Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Donizete Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cordeiro, Leidiane Raimundo, Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652
Resumo: Resumo: O livro didático (LD), influenciado pelo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, passou por significativas transformações. Entre elas, a complexificação de suas páginas, com interface que remete às páginas da web, que passou a caracterizar os seus mais recentes layouts. Ou seja, as páginas dos livros didáticos apresentam, nos formatos mais recentes, uma mancha de página com diferentes espaços, ou subespaços, que materializam diferentes enunciados, em forma de mosaico. Tem-se, assim, conforme Barros(2004), a presença de planos meta enunciativos específicos que se voltam sobre planos enunciativos gerais. Ou seja, metaenunciados que se voltam sobre o objeto de ensino para explicá-lo, exemplificá-lo, para dialogar com os enunciadoscentraisnas unidades, capítulos ou seções. Por esse motivo, objetivamos analisar como os enunciados ditos "auxiliares", perigráficos, se voltam sobre os enunciados ditos principais que, por sua vez, materializam os objetos de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, e quais efeitos desencadeiam. Como resultado de tal questionamento, tem-se que, ao se voltar para o que é posto como central na página do livro didático, os metaenunciados desempenham papel fundamental na construção dos sentidos, considerando que o tópico ensinado depende dos demais enunciados que o rodeiam para possibilitar leitura e compreensão mais bem aprofundada ao aluno/leitor. Para desenvolver as análises e discussões propostas no artigo, o caminho teórico e analítico alinha-se aos estudos metaenunciativos (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), às investigações sobre livro didático (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), bem como às pesquisas sobre projeto gráfico visual (SILVA, 1985)
id CAMP_2dbfa2a5db684f44dd55acdb01f1b843
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372048
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de portuguêsThe (meta)utterances and theprocess of construction of meanings in the Portuguese textbookLivros didáticosMetaenunciaçãoLivro didático de portuguêsArtigo originalResumo: O livro didático (LD), influenciado pelo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, passou por significativas transformações. Entre elas, a complexificação de suas páginas, com interface que remete às páginas da web, que passou a caracterizar os seus mais recentes layouts. Ou seja, as páginas dos livros didáticos apresentam, nos formatos mais recentes, uma mancha de página com diferentes espaços, ou subespaços, que materializam diferentes enunciados, em forma de mosaico. Tem-se, assim, conforme Barros(2004), a presença de planos meta enunciativos específicos que se voltam sobre planos enunciativos gerais. Ou seja, metaenunciados que se voltam sobre o objeto de ensino para explicá-lo, exemplificá-lo, para dialogar com os enunciadoscentraisnas unidades, capítulos ou seções. Por esse motivo, objetivamos analisar como os enunciados ditos "auxiliares", perigráficos, se voltam sobre os enunciados ditos principais que, por sua vez, materializam os objetos de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, e quais efeitos desencadeiam. Como resultado de tal questionamento, tem-se que, ao se voltar para o que é posto como central na página do livro didático, os metaenunciados desempenham papel fundamental na construção dos sentidos, considerando que o tópico ensinado depende dos demais enunciados que o rodeiam para possibilitar leitura e compreensão mais bem aprofundada ao aluno/leitor. Para desenvolver as análises e discussões propostas no artigo, o caminho teórico e analítico alinha-se aos estudos metaenunciativos (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), às investigações sobre livro didático (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), bem como às pesquisas sobre projeto gráfico visual (SILVA, 1985)Abstract: The textbook (LD), influenced by the technological development of the last decades, has undergone significant transformations. Among them, the complexity of its pages, with an interface that refers to web pages, which has come to characterize its most recent layouts. That is, the pages of textbooks present, in the most recent formats, a page stain with different spaces, or subspaces, which materialize different statements, in the form of a mosaic. Thus, according to Barros (2004), there is the presence of specific meta-enunciative plans that focus on general enunciative plans. That is, meta-statements that focus on the teaching objectto explain it, exemplify it, to dialogue with the central statements in the units, chapters or sections. For this reason, we aim to analyze how the so-called "auxiliary" statements, perigraphic, turn on the so-called main