governos anteriores introduzindo uma novidade que foi orientar as habilidades pela taxonomia de Bloom. Enfim, com exemplos do 6º ano pretende-se concretizar as diferenças entre ambas as versões |
id |
CAMP_0363437c843d9024faf5a489a1e7eea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362353 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da naturezaEnsino fundamentalCiênciaCurrículosBase Nacional Comum CurricularElementary schoolScienceCurriculaCommon National Curriculum BaseArtigo originalResumo: Esse trabalho visa comparar alguns aspectos da parte das Ciências da Natureza entre duas versões da BNCC, a que estava em processo amplo de consulta e construção e foi abandonada após o golpe de 2016 com a aprovada pelo CNE em 2017, feita em regime de urgência pelo governo ilegítimo. Apresentam-se informações gerais que fundamentam a versão preterida para que se possa entender as diferenças profundas dessa versão com a atual e aprovada pelo CNE. Na versão preterida, no campo do ensino de Ciências da Natureza, destaca-se a construção de quatro eixos formativos decorrentes dos avanços das pesquisas educacionais nesse campo no Brasil, enquanto a versão aprovada reedita as competências e habilidades de governos anteriores introduzindo uma novidade que foi orientar as habilidades pela taxonomia de Bloom. Enfim, com exemplos do 6º ano pretende-se concretizar as diferenças entre ambas as versõesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCompiani, Mauricio, 1956-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13337COMPIANI, Mauricio. Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em foco. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 11, n. 1 (mar., 2021), p. 16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13337. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362353porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T14:31:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-26T14:31:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza |
title |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza |
spellingShingle |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza Compiani, Mauricio, 1956- Ensino fundamental Ciência Currículos Base Nacional Comum Curricular Elementary school Science Curricula Common National Curriculum Base Artigo original |
title_short |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza |
title_full |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza |
title_fullStr |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza |
title_sort |
Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza |
author |
Compiani, Mauricio, 1956- |
author_facet |
Compiani, Mauricio, 1956- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Compiani, Mauricio, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Ciência Currículos Base Nacional Comum Curricular Elementary school Science Curricula Common National Curriculum Base Artigo original |
topic |
Ensino fundamental Ciência Currículos Base Nacional Comum Curricular Elementary school Science Curricula Common National Curriculum Base Artigo original |
description |
Resumo: Esse trabalho visa comparar alguns aspectos da parte das Ciências da Natureza entre duas versões da BNCC, a que estava em processo amplo de consulta e construção e foi abandonada após o golpe de 2016 com a aprovada pelo CNE em 2017, feita em regime de urgência pelo governo ilegítimo. Apresentam-se informações gerais que fundamentam a versão preterida para que se possa entender as diferenças profundas dessa versão com a atual e aprovada pelo CNE. Na versão preterida, no campo do ensino de Ciências da Natureza, destaca-se a construção de quatro eixos formativos decorrentes dos avanços das pesquisas educacionais nesse campo no Brasil, enquanto a versão aprovada reedita as competências e habilidades de governos anteriores introduzindo uma novidade que foi orientar as habilidades pela taxonomia de Bloom. Enfim, com exemplos do 6º ano pretende-se concretizar as diferenças entre ambas as versões |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13337 COMPIANI, Mauricio. Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em foco. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 11, n. 1 (mar., 2021), p. 16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13337. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13337 |
identifier_str_mv |
COMPIANI, Mauricio. Comparações entre a bncc atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em foco. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 11, n. 1 (mar., 2021), p. 16. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13337. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832777658368 |