Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11154
Resumo: Resumo: Em meio às dificuldades relacionadas a tempo de aula, conteúdo de matéria e real acompanhamento do aluno durante a aprendizagem, o uso de vídeos no espaço escolar contribui para a motivação, o interesse e o desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, neste trabalho investigam-se as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo voltado ao estímulo e disposição pela aprendizagem, além de analisar de que maneira a produção desses recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno da educação básica em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação, estruturada a partir de uma revisão sistemática da literatura. Percebeu-se que os vídeos proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e de inclusão social e digital, assim como facilitar o convívio saudável em sala de aula, contribuindo para a diminuição da indisciplina e maior motivação aos envolvidos
id CAMP_2c3c10f2dd3dce738c3128b529ad1da2
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343288
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagemAn assessment of the use of digital videos basic education in Brazil : effects on student motivation, in teaching and learningMotivação na educaçãoEnsino audiovisualTecnologia educacionalVídeo digitalMotivation in educationAudio-visual educationEducational technologyDigital videoArtigo originalResumo: Em meio às dificuldades relacionadas a tempo de aula, conteúdo de matéria e real acompanhamento do aluno durante a aprendizagem, o uso de vídeos no espaço escolar contribui para a motivação, o interesse e o desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, neste trabalho investigam-se as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo voltado ao estímulo e disposição pela aprendizagem, além de analisar de que maneira a produção desses recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno da educação básica em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação, estruturada a partir de uma revisão sistemática da literatura. Percebeu-se que os vídeos proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e de inclusão social e digital, assim como facilitar o convívio saudável em sala de aula, contribuindo para a diminuição da indisciplina e maior motivação aos envolvidosAbstract: In the midst of difficulties related to class time, amount of material and real monitoring of the student during learning, the use of videos in the school space contributes to the motivation, interest and development of students and teachers in the teaching and learning process. In this way, this work investigates the methodologies of using videos as an educational tool aimed at stimulating and willingness to learn, in addition to analyzing how the production of these pedagogical resources contributes to the emancipation of basic education students in search of knowledge in subjects you are taking. In this research, the state of the art about the use of videos in education was presented, structured from a systematic literature review. It was noticed that digital videos provide Brazilian students and teachers with greater opportunities, in order to adjust the learning process to individual needs and social and digital inclusion, as well as to facilitate healthy living in the classroom, contributing to the decrease in indiscipline and greater motivation to those involved.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11154SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem. Revista sítio novo. Palmas, TO. v. 5, n. 1, p. 19-30, jan./mar. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11154. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343288porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T12:32:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T12:32:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
An assessment of the use of digital videos basic education in Brazil : effects on student motivation, in teaching and learning
title Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
spellingShingle Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
Motivação na educação
Ensino audiovisual
Tecnologia educacional
Vídeo digital
Motivation in education
Audio-visual education
Educational technology
Digital video
Artigo original
title_short Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
title_full Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
title_fullStr Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
title_sort Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
author Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
author_facet Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
author_role author
author2 Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação na educação
Ensino audiovisual
Tecnologia educacional
Vídeo digital
Motivation in education
Audio-visual education
Educational technology
Digital video
Artigo original
topic Motivação na educação
Ensino audiovisual
Tecnologia educacional
Vídeo digital
Motivation in education
Audio-visual education
Educational technology
Digital video
Artigo original
description Resumo: Em meio às dificuldades relacionadas a tempo de aula, conteúdo de matéria e real acompanhamento do aluno durante a aprendizagem, o uso de vídeos no espaço escolar contribui para a motivação, o interesse e o desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, neste trabalho investigam-se as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo voltado ao estímulo e disposição pela aprendizagem, além de analisar de que maneira a produção desses recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno da educação básica em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação, estruturada a partir de uma revisão sistemática da literatura. Percebeu-se que os vídeos proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e de inclusão social e digital, assim como facilitar o convívio saudável em sala de aula, contribuindo para a diminuição da indisciplina e maior motivação aos envolvidos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11154
SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem. Revista sítio novo. Palmas, TO. v. 5, n. 1, p. 19-30, jan./mar. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11154. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11154
identifier_str_mv SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem. Revista sítio novo. Palmas, TO. v. 5, n. 1, p. 19-30, jan./mar. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11154. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830230667264