O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880
Resumo: Resumo: Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda
id CAMP_5c8b6d294eae35920922a56115b21a85
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170801
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúdeThe potential of formative evaluation on the change processes of professional healthcare educationAvaliação educacionalEducação em saúdeEducational evaluationHealth educationOutcome and process assessment (Health care)Artigo originalAvaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde)Resumo: Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agendaAbstract: This paper presents an evaluation model aimed at inducing changes in professional healthcare education in line with the principles of the Brazilian Health System (SUS). We discuss the strengths and weaknesses of the Pro-PET-Health program from the perspective of local players, expressed in reports that guided evaluation visits conducted by advisors from Brazil's Ministry of Health. The data confirm positive effects in the relationship between schools and health services with differentiated advances in the curriculum and courses, and in the involvement of institutions and students in healthcare networks by expanding commitment to the SUS. Weaknesses were identified in the sustainability of programs that require guaranteeing conditions from institutions for large-scale involvement of all students in the programs and activities developed by the expansion of partnerships with municipalities and health regions to empower this programAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSordi, Mara Regina Lemes de, 1955-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12880SORDI, Mara Regina Lemes de. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP : UNESP/Faculdade de Medicina, 2015. Vol. 19, supl. 1, (ago., 2015), p. 731-742. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170801porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T08:54:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170801Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-25T08:54:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
The potential of formative evaluation on the change processes of professional healthcare education
title O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
spellingShingle O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Avaliação educacional
Educação em saúde
Educational evaluation
Health education
Outcome and process assessment (Health care)
Artigo original
Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde)
title_short O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_full O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_fullStr O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_full_unstemmed O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_sort O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
author Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
author_facet Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação em saúde
Educational evaluation
Health education
Outcome and process assessment (Health care)
Artigo original
Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde)
topic Avaliação educacional
Educação em saúde
Educational evaluation
Health education
Outcome and process assessment (Health care)
Artigo original
Avaliação de processos e resultados (Cuidados de saúde)
description Resumo: Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880
SORDI, Mara Regina Lemes de. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP : UNESP/Faculdade de Medicina, 2015. Vol. 19, supl. 1, (ago., 2015), p. 731-742. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880
identifier_str_mv SORDI, Mara Regina Lemes de. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface: comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP : UNESP/Faculdade de Medicina, 2015. Vol. 19, supl. 1, (ago., 2015), p. 731-742. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12880. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030819577135104