Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409 |
Resumo: | Agradecimentos: Os autores agradecem a colaboração da arquiteta Anne Save de Beaurecueil, por sua dedicação à disciplina, bem como o tempo dispensado à entrevista; aos alunos participantes da disciplina, que mostraram grande empenho em aprender e conhecer; e aos colegas que participaram da disciplina como assistentes de ensino. Esta pesquisa não teria sido possível sem a bolsa PPEVG da PRG da Unicamp à professora Anne Save de Beaurecueil e sem a bolsa de doutorado da Capes ao pesquisador Maycon Sedrez |
id |
CAMP_4f2f748dce3b45db6ea768c2e20f60f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1189082 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporâneaProjeto arquitetônicoArchitectural designTecnologias de projetoProjeto digitalArtigo originalAgradecimentos: Os autores agradecem a colaboração da arquiteta Anne Save de Beaurecueil, por sua dedicação à disciplina, bem como o tempo dispensado à entrevista; aos alunos participantes da disciplina, que mostraram grande empenho em aprender e conhecer; e aos colegas que participaram da disciplina como assistentes de ensino. Esta pesquisa não teria sido possível sem a bolsa PPEVG da PRG da Unicamp à professora Anne Save de Beaurecueil e sem a bolsa de doutorado da Capes ao pesquisador Maycon SedrezA adoção de novas tecnologias no processo de projeto tem desempenhado um papel fundamental na Arquitetura contemporânea. Isso tem instigado os professores a buscar conhecer os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de projeto. Este artigo é um estudo de caso da disciplina Responsive Architecture, lecionada pela arquiteta Anne Save de Beaurecueil na Unicamp. A disciplina inclui uma intensa utilização de meios computacionais de geração, representação e modelagem do projeto. O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado nessa disciplina, a partir da observação das atividades, contextualizando-o no cenário das novas práticas arquitetônicas e de seu impacto no ensino, em escolas de excelência internacional. Por fim, verificam-se similaridades do método para inclusão de novas tecnologias com práticas pedagógicas atuais no ensino de Arquitetura.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIlha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409ILHA, Marina Sangoi de Oliveira. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. FAUUSP Programa de Pos-Graduacao em Arquitetura e Urbanismo. Revista. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, 2014.. Vol. 21, no. 35 (Sep., 2014), p. 78-97. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1189082porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T17:15:13Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1189082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T17:15:13Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea |
title |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea |
spellingShingle |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963- Projeto arquitetônico Architectural design Tecnologias de projeto Projeto digital Artigo original |
title_short |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea |
title_full |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea |
title_fullStr |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea |
title_full_unstemmed |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea |
title_sort |
Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea |
author |
Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963- |
author_facet |
Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto arquitetônico Architectural design Tecnologias de projeto Projeto digital Artigo original |
topic |
Projeto arquitetônico Architectural design Tecnologias de projeto Projeto digital Artigo original |
description |
Agradecimentos: Os autores agradecem a colaboração da arquiteta Anne Save de Beaurecueil, por sua dedicação à disciplina, bem como o tempo dispensado à entrevista; aos alunos participantes da disciplina, que mostraram grande empenho em aprender e conhecer; e aos colegas que participaram da disciplina como assistentes de ensino. Esta pesquisa não teria sido possível sem a bolsa PPEVG da PRG da Unicamp à professora Anne Save de Beaurecueil e sem a bolsa de doutorado da Capes ao pesquisador Maycon Sedrez |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409 ILHA, Marina Sangoi de Oliveira. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. FAUUSP Programa de Pos-Graduacao em Arquitetura e Urbanismo. Revista. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, 2014.. Vol. 21, no. 35 (Sep., 2014), p. 78-97. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409 |
identifier_str_mv |
ILHA, Marina Sangoi de Oliveira. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. FAUUSP Programa de Pos-Graduacao em Arquitetura e Urbanismo. Revista. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, 2014.. Vol. 21, no. 35 (Sep., 2014), p. 78-97. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1189082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030821286313984 |