Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13492
Resumo: Resumo: Este artigo amplia a discussão do trabalho de conclusão de curso "O silenciamento discursivo da pessoa com deficiência física: um olhar para duas escolas públicas de Garanhuns (PE)", (SOUZA, 2019). Dadas a importância do debate sobre a educação especial brasileira e a crescente adoção de uma perspectiva inclusiva no discurso legal e político, é necessário refletir sobre a temática no contexto educacional. Na última década, a política de educação especial no Brasil ganhou contornos que merecem ser analisados em função de suas mudanças conceituais e estruturais. O objetivo é investigar elementos arquitetônicos e pedagógicos que garantiriam a inclusão de alunos com deficiência física e os possíveis gestos de silenciamento desses sujeitos em duas escolas públicas de Garanhuns-PE. Os fundamentos do trabalho advêm da Análise do Discurso Francesa (AD), recorrendo aos conceitos de silenciamento, discurso e sujeito (ORLANDI, 2007, 2010; PÊCHEUX, 1975), bem como a referências que tratam da temática da inclusão (BRASIL, 2015; FUMEGALLI, 2012). Trata-se de abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), e, a partir de questionários aplicados a coordenadores e professores de educação física, realizamos diagnose sobre a materialização da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) e da Lei de acessibilidade (BRASIL, 2000). Os resultados mostram que o discurso da inclusão é configurado nas leis, mas não se materializa nas escolas pesquisadas, tendo-se em vista a análise do discurso dos sujeitos colaboradores. Além disso, há indícios de que as pessoas com deficiência física são silenciadas quanto aos seus direitos à acessibilidade arquitetônica e práticas pedagógicas das escolas pesquisadas, refletindo uma inviabilização dos seus direitos sociais
id CAMP_091e5a1c250823c25c134f140e616e6a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362981
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência físicaThe discourse of accessibility and the silencing of the person with physical disabilitiesEducação inclusivaAcessibilidadePessoas com deficiência - Direitos fundamentaisInclusive educationAccessibilityPeople with disabilities - Civil rightsSilenciamento discursivoArtigo originalResumo: Este artigo amplia a discussão do trabalho de conclusão de curso "O silenciamento discursivo da pessoa com deficiência física: um olhar para duas escolas públicas de Garanhuns (PE)", (SOUZA, 2019). Dadas a importância do debate sobre a educação especial brasileira e a crescente adoção de uma perspectiva inclusiva no discurso legal e político, é necessário refletir sobre a temática no contexto educacional. Na última década, a política de educação especial no Brasil ganhou contornos que merecem ser analisados em função de suas mudanças conceituais e estruturais. O objetivo é investigar elementos arquitetônicos e pedagógicos que garantiriam a inclusão de alunos com deficiência física e os possíveis gestos de silenciamento desses sujeitos em duas escolas públicas de Garanhuns-PE. Os fundamentos do trabalho advêm da Análise do Discurso Francesa (AD), recorrendo aos conceitos de silenciamento, discurso e sujeito (ORLANDI, 2007, 2010; PÊCHEUX, 1975), bem como a referências que tratam da temática da inclusão (BRASIL, 2015; FUMEGALLI, 2012). Trata-se de abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), e, a partir de questionários aplicados a coordenadores e professores de educação física, realizamos diagnose sobre a materialização da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) e da Lei de acessibilidade (BRASIL, 2000). Os resultados mostram que o discurso da inclusão é configurado nas leis, mas não se materializa nas escolas pesquisadas, tendo-se em vista a análise do discurso dos sujeitos colaboradores. Além disso, há indícios de que as pessoas com deficiência física são silenciadas quanto aos seus direitos à acessibilidade arquitetônica e práticas pedagógicas das escolas pesquisadas, refletindo uma inviabilização dos seus direitos sociaisAbstract: This article broadens the discussion of the monograph "The discursive silencing of the person with physical disabilities: a look at two public schools in Garanhuns (PE)", (SOUZA, 2019). Given the importance of the debate on Brazilian special education and the growing adoption of an inclusive perspective in the legal and political discourse, it is necessary to reflect the theme in the educational context. In the last decade, the special education policy in Brazil has gained contours that deserve to be analyzed due to its conceptual and structural changes. The aim is to investigate architectural and pedagogical elements that would guarantee the inclusion of students with physical disabilities and the possible silencing gestures of these subjects in two public schools in Garanhuns PE. The foundations of the work we based on the French Discourse Analysis (AD), using the concepts of