O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Lenilton Damião da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa-Maciel, Débora Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090
Resumo: Neste trabalho, investiga-se o tratamento dado ao gênero artigo de opinião na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, publicada pela Editora Moderna no ano de 2013. O objeto de reflexão aponta a sua relevância por ser o artigo de opinião um gênero que, ao ser tratado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa no aluno para a tomada de decisões de interesse coletivo; e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do PNLD/2015 como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além da atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa. Para análise do material coletado, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo definidas por Bardin (2009). A fundamentação teórica dialoga com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 1999) e Schneuwly e Dolz (2004), a conceituação de artigo de opinião de Gonçalves e Higa (2012) e as colocações sobre o ensino de Língua Portuguesa feitas por Antunes (2009, 2003). Os resultados evidenciam que algumas seções do capítulo ainda apresentam linguagem distante do aluno, além de não resgatar o conhecimento construído em seções anteriores do capítulo. Além disso, textos-base utilizados no capítulo poderiam ter sido apresentados na íntegra, e a proposta de produção textual, ter sido detalhada de forma precisa.
id UFMG-7_4fd92b2a69d60af7ac5ff1fa37682edc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13090
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentidoartigo de opinião, tratamento didático, livro didático.Neste trabalho, investiga-se o tratamento dado ao gênero artigo de opinião na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, publicada pela Editora Moderna no ano de 2013. O objeto de reflexão aponta a sua relevância por ser o artigo de opinião um gênero que, ao ser tratado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa no aluno para a tomada de decisões de interesse coletivo; e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do PNLD/2015 como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além da atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa. Para análise do material coletado, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo definidas por Bardin (2009). A fundamentação teórica dialoga com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 1999) e Schneuwly e Dolz (2004), a conceituação de artigo de opinião de Gonçalves e Higa (2012) e as colocações sobre o ensino de Língua Portuguesa feitas por Antunes (2009, 2003). Os resultados evidenciam que algumas seções do capítulo ainda apresentam linguagem distante do aluno, além de não resgatar o conhecimento construído em seções anteriores do capítulo. Além disso, textos-base utilizados no capítulo poderiam ter sido apresentados na íntegra, e a proposta de produção textual, ter sido detalhada de forma precisa.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilva Junior, Lenilton Damião daCosta-Maciel, Débora Amorim2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1910http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1911http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1912http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1913http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1914http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1915http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1916http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1917Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13090Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
title O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
spellingShingle O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
Silva Junior, Lenilton Damião da
artigo de opinião, tratamento didático, livro didático.
title_short O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
title_full O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
title_fullStr O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
title_full_unstemmed O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
title_sort O que propõe o livro didático de Língua Portuguesa quando trata o gênero Artigo de Opinião? Investigações da obra Português: contexto, interlocução e sentido
author Silva Junior, Lenilton Damião da
author_facet Silva Junior, Lenilton Damião da
Costa-Maciel, Débora Amorim
author_role author
author2 Costa-Maciel, Débora Amorim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Lenilton Damião da
Costa-Maciel, Débora Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv artigo de opinião, tratamento didático, livro didático.
topic artigo de opinião, tratamento didático, livro didático.
description Neste trabalho, investiga-se o tratamento dado ao gênero artigo de opinião na coleção Português: contexto, interlocução e sentido, publicada pela Editora Moderna no ano de 2013. O objeto de reflexão aponta a sua relevância por ser o artigo de opinião um gênero que, ao ser tratado, pode favorecer o desenvolvimento da competência comunicativa no aluno para a tomada de decisões de interesse coletivo; e por ter a coleção recebido destaque na avaliação do PNLD/2015 como a única que tem a perspectiva discursiva de abordagem dos diversos eixos do ensino de língua portuguesa, além da atualização dos princípios teóricos que embasam o seu trabalho. Trata-se de uma pesquisa documental de base qualitativa e interpretativa. Para análise do material coletado, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo definidas por Bardin (2009). A fundamentação teórica dialoga com os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 1999) e Schneuwly e Dolz (2004), a conceituação de artigo de opinião de Gonçalves e Higa (2012) e as colocações sobre o ensino de Língua Portuguesa feitas por Antunes (2009, 2003). Os resultados evidenciam que algumas seções do capítulo ainda apresentam linguagem distante do aluno, além de não resgatar o conhecimento construído em seções anteriores do capítulo. Além disso, textos-base utilizados no capítulo poderiam ter sido apresentados na íntegra, e a proposta de produção textual, ter sido detalhada de forma precisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1910
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1911
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1912
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1913
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1914
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1915
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1916
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13090/1917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100928786432