Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Carmen Lúcia, 1956-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10230
Resumo: Resumo: Diferentes concepções de natureza são inventadas pela ordem urbana no início do século XX. Fabrica-se um ideário médico-pedagógico de valorização da vida ao ar livre e de práticas educativas junto à natureza. Afirma-se naquele momento um naturismo pedagógico que não tardará a prescrever uma prática regular de jogos e de exercícios físicos ao ar livre em diferentes espaços, inclusive na instituição escolar. Para analisar esse ideário, este artigo trata de alguns aspectos da obra de Georges Hébert, cujas ideias centrais evocam um retorno à natureza a partir de distintas práticas educativas feitas ao ar livre. Como fontes primárias usamos parte da obra de Georges Hébert produzida entre 1905 e 1936
id CAMP_4030703778f4f6d4c97360d18a41a00f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168331
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges HébertAn education through nature : Georges Hébert's physical education methodUna educación por la naturaleza : el método de educación física de Georges HébertHébert, Georges, 1875-Educação do corpoNaturezaHébert, GeorgesEducation of the bodyNatureNatural method of gymnasticsArtigo originalResumo: Diferentes concepções de natureza são inventadas pela ordem urbana no início do século XX. Fabrica-se um ideário médico-pedagógico de valorização da vida ao ar livre e de práticas educativas junto à natureza. Afirma-se naquele momento um naturismo pedagógico que não tardará a prescrever uma prática regular de jogos e de exercícios físicos ao ar livre em diferentes espaços, inclusive na instituição escolar. Para analisar esse ideário, este artigo trata de alguns aspectos da obra de Georges Hébert, cujas ideias centrais evocam um retorno à natureza a partir de distintas práticas educativas feitas ao ar livre. Como fontes primárias usamos parte da obra de Georges Hébert produzida entre 1905 e 1936Abstract: Different conceptions of nature are invented by the urban order in the beginning of the 20th century, creating a medical-pedagogical ideology that values the outdoor living e educational practices alongside nature. A pedagogical naturism asserts itself in this moment and will soon prescribe the regular practice of outdoor games and physical exercises in different spaces, including school. In order to analyze this ideology this paper deals with some aspects of Georges Hébert's work, whose central ideas conjure a return into nature by using distinct educational practices in the open air. The primary sources consist of part of Georges Hébert's work, published between 1905 and 1936Resumen: Diferentes concepciones de naturaleza fueron inventadas desde el orden urbano en inicios del siglo XX, fabricando una ideología médico-pedagógica que valorizaba la vida al aire libre y las prácticas deportivas junto a la naturaleza. Se consolida en esa época el naturismo pedagógico, que no tardará en fomentar la práctica regular de juegos y ejercicios físicos al aire libre en diferentes espacios, inclusive dentro de la propia institución escolar. Para analizar estas propuestas, este artículo discute algunos aspectos de la obra de Georges Hébert, cuyas ideas principales propician el retorno a la naturaleza a partir de prácticas educativas realizadas al aire libre. Como fuentes primaras utilizamos parte de la obra de Georges Hébert producida entre 1905 y 1936AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSoares, Carmen Lúcia, 1956-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10230SOARES, Carmen Lúcia. Uma educação pela natureza: o método de educação física de Georges Hébert. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2015. Vol. 37, n. 2 (abr./jun., 2015), p. 151-157. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10230. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168331porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T16:48:11Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T16:48:11Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
An education through nature : Georges Hébert's physical education method
Una educación por la naturaleza : el método de educación física de Georges Hébert
title Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
spellingShingle Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
Soares, Carmen Lúcia, 1956-
Hébert, Georges, 1875-
Educação do corpo
Natureza
Hébert, Georges
Education of the body
Nature
Natural method of gymnastics
Artigo original
title_short Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
title_full Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
title_fullStr Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
title_full_unstemmed Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
title_sort Uma educação pela natureza : o método de educação física de Georges Hébert
author Soares, Carmen Lúcia, 1956-
author_facet Soares, Carmen Lúcia, 1956-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Carmen Lúcia, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Hébert, Georges, 1875-
Educação do corpo
Natureza
Hébert, Georges
Education of the body
Nature
Natural method of gymnastics
Artigo original
topic Hébert, Georges, 1875-
Educação do corpo
Natureza
Hébert, Georges
Education of the body
Nature
Natural method of gymnastics
Artigo original
description Resumo: Diferentes concepções de natureza são inventadas pela ordem urbana no início do século XX. Fabrica-se um ideário médico-pedagógico de valorização da vida ao ar livre e de práticas educativas junto à natureza. Afirma-se naquele momento um naturismo pedagógico que não tardará a prescrever uma prática regular de jogos e de exercícios físicos ao ar livre em diferentes espaços, inclusive na instituição escolar. Para analisar esse ideário, este artigo trata de alguns aspectos da obra de Georges Hébert, cujas ideias centrais evocam um retorno à natureza a partir de distintas práticas educativas feitas ao ar livre. Como fontes primárias usamos parte da obra de Georges Hébert produzida entre 1905 e 1936
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10230
SOARES, Carmen Lúcia. Uma educação pela natureza: o método de educação física de Georges Hébert. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2015. Vol. 37, n. 2 (abr./jun., 2015), p. 151-157. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10230. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10230
identifier_str_mv SOARES, Carmen Lúcia. Uma educação pela natureza: o método de educação física de Georges Hébert. Revista brasileira de ciências do esporte. Porto Alegre, RS : Elsevier, 2015. Vol. 37, n. 2 (abr./jun., 2015), p. 151-157. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10230. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030817665581056