Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnin, Anderson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Matias, Joseane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir
id CAMP_966a45305cd2e02c8fc9d32119cd8e85
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372639
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docenteMeanings of collective work in the continuing education : language, interactionFormação de professoresLíngua portuguesa - Formação de professoresFormação continuada de professorTeacher trainingContinuous teacher trainingComunidades de desenvolvimento profissional docenteTrabalho coletivoArtigo originalResumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agirAbstract: This article's main objective is to analyze language traits/clues of teaching professional development in verbalizations of a Portuguese language teacher, based on her participation in a professional development community. For this purpose, action research was developed in order to follow this Portuguese language teacher throughout a four-year training course (2018-2022), whose main goal was, through the development of gender didactic projects, to contribute to the renewal of Portuguese language teaching and the reconfiguration of teaching practices in the context of a municipal education system in Porto Alegre's metropolitan region (RS). The research corpus data, analyzed mainly in the light of Sociodiscursive Interactionism, focused on the types of discourse and the mechanisms of enunciative accountability, from which it was possible to observe that the alternation of roles experienced by the teacher participating in the research sparked the debate interpretative, awareness raising and the (potential) reconfiguration of teaching actions, important movements for individual development and also for the consolidation of a community of professional teaching development. It was concluded that the collectiveness is a powerful element for teaching professional development, considering that it is in social interaction that we constitute ourselves as individuals and can also (re)signify the professional dimension of our actionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarnin, AndersonMatias, Joseane2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14782CARNIN, Anderson; MATIAS, Joseane. Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente. Calidoscopio. São Leopoldo, RS : Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2023. v. 21, n. 3 , p. 596-615, set./dez. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372639porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T16:55:04Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-22T16:55:04Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
Meanings of collective work in the continuing education : language, interaction
title Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
Carnin, Anderson
Formação de professores
Língua portuguesa - Formação de professores
Formação continuada de professor
Teacher training
Continuous teacher training
Comunidades de desenvolvimento profissional docente
Trabalho coletivo
Artigo original
title_short Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_full Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
title_sort Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa : linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente
author Carnin, Anderson
author_facet Carnin, Anderson
Matias, Joseane
author_role author
author2 Matias, Joseane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnin, Anderson
Matias, Joseane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Língua portuguesa - Formação de professores
Formação continuada de professor
Teacher training
Continuous teacher training
Comunidades de desenvolvimento profissional docente
Trabalho coletivo
Artigo original
topic Formação de professores
Língua portuguesa - Formação de professores
Formação continuada de professor
Teacher training
Continuous teacher training
Comunidades de desenvolvimento profissional docente
Trabalho coletivo
Artigo original
description Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de língua portuguesa a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de língua portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de projetos didáticos de gênero, contribuir para a renovação do ensino de língua portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo, enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782
CARNIN, Anderson; MATIAS, Joseane. Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente. Calidoscopio. São Leopoldo, RS : Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2023. v. 21, n. 3 , p. 596-615, set./dez. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782
identifier_str_mv CARNIN, Anderson; MATIAS, Joseane. Sentidos de trabalho coletivo na formação continuada de professores/as de língua portuguesa: linguagem, interação e desenvolvimento profissional docente. Calidoscopio. São Leopoldo, RS : Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2023. v. 21, n. 3 , p. 596-615, set./dez. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14782. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834711232512