Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/12088 |
Resumo: | CNPQ |
id |
UNIRIO_f32fffd365bd88f041e27d96d3eeec43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:unirio/12088 |
network_acronym_str |
UNIRIO |
network_name_str |
Repositório Hórus |
repository_id_str |
|
spelling |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professoresHow to teach history? an analysis of practise and teaching experience through teacher's reportsCIÊNCIAS HUMANASHISTÓRIAHistory teachingOral HistoryTeacher knowledgeEnsino de HistóriaHistória oralSaberes docentesCNPQThe history educational, in the midst of the profound transformations through which its academic field passes, have sought to redefine its principles and aims in order to overcome eurocentric, linear chronological and monocausal historical perspectives. In this scenario, the debates are widening about how the teachers operate with cuts and selections that allow their students the understanding of the processes of production of this knowledge beyond the simple content memorization. Therefore, we propose in this dissertation a reflection on the historical conception that guides the contents of Brazilian history related to the colonial period, based on teachers of basic education’s narratives about their experience in the classroom, analyzing their privileged teaching methods. The present research, based on oral history method, seeks to understand the transpositions and didactic representations constructed in the form of the mobilization of the teaching knowledge among the different conceptions in dispute around this school discipline also inserted in the current discussions of the curricular field.n/aA História escolar, no bojo das profundas transformações pelas quais passa sua matriz acadêmica, têm buscado redefinir seus princípios e finalidades de maneira a superar perspectivas históricas eurocêntricas, cronológico lineares e mono causais. Nesse cenário, ampliam-se os debates sobre como os docentes operam com recortes e seleções que permitam seus alunos a compreensão dos processos de produção desse conhecimento para além da simples memorização conteudista. Assim, propomos nesta dissertação uma reflexão sobre a concepção histórica que norteia os conteúdos de história de Brasil ao tratar do período colonial a partir de relatos de narrativas dos docentes da educação básica em sua experiência em sala de aula, analisando nesse sentido, as narrativas didáticas por eles privilegiadas. A presente pesquisa, estabelecida na ótica de abordagem da História oral, busca compreender as transposições e representações didáticas construídas na forma da mobilização dos saberes docentes em meio as diferentes concepções em disputa em torno da história como disciplina escolar inserida nas atuais discussões do campo curricular.Muaze, Mariana de Aguiar FerreiraMuaze, Mariana de Aguiar FerreiraMonteiro, Ana MariaMagalhães, Marcelo de SouzaSouza, Jessica Gabrielle de2018-08-02T18:57:24Z2018-08-02T18:57:24Z2018-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/unirio/12088info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-08-02T18:57:24Zoai:localhost:unirio/12088Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:58:15.259401Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores How to teach history? an analysis of practise and teaching experience through teacher's reports |
title |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores |
spellingShingle |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores Souza, Jessica Gabrielle de CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA History teaching Oral History Teacher knowledge Ensino de História História oral Saberes docentes |
title_short |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores |
title_full |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores |
title_fullStr |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores |
title_full_unstemmed |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores |
title_sort |
Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores |
author |
Souza, Jessica Gabrielle de |
author_facet |
Souza, Jessica Gabrielle de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira Monteiro, Ana Maria Magalhães, Marcelo de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jessica Gabrielle de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA History teaching Oral History Teacher knowledge Ensino de História História oral Saberes docentes |
topic |
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA History teaching Oral History Teacher knowledge Ensino de História História oral Saberes docentes |
description |
CNPQ |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-02T18:57:24Z 2018-08-02T18:57:24Z 2018-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/unirio/12088 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/unirio/12088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Hórus instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Repositório Hórus |
collection |
Repositório Hórus |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.sid@unirio.br |
_version_ |
1817726439698464768 |