As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845 |
Resumo: | Resumo: Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos. |
id |
CAMP_14dbb724bf7a1b79759523b1cccdf834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241356 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianasThe notion of experience in the cultural curriculum of physical educationEducação físicaExperiênciaPhysical education and trainingExperienceArtigo originalResumo: Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos.Abstract: Influenced by the post-critical theories of education, the cultural curriculum of Physical Education emerges as a possibility of confronting social conditions that insist on homogenizing subjects, colonizing desires and regulating people lives. In this article, we situate the appropriation of conceptual notion of experience in modern pedagogy and the implications of their uses supported by Nietzsche and Foucault on Physical Education cultural pedagogy. We intend to make them into resistance’s spaces to impositions ways of living, in order to potentialize transgressive possibilities of established normative limits.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-Silva, Fidel Machado de Castro, 1991-Boscariol, Marina Contarini, 1993-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3845NUNES, Mario Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 32 (maio., 2021), n. art. e20190047. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241356porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-11T16:30:02Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241356Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-11T16:30:02Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas The notion of experience in the cultural curriculum of physical education |
title |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas |
spellingShingle |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- Educação física Experiência Physical education and training Experience Artigo original |
title_short |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas |
title_full |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas |
title_fullStr |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas |
title_full_unstemmed |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas |
title_sort |
As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física : ressonâncias nietzschianas e foucaultianas |
author |
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- |
author_facet |
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- Silva, Fidel Machado de Castro, 1991- Boscariol, Marina Contarini, 1993- |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fidel Machado de Castro, 1991- Boscariol, Marina Contarini, 1993- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964- Silva, Fidel Machado de Castro, 1991- Boscariol, Marina Contarini, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Experiência Physical education and training Experience Artigo original |
topic |
Educação física Experiência Physical education and training Experience Artigo original |
description |
Resumo: Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845 NUNES, Mario Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 32 (maio., 2021), n. art. e20190047. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845 |
identifier_str_mv |
NUNES, Mario Luiz Ferrari; SILVA, Fidel Machado de Castro; BOSCARIOL, Marina Contarini. As noções de experiência e vivência no currículo cultural de educação física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas. Pro-posições. Campinas, SP : UNICAMP/FE, 2021. Vol. 32 (maio., 2021), n. art. e20190047. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3845. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030826908778496 |