Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12588 |
Resumo: | Contém 2 arquivos (português e inglês) |
id |
CAMP_14f28c17efb741fbb2328d11a852e5d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170540 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household studyInsatisfação dos usuários com a assistência odontológica : estudo domiciliar populacionalAssistência odontológicaSatisfação do pacienteServiços de saúde bucalDental carePatient satisfactionDental health servicesArtigo originalQualidade, acesso e avaliação da assistência à saúdeHealth care quality, access, and evaluationContém 2 arquivos (português e inglês)Abstract: To examine whether demographic, socioeconomic conditions, oral health subjectivity and characterization of dental care are associated with users’ dissatisfaction with such are. Cross-sectional study of 781 people who required dental care in Montes Claros, MG, Southeastern Brazil, in 2012, a city with of medium-sized population situated in the North of Minas Gerais. Household interviews were conducted to assess the users’ dissatisfaction with dental care (dependent variable), demographic, socioeconomic conditions, oral health subjectivity and characterization of dental care (independent variables). Sample calculation was used for the finite population, with estimates made for proportions of dissatisfaction in 50.0% of the population, a 5.0% error margin, a non-response rate of 5.0% and a 2.0% design effect. Logistic regression was used, and the odds ratio was calculated with a 5% significance level and 95% confidence intervals. Of the interviewed individuals, 9.0% (7.9%, with correction for design effect) were dissatisfied with the care provided. These were associated with lower educational level; negative self-assessment of oral health; perception that the care provider was unable to give dental care; negative evaluation of the way the patient was treated, the cleanliness of the rooms, based on the examination rooms and the toilets, and the size of the waiting and examination rooms. The rate of dissatisfaction with dental care was low. This dissatisfaction was associated with socioeconomic conditions, subjectivity of oral health, skill of the health professionals relating to the professional-patient relationship and facility infrastructure. Educational interventions are suggested that aim at improving the quality of care among professionals by responsible agencies as is improving the infrastructure of the care unitsResumo: Analisar se condições demográficas, socioeconômicas, subjetividade da saúde bucal e caracterização da assistência odontológica estão associadas à insatisfação dos usuários com a assistência odontológica. Estudo transversal com 781 pessoas que necessitavam de assistência odontológica, em 2012, em Montes Claros, MG, município de médio porte populacional. Foram realizadas entrevistas domiciliares e aplicado questionário que avaliou a insatisfação dos usuários com a assistência odontológica (variável dependente), condições demográficas, socioeconômicas, subjetividade da saúde bucal e caracterização da assistência odontológica (variáveis Independentes). Utilizou-se cálculo amostral para população finita, com estimativa para proporções de insatisfação em 50,0% da população, erro de 5,0%, taxa de não resposta de 5,0% e efeito de desenho de 2,0. Utilizou-se regressão logística e calculou-se odds ratio, com nível de significância de 5% e intervalos de 95% de confiança. Estavam insatisfeitos com a assistência 9,0% dos entrevistados (7,9%, considerando correção pelo efeito de desenho). Constatou-se associação da insatisfação com menor escolaridade, autoavaliação negativa de saúde bucal, percepção da inabilidade do prestador de assistência odontológica, avaliação negativa da forma como foi tratado, da limpeza das salas do local de exame, incluindo banheiros, e quantidade de espaço na sala de espera e sala onde foi realizado a consulta.A taxa de insatisfação com a assistência odontológica foi baixa. Estiveram associadas à insatisfação variáveis referentes a condições socioeconômicas, subjetividade da saúde bucal, habilidade profissional, ao relacionamento profissional-paciente e à infraestrutura do local de atendimento. Sugere-se que há necessidade de intervenções educativas que visem a melhoria da qualidade da assistência entre os profissionais, por órgãos competentes, assim como a necessidade de melhoria da infraestrutura dos locais de atendimentoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, João Gabriel Silva, 1991-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12588SOUZA, João Gabriel Silva. Users’ dissatisfaction with dental care: a population-based household study. Revista de saúde pública. São Paulo, SP : USP/Faculdade de Saúde Pública, 2015. Vol. 49 (2015), n. art. 51. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12588. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaengporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170540https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170540reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T14:06:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T14:06:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study Insatisfação dos usuários com a assistência odontológica : estudo domiciliar populacional |
title |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study |
spellingShingle |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study Souza, João Gabriel Silva, 1991- Assistência odontológica Satisfação do paciente Serviços de saúde bucal Dental care Patient satisfaction Dental health services Artigo original Qualidade, acesso e avaliação da assistência à saúde Health care quality, access, and evaluation |
title_short |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study |
title_full |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study |
title_fullStr |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study |
title_full_unstemmed |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study |
title_sort |
Users’ dissatisfaction with dental care : a population-based household study |
author |
Souza, João Gabriel Silva, 1991- |
author_facet |
Souza, João Gabriel Silva, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, João Gabriel Silva, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistência odontológica Satisfação do paciente Serviços de saúde bucal Dental care Patient satisfaction Dental health services Artigo original Qualidade, acesso e avaliação da assistência à saúde Health care quality, access, and evaluation |
topic |
Assistência odontológica Satisfação do paciente Serviços de saúde bucal Dental care Patient satisfaction Dental health services Artigo original Qualidade, acesso e avaliação da assistência à saúde Health care quality, access, and evaluation |
description |
Contém 2 arquivos (português e inglês) |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12588 SOUZA, João Gabriel Silva. Users’ dissatisfaction with dental care: a population-based household study. Revista de saúde pública. São Paulo, SP : USP/Faculdade de Saúde Pública, 2015. Vol. 49 (2015), n. art. 51. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12588. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12588 |
identifier_str_mv |
SOUZA, João Gabriel Silva. Users’ dissatisfaction with dental care: a population-based household study. Revista de saúde pública. São Paulo, SP : USP/Faculdade de Saúde Pública, 2015. Vol. 49 (2015), n. art. 51. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12588. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua eng por |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170540 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819504783360 |