O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sordi,Mara Regina Lemes De
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes,César Vinicius Miranda, Domingues,Sidney Marcel, Cyrino,Eliana Goldfarb
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731
Resumo: Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda.
id UNESP-8_7ae2757e749a5841ed6633c5a81912a5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000500731
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúdeAvaliação educacionalAvaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)Educação em saúdeProgramas nacionais de saúdeApresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda.UNESP2015-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1079info:eu-repo/semantics/openAccessSordi,Mara Regina Lemes DeLopes,César Vinicius MirandaDomingues,Sidney MarcelCyrino,Eliana Goldfarbpor2015-10-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000500731Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-10-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
spellingShingle O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
Sordi,Mara Regina Lemes De
Avaliação educacional
Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Educação em saúde
Programas nacionais de saúde
title_short O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_full O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_fullStr O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_full_unstemmed O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
title_sort O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde
author Sordi,Mara Regina Lemes De
author_facet Sordi,Mara Regina Lemes De
Lopes,César Vinicius Miranda
Domingues,Sidney Marcel
Cyrino,Eliana Goldfarb
author_role author
author2 Lopes,César Vinicius Miranda
Domingues,Sidney Marcel
Cyrino,Eliana Goldfarb
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sordi,Mara Regina Lemes De
Lopes,César Vinicius Miranda
Domingues,Sidney Marcel
Cyrino,Eliana Goldfarb
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Educação em saúde
Programas nacionais de saúde
topic Avaliação educacional
Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Educação em saúde
Programas nacionais de saúde
description Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.1079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 suppl.1 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521131532288