Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990
Resumo: Orientador: Marco Antonio Garcia de Carvalho
id UNICAMP-30_f9a3a46c21563fbdf6169de2a76aa7dc
oai_identifier_str oai::1157402
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learningAn assentement of de use of the digital videos in Brazil : effects on student motivation in teaching and learningVídeo digitalMotivaçãoAprendizagemEstudantesTecnologia da informação e comunicaçãoDigital videoMotivationLearningStudentsInformation and communication technologyOrientador: Marco Antonio Garcia de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: Na maior parte das salas de aulas, os alunos anseiam por serem seduzidos e motivados pelos professores com relação à forma como o conhecimento possa ser transferido. Através de inovações ou incorporações de práticas didáticas mais eficientes e eficazes, considerando-se as tecnologias disponíveis, a relação ensino aprendizagem poderia ser beneficiada, o que tornaria o professor mais próximo de seus objetivos como educador e motivador de reflexões, bem como as aulas mais dinâmicas e produtivas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a utilização de vídeos digitais na educação pode contribuir para a motivação, interesse e desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem, bem como discutir o papel das tecnologias da informação e comunicação na educação. Investiga-se também as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo de um modo geral, além de analisar de que maneira a produção destes recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação no Brasil, em que se percebeu que os vídeos digitais proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e sociais, impondo à escola o fornecimento de uma resposta adequada a esta inovação tecnológicaAbstract: In most classrooms, students yearn to be seduced and motivated by teachers about how knowledge can be transferred. Through innovations or incorporation of more efficient and effective teaching practices, considering the available technologies, the teaching-learning relationship could be benefited, which would make the teacher closer to his goals as an educator and motivator of reflections, as well as more dynamic and productive. Thus, this research aims to investigate how the use of digital videos in education can contribute to the motivation, interest and development of students and teachers in the teaching and learning process, as well as to discuss the role of information and communication technologies in education. It also investigates the methodologies of using videos as an educational tool in general, in addition to analyzing how the production of these pedagogical resources contributes to the emancipation of the student in search of knowledge in the subjects he is studying. In this research, the state of the art about the use of videos in education in Brazil was presented, in which it was realized that digital videos provide Brazilian students and teachers with greater opportunities, in order to adjust the learning process to individual and social needs, requiring the school to provide an adequate response to this technological innovatioMestradoSistemas de Informação e ComunicaçãoMestra em TecnologiaCAPES001[s.n.]Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-Carneiro, Everardo MagalhãesBorges, Marcos Augusto FranciscoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-20202020-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 73 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos. Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning . 2020. 1 recurso online ( 73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157402Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T09:12:30Zoai::1157402Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-18T09:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
An assentement of de use of the digital videos in Brazil : effects on student motivation in teaching and learning
title Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
spellingShingle Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
Vídeo digital
Motivação
Aprendizagem
Estudantes
Tecnologia da informação e comunicação
Digital video
Motivation
Learning
Students
Information and communication technology
title_short Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
title_full Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
title_fullStr Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
title_full_unstemmed Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
title_sort Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning
author Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
author_facet Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Carneiro, Everardo Magalhães
Borges, Marcos Augusto Francisco
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Tatiane Ramos dos Santos, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo digital
Motivação
Aprendizagem
Estudantes
Tecnologia da informação e comunicação
Digital video
Motivation
Learning
Students
Information and communication technology
topic Vídeo digital
Motivação
Aprendizagem
Estudantes
Tecnologia da informação e comunicação
Digital video
Motivation
Learning
Students
Information and communication technology
description Orientador: Marco Antonio Garcia de Carvalho
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-09-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990
SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos. Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning . 2020. 1 recurso online ( 73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990
identifier_str_mv SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos. Uma avaliação do uso de vídeos digitais no Brasil : efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem = An assentement of de use of the digital videos in Brazil: effects on student motivation in teaching and learning . 2020. 1 recurso online ( 73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639990. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157402
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 73 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138555820244992