silencing, discourse and subject (ORLANDI, 2007 and 2010; PÊCHEUX, 1975 ), as well as and also in the documents and authors that discuss about inclusion (BRAZIL,2015; FUMEGALLI, 2012). It is a qualitative approach (MINAYO,2002), and based on questionnaires applied to coordinators and teachers of physical education, we make a diagnosis on the materialization of the Brazilian Law of Inclusion of People with Disabilities (BRASIL, 2015) and the Accessibility Law (BRASIL, 2000). The results show that the inclusion discourse is configured in the laws but not materialize in the researched schools, considering the discourse analysis of the collaborating subjects. In addition, there are indications that, people with physical disabilities are silenced regarding their rights to architectural accessibility and pedagogical practices in the schools surveyed, reflecting an unfeasibility of their social rightsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13492BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física. Entrepalavras. Fortaleza, CE. v. 11, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13492. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362981porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T11:10:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-01T11:10:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
The discourse of accessibility and the silencing of the person with physical disabilities
title Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
spellingShingle Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
Educação inclusiva
Acessibilidade
Pessoas com deficiência - Direitos fundamentais
Inclusive education
Accessibility
People with disabilities - Civil rights
Silenciamento discursivo
Artigo original
title_short Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
title_full Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
title_fullStr Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
title_full_unstemmed Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
title_sort Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física
author Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
author_facet Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Acessibilidade
Pessoas com deficiência - Direitos fundamentais
Inclusive education
Accessibility
People with disabilities - Civil rights
Silenciamento discursivo
Artigo original
topic Educação inclusiva
Acessibilidade
Pessoas com deficiência - Direitos fundamentais
Inclusive education
Accessibility
People with disabilities - Civil rights
Silenciamento discursivo
Artigo original
description Resumo: Este artigo amplia a discussão do trabalho de conclusão de curso "O silenciamento discursivo da pessoa com deficiência física: um olhar para duas escolas públicas de Garanhuns (PE)", (SOUZA, 2019). Dadas a importância do debate sobre a educação especial brasileira e a crescente adoção de uma perspectiva inclusiva no discurso legal e político, é necessário refletir sobre a temática no contexto educacional. Na última década, a política de educação especial no Brasil ganhou contornos que merecem ser analisados em função de suas mudanças conceituais e estruturais. O objetivo é investigar elementos arquitetônicos e pedagógicos que garantiriam a inclusão de alunos com deficiência física e os possíveis gestos de silenciamento desses sujeitos em duas escolas públicas de Garanhuns-PE. Os fundamentos do trabalho advêm da Análise do Discurso Francesa (AD), recorrendo aos conceitos de silenciamento, discurso e sujeito (ORLANDI, 2007, 2010; PÊCHEUX, 1975), bem como a referências que tratam da temática da inclusão (BRASIL, 2015; FUMEGALLI, 2012). Trata-se de abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), e, a partir de questionários aplicados a coordenadores e professores de educação física, realizamos diagnose sobre a materialização da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) e da Lei de acessibilidade (BRASIL, 2000). Os resultados mostram que o discurso da inclusão é configurado nas leis, mas não se materializa nas escolas pesquisadas, tendo-se em vista a análise do discurso dos sujeitos colaboradores. Além disso, há indícios de que as pessoas com deficiência física são silenciadas quanto aos seus direitos à acessibilidade arquitetônica e práticas pedagógicas das escolas pesquisadas, refletindo uma inviabilização dos seus direitos sociais
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13492
BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física. Entrepalavras. Fortaleza, CE. v. 11, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13492. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13492
identifier_str_mv BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Discurso da acessibilidade e silenciamento da pessoa com deficiência física. Entrepalavras. Fortaleza, CE. v. 11, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13492. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833315577856