Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409
Resumo: Agradecimentos: Os autores agradecem a colaboração da arquiteta Anne Save de Beaurecueil, por sua dedicação à disciplina, bem como o tempo dispensado à entrevista; aos alunos participantes da disciplina, que mostraram grande empenho em aprender e conhecer; e aos colegas que participaram da disciplina como assistentes de ensino. Esta pesquisa não teria sido possível sem a bolsa PPEVG da PRG da Unicamp à professora Anne Save de Beaurecueil e sem a bolsa de doutorado da Capes ao pesquisador Maycon Sedrez
id CAMP_4f2f748dce3b45db6ea768c2e20f60f2
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1189082
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporâneaProjeto arquitetônicoArchitectural designTecnologias de projetoProjeto digitalArtigo originalAgradecimentos: Os autores agradecem a colaboração da arquiteta Anne Save de Beaurecueil, por sua dedicação à disciplina, bem como o tempo dispensado à entrevista; aos alunos participantes da disciplina, que mostraram grande empenho em aprender e conhecer; e aos colegas que participaram da disciplina como assistentes de ensino. Esta pesquisa não teria sido possível sem a bolsa PPEVG da PRG da Unicamp à professora Anne Save de Beaurecueil e sem a bolsa de doutorado da Capes ao pesquisador Maycon SedrezA adoção de novas tecnologias no processo de projeto tem desempenhado um papel fundamental na Arquitetura contemporânea. Isso tem instigado os professores a buscar conhecer os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de projeto. Este artigo é um estudo de caso da disciplina Responsive Architecture, lecionada pela arquiteta Anne Save de Beaurecueil na Unicamp. A disciplina inclui uma intensa utilização de meios computacionais de geração, representação e modelagem do projeto. O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado nessa disciplina, a partir da observação das atividades, contextualizando-o no cenário das novas práticas arquitetônicas e de seu impacto no ensino, em escolas de excelência internacional. Por fim, verificam-se similaridades do método para inclusão de novas tecnologias com práticas pedagógicas atuais no ensino de Arquitetura.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIlha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409ILHA, Marina Sangoi de Oliveira. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. FAUUSP Programa de Pos-Graduacao em Arquitetura e Urbanismo. Revista. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, 2014.. Vol. 21, no. 35 (Sep., 2014), p. 78-97. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1189082porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T17:15:13Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1189082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T17:15:13Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
title Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
spellingShingle Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-
Projeto arquitetônico
Architectural design
Tecnologias de projeto
Projeto digital
Artigo original
title_short Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
title_full Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
title_fullStr Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
title_full_unstemmed Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
title_sort Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias : uma abordagem pedagógica contemporânea
author Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-
author_facet Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilha, Marina Sangoi de Oliveira, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto arquitetônico
Architectural design
Tecnologias de projeto
Projeto digital
Artigo original
topic Projeto arquitetônico
Architectural design
Tecnologias de projeto
Projeto digital
Artigo original
description Agradecimentos: Os autores agradecem a colaboração da arquiteta Anne Save de Beaurecueil, por sua dedicação à disciplina, bem como o tempo dispensado à entrevista; aos alunos participantes da disciplina, que mostraram grande empenho em aprender e conhecer; e aos colegas que participaram da disciplina como assistentes de ensino. Esta pesquisa não teria sido possível sem a bolsa PPEVG da PRG da Unicamp à professora Anne Save de Beaurecueil e sem a bolsa de doutorado da Capes ao pesquisador Maycon Sedrez
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409
ILHA, Marina Sangoi de Oliveira. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. FAUUSP Programa de Pos-Graduacao em Arquitetura e Urbanismo. Revista. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, 2014.. Vol. 21, no. 35 (Sep., 2014), p. 78-97. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409
identifier_str_mv ILHA, Marina Sangoi de Oliveira. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. FAUUSP Programa de Pos-Graduacao em Arquitetura e Urbanismo. Revista. São Paulo, SP : Universidade de São Paulo, 2014.. Vol. 21, no. 35 (Sep., 2014), p. 78-97. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1651409. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1189082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030821286313984