As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Fidel Machado de Castro, 1991-, Boscariol, Marina Contarini, 1993-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845
Resumo: Resumo: Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos.
id CAMP_14dbb724bf7a1b79759523b1cccdf834
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241356
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianasThe notion of experience in the cultural curriculum of physical educationEducação físicaExperiênciaPhysical education and trainingExperienceArtigo originalResumo: Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos.Abstract: Influenced by the post-critical theories of education, the cultural curriculum of Physical Education emerges as a possibility of confronting social conditions that insist on homogenizing subjects, colonizing desires and regulating people lives. In this article, we situate the appropriation of conceptual notion of experience in modern pedagogy and the implications of their uses supported by Nietzsche and Foucault on Physical Education cultural pedagogy. We intend to make them into resistance’s spaces to impositions ways of living, in order to potentialize transgressive possibilities of established normative limits.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-Silva, Fidel Machado de Castro, 1991-Boscariol, Marina Contarini, 1993-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3845NUNES, Mario Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 32 (maio., 2021), n. art. e20190047. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241356porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T16:30:02Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-11T16:30:02Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
The notion of experience in the cultural curriculum of physical education
title As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
spellingShingle As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Educação física
Experiência
Physical education and training
Experience
Artigo original
title_short As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
title_full As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
title_fullStr As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
title_full_unstemmed As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
title_sort As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
author Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
author_facet Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Silva, Fidel Machado de Castro, 1991-
Boscariol, Marina Contarini, 1993-
author_role author
author2 Silva, Fidel Machado de Castro, 1991-
Boscariol, Marina Contarini, 1993-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Silva, Fidel Machado de Castro, 1991-
Boscariol, Marina Contarini, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Experiência
Physical education and training
Experience
Artigo original
topic Educação física
Experiência
Physical education and training
Experience
Artigo original
description Resumo: Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845
NUNES, Mario Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 32 (maio., 2021), n. art. e20190047. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845
identifier_str_mv NUNES, Mario Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 32 (maio., 2021), n. art. e20190047. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826908778496