A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8357
Resumo: Abstract: The purpose of this brief essay is re-read a critical review I wrote about the manifesto "A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Fu-tures", authored by a group of researchers f rom Australia, England and the United States known as The New London Group, which completes 25 years in 2021. By carrying out a more up-to-date reading, I try to dis-cuss, in particular, the idea of contingent designs, term that I coined in 2016 based on the manifesto, in order to situate it in light of two inter-connected literacies events that were quite outstanding in the Brazil-ian political scenario in 2018, widely publicized by social networks: the truck drivers’ strike and the presidential elections
id CAMP_39496cb1c2f565cce41e76b5bad72d28
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266405
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)consideraçõesA Pedagogy of Multiliteracies 25 years later : some (re)considerationsA pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas reconsideraçõesA Pedagogy of Multiliteracies 25 years later : some reconsiderationsMultiletramentosRedes sociaisMultiliteraciesSocial networksDesigns contingenciaisArtigo originalAbstract: The purpose of this brief essay is re-read a critical review I wrote about the manifesto "A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Fu-tures", authored by a group of researchers f rom Australia, England and the United States known as The New London Group, which completes 25 years in 2021. By carrying out a more up-to-date reading, I try to dis-cuss, in particular, the idea of contingent designs, term that I coined in 2016 based on the manifesto, in order to situate it in light of two inter-connected literacies events that were quite outstanding in the Brazil-ian political scenario in 2018, widely publicized by social networks: the truck drivers’ strike and the presidential electionsResumo: O objetivo deste breve ensaio é fazer uma releitura de uma resenha crítica que escrevi sobre o manifesto "A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures", de autoria de um grupo de pesquisadores provenientes da Austrália, da Inglaterra e dos Estados Unidos conheci-do como The New London Group, que completa 25 anos em 2021. Ao realizar uma leitura mais atualizada, procuro discutir, em particular, a ideia de designs contingenciais, termo que cunhei em 2016 com base no manifesto, com o fito de situá-lo à luz de dois eventos de letramen-tos interligados que foram bastante marcantes no cenário político bra-sileiro em 2018, amplamente divulgados por redes sociais: a greve dos caminhoneiros e as eleições presidenciaisAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Petrilson Alan, 1977-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8357PINHEIRO, Petrilson Alan. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: algumas (re)considerações. Linguagem em foco. Fortaleza, CE : Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. Vol. 58, n. 2 Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (jun., 2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8357. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266405porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-11T16:00:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1266405Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-04-11T16:00:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
A Pedagogy of Multiliteracies 25 years later : some (re)considerations
A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas reconsiderações
A Pedagogy of Multiliteracies 25 years later : some reconsiderations
title A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
spellingShingle A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Multiletramentos
Redes sociais
Multiliteracies
Social networks
Designs contingenciais
Artigo original
title_short A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
title_full A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
title_fullStr A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
title_full_unstemmed A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
title_sort A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois : algumas (re)considerações
author Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
author_facet Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Redes sociais
Multiliteracies
Social networks
Designs contingenciais
Artigo original
topic Multiletramentos
Redes sociais
Multiliteracies
Social networks
Designs contingenciais
Artigo original
description Abstract: The purpose of this brief essay is re-read a critical review I wrote about the manifesto "A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Fu-tures", authored by a group of researchers f rom Australia, England and the United States known as The New London Group, which completes 25 years in 2021. By carrying out a more up-to-date reading, I try to dis-cuss, in particular, the idea of contingent designs, term that I coined in 2016 based on the manifesto, in order to situate it in light of two inter-connected literacies events that were quite outstanding in the Brazil-ian political scenario in 2018, widely publicized by social networks: the truck drivers’ strike and the presidential elections
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8357
PINHEIRO, Petrilson Alan. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: algumas (re)considerações. Linguagem em foco. Fortaleza, CE : Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. Vol. 58, n. 2 Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (jun., 2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8357. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8357
identifier_str_mv PINHEIRO, Petrilson Alan. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: algumas (re)considerações. Linguagem em foco. Fortaleza, CE : Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. Vol. 58, n. 2 Homenagem aos 25 anos da publicação do Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (jun., 2021). Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8357. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827681579008