Formação continuada em serviço em contextos descentralizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Vicente, 1951-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510
Resumo: Resumo: Em razão da importância da formação continuada de professores para as políticas educacionais e das diferenças e desigualdades existentes entre os municípios, discute-se aqui o viés centralista que utiliza o controle avaliativo para implementar o regime de colaboração nas políticas educacionais. A partir da reforma gerencial do Estado da década de 1990, busca-se explicitar, pela análise das orientações gerais e dos aspectos específicos desta temática, a forma de desenvolvimento da política de formação continuada de professores. No contexto da realidade concreta, observa-se um processo de reconfiguração entre descentralização e concentração, provocada pelo redimensionamento das relações entre Estado e sociedade em um movimento de desconcentração
id CAMP_46d46d5131409138250de296745e0438
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169936
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Formação continuada em serviço em contextos descentralizadosContinuing in-service teacher education in decentralized contextsFormação continuada de professorEstadoContinuous teacher trainingState, TheCentralizationDe-concentrationArtigo originalResumo: Em razão da importância da formação continuada de professores para as políticas educacionais e das diferenças e desigualdades existentes entre os municípios, discute-se aqui o viés centralista que utiliza o controle avaliativo para implementar o regime de colaboração nas políticas educacionais. A partir da reforma gerencial do Estado da década de 1990, busca-se explicitar, pela análise das orientações gerais e dos aspectos específicos desta temática, a forma de desenvolvimento da política de formação continuada de professores. No contexto da realidade concreta, observa-se um processo de reconfiguração entre descentralização e concentração, provocada pelo redimensionamento das relações entre Estado e sociedade em um movimento de desconcentraçãoAbstract: Taking into consideration the importance of continuing teacher education for the educational policies and the differences and inequalities between municipalities, the aim of this text is to discuss the centrist bias using the evaluative control to implement the regime of collaboration in educational policies. Based on the managerial state reform of the 1990s, and by analysing the general guidelines and the specific aspects of this theme, we search to clarify the way the continuing teacher education policy has been developed. In the context of concrete reality, there has been a reconfiguration process between decentralization and concentration caused by the resizing of relations between the State and society in a de-concentration movementAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodriguez, Vicente, 1951-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10510RODRIGUEZ, Vicente. Formação continuada em serviço em contextos descentralizados. Cadernos CEDES. Campinas, SP : Centro de Estudos de Educação e Sociedade, 2015. Vol. 35, n. 97 (set., 2015) p. 553-574. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169936porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T14:33:28Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1169936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-20T14:33:28Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
Continuing in-service teacher education in decentralized contexts
title Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
spellingShingle Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
Rodriguez, Vicente, 1951-
Formação continuada de professor
Estado
Continuous teacher training
State, The
Centralization
De-concentration
Artigo original
title_short Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
title_full Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
title_fullStr Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
title_full_unstemmed Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
title_sort Formação continuada em serviço em contextos descentralizados
author Rodriguez, Vicente, 1951-
author_facet Rodriguez, Vicente, 1951-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Vicente, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professor
Estado
Continuous teacher training
State, The
Centralization
De-concentration
Artigo original
topic Formação continuada de professor
Estado
Continuous teacher training
State, The
Centralization
De-concentration
Artigo original
description Resumo: Em razão da importância da formação continuada de professores para as políticas educacionais e das diferenças e desigualdades existentes entre os municípios, discute-se aqui o viés centralista que utiliza o controle avaliativo para implementar o regime de colaboração nas políticas educacionais. A partir da reforma gerencial do Estado da década de 1990, busca-se explicitar, pela análise das orientações gerais e dos aspectos específicos desta temática, a forma de desenvolvimento da política de formação continuada de professores. No contexto da realidade concreta, observa-se um processo de reconfiguração entre descentralização e concentração, provocada pelo redimensionamento das relações entre Estado e sociedade em um movimento de desconcentração
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510
RODRIGUEZ, Vicente. Formação continuada em serviço em contextos descentralizados. Cadernos CEDES. Campinas, SP : Centro de Estudos de Educação e Sociedade, 2015. Vol. 35, n. 97 (set., 2015) p. 553-574. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510
identifier_str_mv RODRIGUEZ, Vicente. Formação continuada em serviço em contextos descentralizados. Cadernos CEDES. Campinas, SP : Centro de Estudos de Educação e Sociedade, 2015. Vol. 35, n. 97 (set., 2015) p. 553-574. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10510. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169936
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030818519121920