Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652 |
Resumo: | Resumo: O livro didático (LD), influenciado pelo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, passou por significativas transformações. Entre elas, a complexificação de suas páginas, com interface que remete às páginas da web, que passou a caracterizar os seus mais recentes layouts. Ou seja, as páginas dos livros didáticos apresentam, nos formatos mais recentes, uma mancha de página com diferentes espaços, ou subespaços, que materializam diferentes enunciados, em forma de mosaico. Tem-se, assim, conforme Barros(2004), a presença de planos meta enunciativos específicos que se voltam sobre planos enunciativos gerais. Ou seja, metaenunciados que se voltam sobre o objeto de ensino para explicá-lo, exemplificá-lo, para dialogar com os enunciadoscentraisnas unidades, capítulos ou seções. Por esse motivo, objetivamos analisar como os enunciados ditos "auxiliares", perigráficos, se voltam sobre os enunciados ditos principais que, por sua vez, materializam os objetos de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, e quais efeitos desencadeiam. Como resultado de tal questionamento, tem-se que, ao se voltar para o que é posto como central na página do livro didático, os metaenunciados desempenham papel fundamental na construção dos sentidos, considerando que o tópico ensinado depende dos demais enunciados que o rodeiam para possibilitar leitura e compreensão mais bem aprofundada ao aluno/leitor. Para desenvolver as análises e discussões propostas no artigo, o caminho teórico e analítico alinha-se aos estudos metaenunciativos (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), às investigações sobre livro didático (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), bem como às pesquisas sobre projeto gráfico visual (SILVA, 1985) |
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Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de portuguêsThe (meta)utterances and theprocess of construction of meanings in the Portuguese textbookLivros didáticosMetaenunciaçãoLivro didático de portuguêsArtigo originalResumo: O livro didático (LD), influenciado pelo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, passou por significativas transformações. Entre elas, a complexificação de suas páginas, com interface que remete às páginas da web, que passou a caracterizar os seus mais recentes layouts. Ou seja, as páginas dos livros didáticos apresentam, nos formatos mais recentes, uma mancha de página com diferentes espaços, ou subespaços, que materializam diferentes enunciados, em forma de mosaico. Tem-se, assim, conforme Barros(2004), a presença de planos meta enunciativos específicos que se voltam sobre planos enunciativos gerais. Ou seja, metaenunciados que se voltam sobre o objeto de ensino para explicá-lo, exemplificá-lo, para dialogar com os enunciadoscentraisnas unidades, capítulos ou seções. Por esse motivo, objetivamos analisar como os enunciados ditos "auxiliares", perigráficos, se voltam sobre os enunciados ditos principais que, por sua vez, materializam os objetos de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, e quais efeitos desencadeiam. Como resultado de tal questionamento, tem-se que, ao se voltar para o que é posto como central na página do livro didático, os metaenunciados desempenham papel fundamental na construção dos sentidos, considerando que o tópico ensinado depende dos demais enunciados que o rodeiam para possibilitar leitura e compreensão mais bem aprofundada ao aluno/leitor. Para desenvolver as análises e discussões propostas no artigo, o caminho teórico e analítico alinha-se aos estudos metaenunciativos (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), às investigações sobre livro didático (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), bem como às pesquisas sobre projeto gráfico visual (SILVA, 1985)Abstract: The textbook (LD), influenced by the technological development of the last decades, has undergone significant transformations. Among them, the complexity of its pages, with an interface that refers to web pages, which has come to characterize its most recent layouts. That is, the pages of textbooks present, in the most recent formats, a page stain with different spaces, or subspaces, which materialize different statements, in the form of a mosaic. Thus, according to Barros (2004), there is the presence of specific meta-enunciative plans that focus on general enunciative plans. That is, meta-statements that focus on the teaching objectto explain it, exemplify it, to dialogue with the central statements in the units, chapters or sections. For this reason, we aim to analyze how the so-called "auxiliary" statements, perigraphic, turn on the so-called main statements, which, in turn, materialize the teaching objects of the discipline, and what effects they trigger. As a result of such questioning, when turning towhat is central in the textbook page, meta-statements play a fundamental role in the construction of meanings, considering that the topic taught depends on the other utterances that surround it to enable reading and better understanding to the student/reader. To develop the analyzes and discussions proposed in the article, the theoretical and analytical path is aligned with meta-enunciative studies (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), with investigations on textbooks (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), as well as research on visual graphic design (SILVA, 1985)AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Donizete SilvaCordeiro, Leidiane RaimundoBarros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14652OLIVEIRA, Donizete Silva; CORDEIRO, Leidiane Raimundo; BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português. Revista letras raras. Campina Grande, PB. v. 12, n. 2, p. 188-209, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372048porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T08:53:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-10T08:53:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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