O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940 |
Resumo: | Resumo: O artigo mostra a importância das atividades e atitude de pesquisa diante da natureza, da Biologia, do ensino e dos alunos. O objetivo principal é revelar a trajetória de um bom professor e os aspectos cruciais de sua formação continuada. Adotamos uma combinação de abordagens metodológicas etnográficas fortemente apoiadas na história oral de vida. O alvo mais amplo do texto é inspirar professores para considerarem a pesquisa como parte integrante da sua formação. Além disso, é um exemplo de como a História da Ciência favorece a reflexão sobre o ensino e colabora na formação continuada de professores |
id |
CAMP_219d6df630bd92c62877e8412dbdc159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372885 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma históriaCiência - HistóriaCiência - Estudo e ensinoHistória oralScience - HistoryScience - Study and teachingOral historyHistória da CiênciaEnsino de CiênciasHistória oral de vidaArtigo originalResumo: O artigo mostra a importância das atividades e atitude de pesquisa diante da natureza, da Biologia, do ensino e dos alunos. O objetivo principal é revelar a trajetória de um bom professor e os aspectos cruciais de sua formação continuada. Adotamos uma combinação de abordagens metodológicas etnográficas fortemente apoiadas na história oral de vida. O alvo mais amplo do texto é inspirar professores para considerarem a pesquisa como parte integrante da sua formação. Além disso, é um exemplo de como a História da Ciência favorece a reflexão sobre o ensino e colabora na formação continuada de professoresAbstract: This paper shows up the importance of research activities and attitude on front of nature, biological subjects, teaching and pupils. The main aim is to show up a positive way of one teacher of science and to reveal key pieces of teacher education. We adopt the set of methodologies support on oral history of life. The wider target concerns to inspirit teachers to evaluate how the research can be part of the teacher education. Moreover, that is an example how history of science creates the favorable conditions to reflect on teaching and help to do links with teacher educationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Maurilio Antonio RibeiroGonçalves, Pedro Wagner, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14940ALVES, Maurilio Antonio Ribeiro; GONÇALVES, Pedro Wagner. O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia: uma história. História da ciência e ensino: construindo interfaces. São Paulo, SP. v. 15, p. 3-28, jan. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372885porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T15:19:38Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372885Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-30T15:19:38Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história |
title |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história |
spellingShingle |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história Alves, Maurilio Antonio Ribeiro Ciência - História Ciência - Estudo e ensino História oral Science - History Science - Study and teaching Oral history História da Ciência Ensino de Ciências História oral de vida Artigo original |
title_short |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história |
title_full |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história |
title_fullStr |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história |
title_sort |
O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia : uma história |
author |
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro |
author_facet |
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - História Ciência - Estudo e ensino História oral Science - History Science - Study and teaching Oral history História da Ciência Ensino de Ciências História oral de vida Artigo original |
topic |
Ciência - História Ciência - Estudo e ensino História oral Science - History Science - Study and teaching Oral history História da Ciência Ensino de Ciências História oral de vida Artigo original |
description |
Resumo: O artigo mostra a importância das atividades e atitude de pesquisa diante da natureza, da Biologia, do ensino e dos alunos. O objetivo principal é revelar a trajetória de um bom professor e os aspectos cruciais de sua formação continuada. Adotamos uma combinação de abordagens metodológicas etnográficas fortemente apoiadas na história oral de vida. O alvo mais amplo do texto é inspirar professores para considerarem a pesquisa como parte integrante da sua formação. Além disso, é um exemplo de como a História da Ciência favorece a reflexão sobre o ensino e colabora na formação continuada de professores |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940 ALVES, Maurilio Antonio Ribeiro; GONÇALVES, Pedro Wagner. O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia: uma história. História da ciência e ensino: construindo interfaces. São Paulo, SP. v. 15, p. 3-28, jan. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maurilio Antonio Ribeiro; GONÇALVES, Pedro Wagner. O ensino de ciência do sistema terra e os caminhos da biologia: uma história. História da ciência e ensino: construindo interfaces. São Paulo, SP. v. 15, p. 3-28, jan. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14940. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835151634432 |