Estratégias de criação de deepfake : uma análise semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hildebrand, Hermes Renato, 1954-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9626
Resumo: Resumo: Em um cenário marcado pela expansão da internet, a população cada vez mais vai mudando seus hábitos e migrando suas ações para a rede. Com o aumento de informações trocadas nas redes sociais, as deepfakes também se proliferam, tornando-se um perigoso instrumento de persuasão e provocando consequências negativas. O presente artigo investiga esse fenômeno a partir dos estudos da semiótica francesa. Temos dois objetivos: (i) compreender como as estratégias discursivas são produzidas nas deepfakes e (ii) realizar uma análise do percurso gerativo de sentido tripartido nos níveis narrativo, discursivo e fundamental. A metodologia aplicada é a de caráter descritivo e teórico, conforme prevê a tradição semiótica. Como resultado, compreende-se que a deepfake é um fenômeno em ascendência, pois está intrinsecamente associada às novas práticas possíveis do universo digital, divulgando conteúdos que parecem ser verdadeiros, mas não são
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