O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090 |
Resumo: | Neste trabalho, investiga-se o tratamento dado ao gênero artigo de opinião na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, publicada pela Editora Moderna no ano de 2013. O objeto de reflexão aponta a sua relevância por ser o artigo de opinião um gênero que, ao ser tratado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa no aluno para a tomada de decisões de interesse coletivo; e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do PNLD/2015 como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além da atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa. Para análise do material coletado, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo definidas por Bardin (2009). A fundamentação teórica dialoga com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 1999) e Schneuwly e Dolz (2004), a conceituação de artigo de opinião de Gonçalves e Higa (2012) e as colocações sobre o ensino de Língua Portuguesa feitas por Antunes (2009, 2003). Os resultados evidenciam que algumas seções do capítulo ainda apresentam linguagem distante do aluno, além de não resgatar o conhecimento construído em seções anteriores do capítulo. Além disso, textos-base utilizados no capítulo poderiam ter sido apresentados na íntegra, e a proposta de produção textual, ter sido detalhada de forma precisa. |
id |
UFMG-7_4fd92b2a69d60af7ac5ff1fa37682edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13090 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentidoartigo de opinião, tratamento didático, livro didático.Neste trabalho, investiga-se o tratamento dado ao gênero artigo de opinião na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, publicada pela Editora Moderna no ano de 2013. O objeto de reflexão aponta a sua relevância por ser o artigo de opinião um gênero que, ao ser tratado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa no aluno para a tomada de decisões de interesse coletivo; e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do PNLD/2015 como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além da atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa. Para análise do material coletado, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo definidas por Bardin (2009). A fundamentação teórica dialoga com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 1999) e Schneuwly e Dolz (2004), a conceituação de artigo de opinião de Gonçalves e Higa (2012) e as colocações sobre o ensino de Língua Portuguesa feitas por Antunes (2009, 2003). Os resultados evidenciam que algumas seções do capítulo ainda apresentam linguagem distante do aluno, além de não resgatar o conhecimento construído em seções anteriores do capítulo. Além disso, textos-base utilizados no capítulo poderiam ter sido apresentados na íntegra, e a proposta de produção textual, ter sido detalhada de forma precisa.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilva Junior, Lenilton Damião daCosta-Maciel, Débora Amorim2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1910http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1911http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1912http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1913http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1914http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1915http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1916http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1917Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13090Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido |
title |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido |
spellingShingle |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido Silva Junior, Lenilton Damião da artigo de opinião, tratamento didático, livro didático. |
title_short |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido |
title_full |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido |
title_fullStr |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido |
title_full_unstemmed |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido |
title_sort |
O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido |
author |
Silva Junior, Lenilton Damião da |
author_facet |
Silva Junior, Lenilton Damião da Costa-Maciel, Débora Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Costa-Maciel, Débora Amorim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Lenilton Damião da Costa-Maciel, Débora Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artigo de opinião, tratamento didático, livro didático. |
topic |
artigo de opinião, tratamento didático, livro didático. |
description |
Neste trabalho, investiga-se o tratamento dado ao gênero artigo de opinião na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, publicada pela Editora Moderna no ano de 2013. O objeto de reflexão aponta a sua relevância por ser o artigo de opinião um gênero que, ao ser tratado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa no aluno para a tomada de decisões de interesse coletivo; e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do PNLD/2015 como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além da atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa. Para análise do material coletado, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo definidas por Bardin (2009). A fundamentação teórica dialoga com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 1999) e Schneuwly e Dolz (2004), a conceituação de artigo de opinião de Gonçalves e Higa (2012) e as colocações sobre o ensino de Língua Portuguesa feitas por Antunes (2009, 2003). Os resultados evidenciam que algumas seções do capítulo ainda apresentam linguagem distante do aluno, além de não resgatar o conhecimento construído em seções anteriores do capítulo. Além disso, textos-base utilizados no capítulo poderiam ter sido apresentados na íntegra, e a proposta de produção textual, ter sido detalhada de forma precisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1910 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1911 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1912 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1913 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1914 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1915 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1916 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100928786432 |