O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880 |
Resumo: | Resumo: Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda |
id |
CAMP_5c8b6d294eae35920922a56115b21a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170801 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúdeThe potential of formative evaluation on the change processes of professional healthcare educationAvaliação educacionalEducação em saúdeEducational evaluationHealth educationOutcome and process assessment (Health care)Artigo originalAvaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde)Resumo: Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agendaAbstract: This paper presents an evaluation model aimed at inducing changes in professional healthcare education in line with the principles of the Brazilian Health System (SUS). We discuss the strengths and weaknesses of the Pro-PET-Health program from the perspective of local players, expressed in reports that guided evaluation visits conducted by advisors from Brazil's Ministry of Health. The data confirm positive effects in the relationship between schools and health services with differentiated advances in the curriculum and courses, and in the involvement of institutions and students in healthcare networks by expanding commitment to the SUS. Weaknesses were identified in the sustainability of programs that require guaranteeing conditions from institutions for large-scale involvement of all students in the programs and activities developed by the expansion of partnerships with municipalities and health regions to empower this programAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSordi, Mara Regina Lemes de, 1955-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12880SORDI, Mara Regina Lemes de. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP : UNESP/Faculdade de Medicina, 2015. Vol. 19, supl. 1, (ago., 2015), p. 731-742. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170801porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T08:54:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170801Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-25T08:54:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde The potential of formative evaluation on the change processes of professional healthcare education |
title |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
spellingShingle |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955- Avaliação educacional Educação em saúde Educational evaluation Health education Outcome and process assessment (Health care) Artigo original Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde) |
title_short |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_full |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_fullStr |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_full_unstemmed |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
title_sort |
O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde |
author |
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955- |
author_facet |
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Educação em saúde Educational evaluation Health education Outcome and process assessment (Health care) Artigo original Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde) |
topic |
Avaliação educacional Educação em saúde Educational evaluation Health education Outcome and process assessment (Health care) Artigo original Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde) |
description |
Resumo: Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880 SORDI, Mara Regina Lemes de. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP : UNESP/Faculdade de Medicina, 2015. Vol. 19, supl. 1, (ago., 2015), p. 731-742. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880 |
identifier_str_mv |
SORDI, Mara Regina Lemes de. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP : UNESP/Faculdade de Medicina, 2015. Vol. 19, supl. 1, (ago., 2015), p. 731-742. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819577135104 |