Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510 |
Resumo: | Resumo: Em razão da importância da formação continuada de professores para as políticas educacionais e das diferenças e desigualdades existentes entre os municípios, discute-se aqui o viés centralista que utiliza o controle avaliativo para implementar o regime de colaboração nas políticas educacionais. A partir da reforma gerencial do Estado da década de 1990, busca-se explicitar, pela análise das orientações gerais e dos aspectos específicos desta temática, a forma de desenvolvimento da política de formação continuada de professores. No contexto da realidade concreta, observa-se um processo de reconfiguração entre descentralização e concentração, provocada pelo redimensionamento das relações entre Estado e sociedade em um movimento de desconcentração |
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Formação continuada em serviço em contextos descentralizadosContinuing in-service teacher education in decentralized contextsFormação continuada de professorEstadoContinuous teacher trainingState, TheCentralizationDe-concentrationArtigo originalResumo: Em razão da importância da formação continuada de professores para as políticas educacionais e das diferenças e desigualdades existentes entre os municípios, discute-se aqui o viés centralista que utiliza o controle avaliativo para implementar o regime de colaboração nas políticas educacionais. A partir da reforma gerencial do Estado da década de 1990, busca-se explicitar, pela análise das orientações gerais e dos aspectos específicos desta temática, a forma de desenvolvimento da política de formação continuada de professores. No contexto da realidade concreta, observa-se um processo de reconfiguração entre descentralização e concentração, provocada pelo redimensionamento das relações entre Estado e sociedade em um movimento de desconcentraçãoAbstract: Taking into consideration the importance of continuing teacher education for the educational policies and the differences and inequalities between municipalities, the aim of this text is to discuss the centrist bias using the evaluative control to implement the regime of collaboration in educational policies. Based on the managerial state reform of the 1990s, and by analysing the general guidelines and the specific aspects of this theme, we search to clarify the way the continuing teacher education policy has been developed. In the context of concrete reality, there has been a reconfiguration process between decentralization and concentration caused by the resizing of relations between the State and society in a de-concentration movementAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodriguez, Vicente, 1951-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10510RODRIGUEZ, Vicente. Formação continuada em serviço em contextos descentralizados. Cadernos CEDES. Campinas, SP : Centro de Estudos de Educação e Sociedade, 2015. Vol. 35, n. 97 (set., 2015) p. 553-574. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169936porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T14:33:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-20T14:33:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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