Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Atvars, Teresa Dib Zambon, 1952-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Serafim, Milena Pavan, 1981-, Carneiro, Ana Maria, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11345
Resumo: Resumo: Neste artigo, apresenta-se a experiência da Unicamp nos processos de avaliação institucional e de planejamento estratégico, a partir dos anos 2000, sob duas perspectivas: das recomendações pelos comitês externos e da análise da percepção das comissões internas. Apresenta-se, também, uma análise do Sinaes e do modelo do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Documentos referentes aos cinco ciclos mostram que os processos se tornam mais abrangentes, mas há limitações operacionais, que restringem a amplitude da avaliação. As questões formuladas às comissões internas de cada órgão avaliado, nos processos AI/2009-20013 e AI/2014-2018, prospectou a percepção da comunidade sobre a importância da avaliação e do planejamento decorrente dela, mostrando gradativa integração entre os mesmos.Palavras-chave: universidades públicas; avaliação institucional; governança universitária; planejamento estratégico
id CAMP_41dd3d37bec1e6784c4a52b53cef63a2
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341980
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da UnicampHallenges for the public quality assurance in a brazilian public university : unicamp experienceUniversidades e faculdadesAvaliação institucionalPlanejamento estratégicoGovernança universitáriaStrategic planningUniversidades públicasArtigo originalResumo: Neste artigo, apresenta-se a experiência da Unicamp nos processos de avaliação institucional e de planejamento estratégico, a partir dos anos 2000, sob duas perspectivas: das recomendações pelos comitês externos e da análise da percepção das comissões internas. Apresenta-se, também, uma análise do Sinaes e do modelo do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Documentos referentes aos cinco ciclos mostram que os processos se tornam mais abrangentes, mas há limitações operacionais, que restringem a amplitude da avaliação. As questões formuladas às comissões internas de cada órgão avaliado, nos processos AI/2009-20013 e AI/2014-2018, prospectou a percepção da comunidade sobre a importância da avaliação e do planejamento decorrente dela, mostrando gradativa integração entre os mesmos.Palavras-chave: universidades públicas; avaliação institucional; governança universitária; planejamento estratégicoAbstract; This paper presents Unicamp's experience, with regard to its institutional evaluation and strategic planning processes since the 2000s, from two perspectives: the recommendations by the external committees and the analysis of the perception of the internal committees. A critical analysis of the Sinaes and State Council of Education of São Paulo model is presented. Public documents referring to five cycles show that the evaluation processes have become more comprehensive although operational limitations still restrict the evaluation amplitude. Through questions present in both AI/2009-20013 and AI/2014-2018 instruments, sensed the perception of the internal community regarding to the importance of the evaluation and the planning demonstrating a gradual integration between both processesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAtvars, Teresa Dib Zambon, 1952-Serafim, Milena Pavan, 1981-Carneiro, Ana Maria, 1976-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11345ATVARS, Teresa Dib Zambon; SERAFIM, Milena Pavan; CARNEIRO, Ana Maria. Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira: a experiência da Unicamp. Regae: revista de gestão e avaliação educacional. Santa Maria, RS : Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação, 2022. Vol. 11, n. 20 (set., 2022), e70275, p. 1–24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11345. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341980porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T14:04:00Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341980Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-05T14:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
Hallenges for the public quality assurance in a brazilian public university : unicamp experience
title Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
spellingShingle Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
Atvars, Teresa Dib Zambon, 1952-
Universidades e faculdades
Avaliação institucional
Planejamento estratégico
Governança universitária
Strategic planning
Universidades públicas
Artigo original
title_short Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
title_full Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
title_fullStr Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
title_full_unstemmed Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
title_sort Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira : a experiência da Unicamp
author Atvars, Teresa Dib Zambon, 1952-
author_facet Atvars, Teresa Dib Zambon, 1952-
Serafim, Milena Pavan, 1981-
Carneiro, Ana Maria, 1976-
author_role author
author2 Serafim, Milena Pavan, 1981-
Carneiro, Ana Maria, 1976-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Atvars, Teresa Dib Zambon, 1952-
Serafim, Milena Pavan, 1981-
Carneiro, Ana Maria, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades
Avaliação institucional
Planejamento estratégico
Governança universitária
Strategic planning
Universidades públicas
Artigo original
topic Universidades e faculdades
Avaliação institucional
Planejamento estratégico
Governança universitária
Strategic planning
Universidades públicas
Artigo original
description Resumo: Neste artigo, apresenta-se a experiência da Unicamp nos processos de avaliação institucional e de planejamento estratégico, a partir dos anos 2000, sob duas perspectivas: das recomendações pelos comitês externos e da análise da percepção das comissões internas. Apresenta-se, também, uma análise do Sinaes e do modelo do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Documentos referentes aos cinco ciclos mostram que os processos se tornam mais abrangentes, mas há limitações operacionais, que restringem a amplitude da avaliação. As questões formuladas às comissões internas de cada órgão avaliado, nos processos AI/2009-20013 e AI/2014-2018, prospectou a percepção da comunidade sobre a importância da avaliação e do planejamento decorrente dela, mostrando gradativa integração entre os mesmos.Palavras-chave: universidades públicas; avaliação institucional; governança universitária; planejamento estratégico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11345
ATVARS, Teresa Dib Zambon; SERAFIM, Milena Pavan; CARNEIRO, Ana Maria. Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira: a experiência da Unicamp. Regae: revista de gestão e avaliação educacional. Santa Maria, RS : Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação, 2022. Vol. 11, n. 20 (set., 2022), e70275, p. 1–24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11345. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11345
identifier_str_mv ATVARS, Teresa Dib Zambon; SERAFIM, Milena Pavan; CARNEIRO, Ana Maria. Os desafios da gestão da qualidade numa universidade pública brasileira: a experiência da Unicamp. Regae: revista de gestão e avaliação educacional. Santa Maria, RS : Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação, 2022. Vol. 11, n. 20 (set., 2022), e70275, p. 1–24. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11345. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341980
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829592084480