Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cibele Yahn de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1671588
Resumo: Resumo: São analisadas as contribuições da situação econômica e da raça/cor da pele no acesso à escola, até o ensino superior, considerando as principais transições escolares e grupos etários, usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2003. As variáveis renda e raça/cor afetam com intensidades diferentes as diversas faixas etárias e transições escolares. As restrições que levam ao reduzido percentual de jovens com acesso ao ensino superior dependem do número de vagas neste nível de ensino, mas parecem ser mais determinadas pelo pequeno contingente de jovens brasileiros que consegue completar o ensino médio, atingindo a qualificação formal necessária para o acesso ao ensino superior. Somente 40% dos jovens de 18 a 24 anos possuem o ensino médio completo, sendo que 13% tiveram acesso ao ensino superior. A situação econômica é um determinante mais importante do que a variável raça/cor, embora essa última variável apresente influência em todas as faixas de renda. Finalmente, estuda-se a distribuição dos alunos de ensino superior nesta faixa etária nos estabelecimentos públicos e privados
id CAMP_11f465d785b065e51767db8cdb0334a7
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1229440
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/corAccess to education by age groups, according to income and race/skin colour in BrazilAcesso à educaçãoDiscriminação no ensinoRaçaClasse socialRaceArtigo originalSocial classAccess to higherDiscrimination in educationResumo: São analisadas as contribuições da situação econômica e da raça/cor da pele no acesso à escola, até o ensino superior, considerando as principais transições escolares e grupos etários, usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2003. As variáveis renda e raça/cor afetam com intensidades diferentes as diversas faixas etárias e transições escolares. As restrições que levam ao reduzido percentual de jovens com acesso ao ensino superior dependem do número de vagas neste nível de ensino, mas parecem ser mais determinadas pelo pequeno contingente de jovens brasileiros que consegue completar o ensino médio, atingindo a qualificação formal necessária para o acesso ao ensino superior. Somente 40% dos jovens de 18 a 24 anos possuem o ensino médio completo, sendo que 13% tiveram acesso ao ensino superior. A situação econômica é um determinante mais importante do que a variável raça/cor, embora essa última variável apresente influência em todas as faixas de renda. Finalmente, estuda-se a distribuição dos alunos de ensino superior nesta faixa etária nos estabelecimentos públicos e privadosAbstract: Data from the National Sample Household Survey - PNAD 2003 was employed to analyse the role of economic status and race/skin colour in access to school, including higher education. Income and race/skin colour variables have a strong impact on the various age groups and school transitions. Constraints that resulted in only a small percentage of young people having access to higher education are dependent upon the number of places the school has to offer at this level of education and even more by the reduced' number of youngBrazilians who manage to finish high school, achievingthe required formal qualification to have access to higher education. Only 40% of youths from 18 to 24 years of age complete high school and a mere 13% of which have access to college. The economic status plays a more important role than race/skin colour, although the latter has an influence throughout all income groups. Finally, the article analyzes the distribution of higher education students within this age group in public and private schools.AbertoDachs, José Norberto Walter, 1943-2009UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Cibele Yahn de2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1671588ANDRADE, Cibele Yahn de. Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor. Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2007. Vol. 37, no. 131 (mai/ago., 2007), p. 399-422. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1671588. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1229440porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-21T09:17:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1229440Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-07-21T09:17:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
Access to education by age groups, according to income and race/skin colour in Brazil
title Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
spellingShingle Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
Andrade, Cibele Yahn de
Acesso à educação
Discriminação no ensino
Raça
Classe social
Race
Artigo original
Social class
Access to higher
Discrimination in education
title_short Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
title_full Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
title_fullStr Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
title_full_unstemmed Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
title_sort Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor
author Andrade, Cibele Yahn de
author_facet Andrade, Cibele Yahn de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dachs, José Norberto Walter, 1943-2009
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cibele Yahn de
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso à educação
Discriminação no ensino
Raça
Classe social
Race
Artigo original
Social class
Access to higher
Discrimination in education
topic Acesso à educação
Discriminação no ensino
Raça
Classe social
Race
Artigo original
Social class
Access to higher
Discrimination in education
description Resumo: São analisadas as contribuições da situação econômica e da raça/cor da pele no acesso à escola, até o ensino superior, considerando as principais transições escolares e grupos etários, usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2003. As variáveis renda e raça/cor afetam com intensidades diferentes as diversas faixas etárias e transições escolares. As restrições que levam ao reduzido percentual de jovens com acesso ao ensino superior dependem do número de vagas neste nível de ensino, mas parecem ser mais determinadas pelo pequeno contingente de jovens brasileiros que consegue completar o ensino médio, atingindo a qualificação formal necessária para o acesso ao ensino superior. Somente 40% dos jovens de 18 a 24 anos possuem o ensino médio completo, sendo que 13% tiveram acesso ao ensino superior. A situação econômica é um determinante mais importante do que a variável raça/cor, embora essa última variável apresente influência em todas as faixas de renda. Finalmente, estuda-se a distribuição dos alunos de ensino superior nesta faixa etária nos estabelecimentos públicos e privados
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1671588
ANDRADE, Cibele Yahn de. Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor. Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2007. Vol. 37, no. 131 (mai/ago., 2007), p. 399-422. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1671588. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1671588
identifier_str_mv ANDRADE, Cibele Yahn de. Acesso à educação por faixas etárias segundo renda e raça/cor. Cadernos de pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2007. Vol. 37, no. 131 (mai/ago., 2007), p. 399-422. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1671588. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1229440
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030824532705280