Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1666642
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –Brasil (CAPES). Código de financiamento 001.
id CAMP_25d9beac09af9dc393c6f459cbad9e23
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1219548
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curricularesAn analysis of the students performance and the content covered in the items of Genetics and Evolutionary Biology of the National High School Exam (ENEM): Curricular implicationsBase Nacional Comum CurricularAtividades de ensino-aprendizagemCiênciaCommon National Curriculum BaseTeaching-learning activitiesScienceItem analysisNatural SciencesKnowledge objectsArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –Brasil (CAPES). Código de financiamento 001.Abstract: Nas últimas décadas, a Genética e a Biologia Evolutiva se tornaram áreas promissoras e intrigantes para a sociedade. No entanto, apesar de seus conceitos passarem a ser considerados importantes na formação de cidadãos críticos e com responsabilidade social, professores e estudantes continuam a relatar dificuldades ao longo do processo de ensino-aprendizagem nessas áreas. Visando compreender e mensurar as dificuldades existentes por parte dos estudantes brasileiros, foi realizada uma pesquisa de natureza documental, de abordagem quanti-qualitativa, por meio da qual foram analisados o desempenho dos participantes e o conteúdo dos itens das provas regulares de Ciências da Natureza, referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 a 2016. Os resultados obtidos permitiram elencar fatores e objetos do conhecimento relacionados ao menor rendimento dos participantes em itens de Genética e Biologia Evolutiva, quando comparado às demais áreas da Biologia e das Ciências da Natureza. Assim, evidenciando a necessidade de mudanças no ensino-aprendizagem para uma aprendizagem significativa da Genética e da Biologia Evolutiva, bem como identificando aspectos a serem considerados durante a elaboração de itens avaliativos, tais como a construção de alternativas equilibradas entre si, o uso da linguagem científica e a apresentação do problema de forma objetiva e clara, por meio de contextualização adequada. Ao longo desse trabalho são incentivadas reflexões acerca do currículo escolar de Ciências e Biologia e proposta a abordagem de conceitos básicos da Genética e da Biologia Evolutiva, de forma gradativa e coerente com o desenvolvimento dos estudantes e as habilidades da BNCC, desde o Ensino FundamentalCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKleinke, Maurício Urban, 1958-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1666642KLEINKE, Maurício Urban. Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM): implicações curriculares. Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre, RS : UFRGS/Instituto de Física, 2020. Vol. 25, n. 3 (Dec., 2020), p. 503-536. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1666642. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1219548porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T10:58:02Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1219548Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-20T10:58:02Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
An analysis of the students performance and the content covered in the items of Genetics and Evolutionary Biology of the National High School Exam (ENEM): Curricular implications
title Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
spellingShingle Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Base Nacional Comum Curricular
Atividades de ensino-aprendizagem
Ciência
Common National Curriculum Base
Teaching-learning activities
Science
Item analysis
Natural Sciences
Knowledge objects
Artigo original
title_short Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
title_full Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
title_fullStr Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
title_full_unstemmed Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
title_sort Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM) : implicações curriculares
author Kleinke, Maurício Urban, 1958-
author_facet Kleinke, Maurício Urban, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleinke, Maurício Urban, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Atividades de ensino-aprendizagem
Ciência
Common National Curriculum Base
Teaching-learning activities
Science
Item analysis
Natural Sciences
Knowledge objects
Artigo original
topic Base Nacional Comum Curricular
Atividades de ensino-aprendizagem
Ciência
Common National Curriculum Base
Teaching-learning activities
Science
Item analysis
Natural Sciences
Knowledge objects
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –Brasil (CAPES). Código de financiamento 001.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1666642
KLEINKE, Maurício Urban. Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM): implicações curriculares. Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre, RS : UFRGS/Instituto de Física, 2020. Vol. 25, n. 3 (Dec., 2020), p. 503-536. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1666642. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1666642
identifier_str_mv KLEINKE, Maurício Urban. Uma análise do desempenho dos participantes e do conteúdo abordado em itens de genética e biologia evolutiva do exame nacional do ensino médio (ENEM): implicações curriculares. Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre, RS : UFRGS/Instituto de Física, 2020. Vol. 25, n. 3 (Dec., 2020), p. 503-536. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1666642. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1219548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030824509636608