Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jessica Gabrielle de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/12088
Resumo: CNPQ
id UNIRIO_f32fffd365bd88f041e27d96d3eeec43
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/12088
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professoresHow to teach history? an analysis of practise and teaching experience through teacher's reportsCIÊNCIAS HUMANASHISTÓRIAHistory teachingOral HistoryTeacher knowledgeEnsino de HistóriaHistória oralSaberes docentesCNPQThe history educational, in the midst of the profound transformations through which its academic field passes, have sought to redefine its principles and aims in order to overcome eurocentric, linear chronological and monocausal historical perspectives. In this scenario, the debates are widening about how the teachers operate with cuts and selections that allow their students the understanding of the processes of production of this knowledge beyond the simple content memorization. Therefore, we propose in this dissertation a reflection on the historical conception that guides the contents of Brazilian history related to the colonial period, based on teachers of basic education’s narratives about their experience in the classroom, analyzing their privileged teaching methods. The present research, based on oral history method, seeks to understand the transpositions and didactic representations constructed in the form of the mobilization of the teaching knowledge among the different conceptions in dispute around this school discipline also inserted in the current discussions of the curricular field.n/aA História escolar, no bojo das profundas transformações pelas quais passa sua matriz acadêmica, têm buscado redefinir seus princípios e finalidades de maneira a superar perspectivas históricas eurocêntricas, cronológico lineares e mono causais. Nesse cenário, ampliam-se os debates sobre como os docentes operam com recortes e seleções que permitam seus alunos a compreensão dos processos de produção desse conhecimento para além da simples memorização conteudista. Assim, propomos nesta dissertação uma reflexão sobre a concepção histórica que norteia os conteúdos de história de Brasil ao tratar do período colonial a partir de relatos de narrativas dos docentes da educação básica em sua experiência em sala de aula, analisando nesse sentido, as narrativas didáticas por eles privilegiadas. A presente pesquisa, estabelecida na ótica de abordagem da História oral, busca compreender as transposições e representações didáticas construídas na forma da mobilização dos saberes docentes em meio as diferentes concepções em disputa em torno da história como disciplina escolar inserida nas atuais discussões do campo curricular.Muaze, Mariana de Aguiar FerreiraMuaze, Mariana de Aguiar FerreiraMonteiro, Ana MariaMagalhães, Marcelo de SouzaSouza, Jessica Gabrielle de2018-08-02T18:57:24Z2018-08-02T18:57:24Z2018-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/unirio/12088info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-08-02T18:57:24Zoai:localhost:unirio/12088Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:58:15.259401Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
How to teach history? an analysis of practise and teaching experience through teacher's reports
title Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
spellingShingle Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
Souza, Jessica Gabrielle de
CIÊNCIAS HUMANAS
HISTÓRIA
History teaching
Oral History
Teacher knowledge
Ensino de História
História oral
Saberes docentes
title_short Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
title_full Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
title_fullStr Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
title_full_unstemmed Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
title_sort Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores
author Souza, Jessica Gabrielle de
author_facet Souza, Jessica Gabrielle de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
Monteiro, Ana Maria
Magalhães, Marcelo de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jessica Gabrielle de
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS HUMANAS
HISTÓRIA
History teaching
Oral History
Teacher knowledge
Ensino de História
História oral
Saberes docentes
topic CIÊNCIAS HUMANAS
HISTÓRIA
History teaching
Oral History
Teacher knowledge
Ensino de História
História oral
Saberes docentes
description CNPQ
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02T18:57:24Z
2018-08-02T18:57:24Z
2018-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/unirio/12088
identifier_str_mv SOUZA, Jessica Gabrielle de. Como ensinar história? Uma análise da prática e da experiência docente através de relatos de professores. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/unirio/12088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726439698464768