Redes sociais e política educacional : análise do Instituto Ayrton Senna no twitter de 2013 a 2020
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12717 |
Resumo: | Resumo: O artigo procura analisar a incidência do Instituto Ayrton Senna (IAS) expressa no Twitter observando as tendências identificadas nas mensagens, os usuários mencionados e as agendas veiculadas. Utilizando um corpus documental composto pelos tweets do Instituto Ayrton Senna de 2013 a 2020 realizou-se análise de conteúdo e análise automática de frequência de palavras dos tweets. Os resultados destacam que os tweets dão importância às questões inerentes à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM em inglês) e ao uso de evidências científicas, pesquisas, citações ou estudos para legitimar as posições defendidas pelo IAS. A referência a organizações como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico são utilizadas para legitimar as ações e as opções tomadas pelo IAS |
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Redes sociais e política educacional : análise do Instituto Ayrton Senna no twitter de 2013 a 2020Social networks and education policy : analysis of Ayrton Senna Institute on twitter from 2013 to 2020Redes sociales y política educativa : análisis del Instituto Ayrton Senna en twitter de 2013 a 2020Instituto Ayrton SennaEducação e EstadoRedes sociaisEducation and stateAyrton Senna InstituteSocial networksTwitterArtigo originalResumo: O artigo procura analisar a incidência do Instituto Ayrton Senna (IAS) expressa no Twitter observando as tendências identificadas nas mensagens, os usuários mencionados e as agendas veiculadas. Utilizando um corpus documental composto pelos tweets do Instituto Ayrton Senna de 2013 a 2020 realizou-se análise de conteúdo e análise automática de frequência de palavras dos tweets. Os resultados destacam que os tweets dão importância às questões inerentes à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM em inglês) e ao uso de evidências científicas, pesquisas, citações ou estudos para legitimar as posições defendidas pelo IAS. A referência a organizações como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico são utilizadas para legitimar as ações e as opções tomadas pelo IASAbstract: : The paper seeks to analyse the agenda of the Ayrton Senna Institute (ASI) on Twitter by examining the trends identifed in the messages, the users mentioned, and the agendas conveyed. Using a corpus of documents composed of the tweets of Ayrton Senna Institute from 2013 to 2020 we performed a content analysis and automatic word frequency analysis of the tweets. The results highlight that the tweets give importance to issues inherent to science, technology, engineering, and mathematics (STEM), the use of scientifc evidence, research, citations, or studies to legitimise the positions defended by the ASI. Reference to organisations such as UNESCO and the Organisation for Economic Cooperation and Development is used to legitimise the actions and options taken by the ASIResumen: Este artículo pretende analizar la agenda del Instituto Ayrton Senna (IAS) expresada en Twitter observando las tendencias identifcadas en los mensajes, los usuarios mencionados y las agendas transmitidas. A partir de un corpus documental formado por los tuits del Instituto Ayrton Senna desde 2013 hasta 2020, se realizó un análisis de contenido y un análisis automático de frecuencia de palabras de los tuits. Los resultados destacan que los tuits dan importancia a cuestiones de la ciencia, la tecnología, la ingeniería y las matemáticas y al uso de pruebas científcas, investigaciones o estudios para legitimar las posiciones defendidas por el IAS. La referencia a organizaciones como la UNESCO y la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE) se utiliza para legitimar las acciones y opciones adoptadas por el IASAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAdrião, Theresa Maria de Freitas, 1965-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12717ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas. Redes sociais e política educacional: análise do Instituto Ayrton Senna no twitter de 2013 a 2020. Revista brasileira de política e administração da educação. Brasília, DF : Associação Brasileira de Política e Administração da Educação, 2021. Vol. 37, n. 3 (set./dez., 2021), p. 1413-1440. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12717. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350613porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-27T13:52:49Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350613Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-27T13:52:49Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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