statements, which, in turn, materialize the teaching objects of the discipline, and what effects they trigger. As a result of such questioning, when turning towhat is central in the textbook page, meta-statements play a fundamental role in the construction of meanings, considering that the topic taught depends on the other utterances that surround it to enable reading and better understanding to the student/reader. To develop the analyzes and discussions proposed in the article, the theoretical and analytical path is aligned with meta-enunciative studies (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), with investigations on textbooks (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), as well as research on visual graphic design (SILVA, 1985)AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Donizete SilvaCordeiro, Leidiane RaimundoBarros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14652OLIVEIRA, Donizete Silva; CORDEIRO, Leidiane Raimundo; BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português. Revista letras raras. Campina Grande, PB. v. 12, n. 2, p. 188-209, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372048porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T08:53:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-10T08:53:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
The (meta)utterances and theprocess of construction of meanings in the Portuguese textbook
title Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
spellingShingle Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
Oliveira, Donizete Silva
Livros didáticos
Metaenunciação
Livro didático de português
Artigo original
title_short Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
title_full Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
title_fullStr Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
title_full_unstemmed Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
title_sort Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português
author Oliveira, Donizete Silva
author_facet Oliveira, Donizete Silva
Cordeiro, Leidiane Raimundo
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
author_role author
author2 Cordeiro, Leidiane Raimundo
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Donizete Silva
Cordeiro, Leidiane Raimundo
Barros-Gomes, Juliene da Silva, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Metaenunciação
Livro didático de português
Artigo original
topic Livros didáticos
Metaenunciação
Livro didático de português
Artigo original
description Resumo: O livro didático (LD), influenciado pelo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, passou por significativas transformações. Entre elas, a complexificação de suas páginas, com interface que remete às páginas da web, que passou a caracterizar os seus mais recentes layouts. Ou seja, as páginas dos livros didáticos apresentam, nos formatos mais recentes, uma mancha de página com diferentes espaços, ou subespaços, que materializam diferentes enunciados, em forma de mosaico. Tem-se, assim, conforme Barros(2004), a presença de planos meta enunciativos específicos que se voltam sobre planos enunciativos gerais. Ou seja, metaenunciados que se voltam sobre o objeto de ensino para explicá-lo, exemplificá-lo, para dialogar com os enunciadoscentraisnas unidades, capítulos ou seções. Por esse motivo, objetivamos analisar como os enunciados ditos "auxiliares", perigráficos, se voltam sobre os enunciados ditos principais que, por sua vez, materializam os objetos de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, e quais efeitos desencadeiam. Como resultado de tal questionamento, tem-se que, ao se voltar para o que é posto como central na página do livro didático, os metaenunciados desempenham papel fundamental na construção dos sentidos, considerando que o tópico ensinado depende dos demais enunciados que o rodeiam para possibilitar leitura e compreensão mais bem aprofundada ao aluno/leitor. Para desenvolver as análises e discussões propostas no artigo, o caminho teórico e analítico alinha-se aos estudos metaenunciativos (AUTHIER-REVUZ, 1998; 2004; BARROS, 2004), às investigações sobre livro didático (BARROS, 2020; OLIVEIRA, 2021), bem como às pesquisas sobre projeto gráfico visual (SILVA, 1985)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652
OLIVEIRA, Donizete Silva; CORDEIRO, Leidiane Raimundo; BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português. Revista letras raras. Campina Grande, PB. v. 12, n. 2, p. 188-209, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652
identifier_str_mv OLIVEIRA, Donizete Silva; CORDEIRO, Leidiane Raimundo; BARROS-GOMES, Juliene da Silva. Os (meta)enunciados e o processo de construção dos sentidos no livro didático de português. Revista letras raras. Campina Grande, PB. v. 12, n. 2, p. 188-209, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14652. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834631540736