O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940
Resumo: Resumo: O artigo mostra a importância das atividades e atitude de pesquisa diante da natureza, da Biologia, do ensino e dos alunos. O objetivo principal é revelar a trajetória de um bom professor e os aspectos cruciais de sua formação continuada. Adotamos uma combinação de abordagens metodológicas etnográficas fortemente apoiadas na história oral de vida. O alvo mais amplo do texto é inspirar professores para considerarem a pesquisa como parte integrante da sua formação. Além disso, é um exemplo de como a História da Ciência favorece a reflexão sobre o ensino e colabora na formação continuada de professores
id CAMP_219d6df630bd92c62877e8412dbdc159
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372885
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma históriaCiência - HistóriaCiência - Estudo e ensinoHistória oralScience - HistoryScience - Study and teachingOral historyHistória da CiênciaEnsino de CiênciasHistória oral de vidaArtigo originalResumo: O artigo mostra a importância das atividades e atitude de pesquisa diante da natureza, da Biologia, do ensino e dos alunos. O objetivo principal é revelar a trajetória de um bom professor e os aspectos cruciais de sua formação continuada. Adotamos uma combinação de abordagens metodológicas etnográficas fortemente apoiadas na história oral de vida. O alvo mais amplo do texto é inspirar professores para considerarem a pesquisa como parte integrante da sua formação. Além disso, é um exemplo de como a História da Ciência favorece a reflexão sobre o ensino e colabora na formação continuada de professoresAbstract: This paper shows up the importance of research activities and attitude on front of nature, biological subjects, teaching and pupils. The main aim is to show up a positive way of one teacher of science and to reveal key pieces of teacher education. We adopt the set of methodologies support on oral history of life. The wider target concerns to inspirit teachers to evaluate how the research can be part of the teacher education. Moreover, that is an example how history of science creates the favorable conditions to reflect on teaching and help to do links with teacher educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Maurilio Antonio RibeiroGonçalves, Pedro Wagner, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14940ALVES, Maurilio Antonio Ribeiro; GONÇALVES, Pedro Wagner. O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia: uma história. História da ciência e ensino: construindo interfaces. São Paulo, SP. v. 15, p. 3-28, jan. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372885porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T15:19:38Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372885Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-30T15:19:38Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
title O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
spellingShingle O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Ciência - História
Ciência - Estudo e ensino
História oral
Science - History
Science - Study and teaching
Oral history
História da Ciência
Ensino de Ciências
História oral de vida
Artigo original
title_short O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
title_full O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
title_fullStr O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
title_full_unstemmed O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
title_sort O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
author Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
author_facet Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author_role author
author2 Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - História
Ciência - Estudo e ensino
História oral
Science - History
Science - Study and teaching
Oral history
História da Ciência
Ensino de Ciências
História oral de vida
Artigo original
topic Ciência - História
Ciência - Estudo e ensino
História oral
Science - History
Science - Study and teaching
Oral history
História da Ciência
Ensino de Ciências
História oral de vida
Artigo original
description Resumo: O artigo mostra a importância das atividades e atitude de pesquisa diante da natureza, da Biologia, do ensino e dos alunos. O objetivo principal é revelar a trajetória de um bom professor e os aspectos cruciais de sua formação continuada. Adotamos uma combinação de abordagens metodológicas etnográficas fortemente apoiadas na história oral de vida. O alvo mais amplo do texto é inspirar professores para considerarem a pesquisa como parte integrante da sua formação. Além disso, é um exemplo de como a História da Ciência favorece a reflexão sobre o ensino e colabora na formação continuada de professores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940
ALVES, Maurilio Antonio Ribeiro; GONÇALVES, Pedro Wagner. O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia: uma história. História da ciência e ensino: construindo interfaces. São Paulo, SP. v. 15, p. 3-28, jan. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940
identifier_str_mv ALVES, Maurilio Antonio Ribeiro; GONÇALVES, Pedro Wagner. O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia: uma história. História da ciência e ensino: construindo interfaces. São Paulo, SP. v. 15, p. 3-28, jan. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835151634432