Universalização e equidade : análise da evolução do acesso à educação básica no Brasil de 1995 a 2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cibele Yahn de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Telles, Stella Maria Barbera da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9983
Resumo: Este artigo foi apresentado no Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008
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spelling Universalização e equidade : análise da evolução do acesso à educação básica no Brasil de 1995 a 2005EducaçãoOrçamento familiarRaçasEquidadeEducationHome economicsRaceEquityParte de eventoEste artigo foi apresentado no Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008Resumo: A educação é considerada como um dos principais mecanismos de mobilidade social. Entretanto, a efetividade do mecanismo depende essencialmente do acesso à escolaridade além de garantir que o desempenho escolar não reproduza as desigualdades sociais em relação à renda familiar e à condição de raça e cor, entre outras clivagens sociais que marcam a grande heterogeneidade da população brasileira. Neste trabalho analisou-se a evolução do acesso da população, de 7 a 17 anos, à educação básica, considerando os seguintes aspectos: a condição de sexo, raça/cor, localização geográfica, condição econômica das famílias, além da adequação entre série e idade. Para tanto foram utilizados os dados da Pnad/IBGE de 1996 a 2005. Pelos dados analisados dentro desse período, pode-se observar que a evolução do sistema educacional brasileiro ocorreu no sentido da maior equidade no acesso. Para a primeira fase do Ensino Fundamental, de 1ª à 4ª série, início da escolaridade, pode-se afirmar que a universalização do acesso foi atingida para os meninos e meninas; para as crianças brancas e não brancas; para as moradoras das áreas urbanas e rurais e até mesmo para aquelas das famílias mais pobres. Porém, a partir da segunda fase do Ensino Fundamental, persiste uma desigualdade relevante na progressão escolar associada à renda familiar, à cor da pele e à localização geográfica. Esse fenômeno se intensifica em relação aos jovens de 15 a 17 anos que, a princípio, deveriam freqüentar o Ensino Médio. Os dados analisados evidenciaram ainda que a renda familiar é um fator muito mais relevante do que a raça/cor. Este quadro indica que ao lado do desafio da universalização do acesso é essencial que faça parte da agenda para o desenvolvimento da educação no Brasil a questão da permanência e do desempenho escolar para minorar a defasagem entre idade e série sobretudo para os segmentos mais pobres da populaçãoAbertoEncontro Nacional de Estudos Populacionais (16. : 2008 : Caxambu, MG)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Cibele Yahn deTelles, Stella Maria Barbera da Silva2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9983ANDRADE, Cibele Yahn de; TELLES, Stella Maria Barbera da Silva. Universalização e equidade: análise da evolução do acesso à educação básica no Brasil de 1995 a 2005. Anais do XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Caxambu, MG : Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2008. (set./out., 2008), p. 1-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9983. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310842porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T10:24:40Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1310842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-06-06T10:24:40Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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