Teatro de quermesse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Grácia Maria, 1965-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16540
Resumo: Resumo: O presente artigo trata do retorno da ação artística Passeio Cantante às ruas, após dois anos de isolamento social provocado pela COVID-19, com o objetivo de deixar um testemunho da experiência das artes da presença e do isolamento. Soma-se uma narrativa sobre a linguagem que vem sendo criada a partir da intersecção entre patrimônio histórico, cena e tradição junina, a qual aqui é chamada de Teatro de Quermesse. Para descrever como tem sido feito este teatro caipira, adicionamos às informações relacionadas ao Passeio Cantante, informações sobre a urbanização de Campinas desde o século XVIII, sobre as pessoas e a tradição junina aqui plantada desde o século XVI. A partir do material aqui reunido, mostramos como esta dramaturgia para becos, largos e praças, é pensada enquanto acontecimento cênico que evoca a memória da cidade, de uma perspectiva política dos dias de hoje com vistas para proposições de futuro. O texto dialoga com Leda Maria Martins (1997; 2002), Milton Santos (2014), Luís Antônio Simas (2019), entre outras referências
id CAMP_3ef1320fd522d0c19688d6fc2bd7d34e
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370338
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Teatro de quermesseArtigo originalTeatro - BrasilEspaços públicosCultura popularTheater - BrazilPublic placesPopular cultureUrban interventionResumo: O presente artigo trata do retorno da ação artística Passeio Cantante às ruas, após dois anos de isolamento social provocado pela COVID-19, com o objetivo de deixar um testemunho da experiência das artes da presença e do isolamento. Soma-se uma narrativa sobre a linguagem que vem sendo criada a partir da intersecção entre patrimônio histórico, cena e tradição junina, a qual aqui é chamada de Teatro de Quermesse. Para descrever como tem sido feito este teatro caipira, adicionamos às informações relacionadas ao Passeio Cantante, informações sobre a urbanização de Campinas desde o século XVIII, sobre as pessoas e a tradição junina aqui plantada desde o século XVI. A partir do material aqui reunido, mostramos como esta dramaturgia para becos, largos e praças, é pensada enquanto acontecimento cênico que evoca a memória da cidade, de uma perspectiva política dos dias de hoje com vistas para proposições de futuro. O texto dialoga com Leda Maria Martins (1997; 2002), Milton Santos (2014), Luís Antônio Simas (2019), entre outras referênciasAbstract: This article deals with the return of the Passeio Cantante artistic action to the streets, after two years of social isolation caused by COVID-19, with the aim of leaving a testimony of the experience of the arts of presence and isolation. It adds a narrative about the language that has been created from the intersection between historical heritage, scene and June tradition, which here is called Teatro de Quermesse. To describe how this caipira theater has been made, we add to the information related to Passeio Cantante, information about the urbanization of Campinas since the 18th century, about the people and the June tradition planted here since the 16th century. From the material gathered here, we show how this dramaturgy for alleys, squares and squares is thought of as a scenic event that evokes the memory of the city, from a political perspective of today with a view to proposals for the future. The text dialogues with Leda Maria Martins (1997; 2002), Milton Santos (2014), Luís Antônio Simas (2019), among other referencesResumen: Este artículo trata sobre el regreso de la acción artística Passeio Cantante a las calles, luego de dos años de aislamiento social provocado por el COVID-19, con el objetivo de dejar un testimonio de la experiencia de las artes de la presencia y el aislamiento. Agrega una narración sobre el lenguaje que se ha creado a partir de la intersección entre patrimonio histórico, escena y tradición junina, que aquí se denomina Teatro de Quermesse. Para describir como se ha realizado este teatro caipira, agregamos a la información relacionada con Passeio Cantante, información sobre la urbanización de Campinas desde el siglo XVIII, sobre la gentey la tradición junina plantada aquí desde el siglo XVI. A partir del material aquí reunido, mostramos cómo esta dramaturgia de callejones, plazas y plazas es pensada como un hecho escénico que evoca la memoria de la ciudad, desde una perspectiva política de hoy con miras a propuestas de futuro. El texto dialoga con Leda Maria Martins (1997; 2002), Milton Santos (2014), Luís Antônio Simas (2019), entre otras referenciasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNavarro, Grácia Maria, 1965-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16540NAVARRO, Grácia Maria. Teatro de quermesse. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-31, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16540. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370338porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T11:27:53Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370338Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-10T11:27:53Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro de quermesse
title Teatro de quermesse
spellingShingle Teatro de quermesse
Navarro, Grácia Maria, 1965-
Artigo original
Teatro - Brasil
Espaços públicos
Cultura popular
Theater - Brazil
Public places
Popular culture
Urban intervention
title_short Teatro de quermesse
title_full Teatro de quermesse
title_fullStr Teatro de quermesse
title_full_unstemmed Teatro de quermesse
title_sort Teatro de quermesse
author Navarro, Grácia Maria, 1965-
author_facet Navarro, Grácia Maria, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro, Grácia Maria, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Teatro - Brasil
Espaços públicos
Cultura popular
Theater - Brazil
Public places
Popular culture
Urban intervention
topic Artigo original
Teatro - Brasil
Espaços públicos
Cultura popular
Theater - Brazil
Public places
Popular culture
Urban intervention
description Resumo: O presente artigo trata do retorno da ação artística Passeio Cantante às ruas, após dois anos de isolamento social provocado pela COVID-19, com o objetivo de deixar um testemunho da experiência das artes da presença e do isolamento. Soma-se uma narrativa sobre a linguagem que vem sendo criada a partir da intersecção entre patrimônio histórico, cena e tradição junina, a qual aqui é chamada de Teatro de Quermesse. Para descrever como tem sido feito este teatro caipira, adicionamos às informações relacionadas ao Passeio Cantante, informações sobre a urbanização de Campinas desde o século XVIII, sobre as pessoas e a tradição junina aqui plantada desde o século XVI. A partir do material aqui reunido, mostramos como esta dramaturgia para becos, largos e praças, é pensada enquanto acontecimento cênico que evoca a memória da cidade, de uma perspectiva política dos dias de hoje com vistas para proposições de futuro. O texto dialoga com Leda Maria Martins (1997; 2002), Milton Santos (2014), Luís Antônio Simas (2019), entre outras referências
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16540
NAVARRO, Grácia Maria. Teatro de quermesse. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-31, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16540. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16540
identifier_str_mv NAVARRO, Grácia Maria. Teatro de quermesse. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-31, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16540. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834090475520