Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231 |
Resumo: | Contém dois arquivos (português e inglês) |
id |
CAMP_5eda7fdf15d3cada5009cfe0165e0136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362224 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas compartilhadas na formação da professora inicianteShared narratives in the formation of the beginning teacherBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975NarrativasFormação de professoresProfessor inicianteNarrativesTeacher trainingBeginning teacherBakhtin e o círculoArtigo originalContém dois arquivos (português e inglês)Resumo: O objetivo do presente artigo é revelar como ocorreu o processo de interlocução entre uma professora iniciante e um grupo de profissionais da educação, através de narrativas que a primeira escrevia sobre a própria prática pedagógica e enviava a esse grupo. A professora iniciante era também a pesquisadora que investigava como se constituía docente nessa fase da carreira. As narrativas sobre a própria prática e a narrativa da pesquisa eram ampliadas pelas narrativas dos sujeitos com quem a professora convivia no cotidiano escolar e no grupo de interlocutoras, por isso a pesquisa tem um cunho auto/hetero/biográfico. A metodologia narrativa de pesquisa em educação, em diálogo com os aportes da filosofia bakhtiniana, foi a utilizada para compreender esse processo interlocutivo. A materialidade a ser interpretada foi composta pelas narrativas da professora e do grupo de interlocutoras. Revelou-se que os movimentos de narrar e de compartilhar esses escritos potencializaram excedentes de visão de si, das relações e dos acontecimentos, já que ela se colocava num outro espaço e num outro tempo no momento da escrita, construindo outras compreensões para o já vivido, bem como memórias de futuro relativas à docência. Os atos de narrar a própria prática e compartilhar essas narrativas se mostraram potentes no processo formativo de professoras iniciantes na carreira docenteAbstract: The purpose of this paper is to describe how the process of interlocution between a beginner teacher and a group of educational professionals occurred through narratives that the first one wrote about her teaching practice and sent to the group. The beginning teacher was also a researcher who investigated the process of her constitution as a teacher at the first stage of her career. The narratives about her practice and the narrative inquiry were amplified by other descriptions written by subjects with whom she shared her school routine in the group of interlocutors, for this reason, this research has a self/hetero/biographical nature. The methodology used to understand this interlocutory process was the narrative inquiry, alongside with some contributions of the Bakhtinian framework. The data were composed of teachers’ narratives and the enunciation of a group of interlocutors. The movements of narrating and sharing these writings enable her a surplus of vision of the self, of relationships and events, since she placed herself into another space and time at her moments of writing, thus building other understandings of what had already been lived, as well as creating memories of the future related to teaching. The acts of narrating her practice and sharing these narratives proved to be powerful assets in the formation of beginner teachersAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimas, Vanessa França, 1988-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13231SIMAS, Vanessa França. Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75677. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T10:07:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T10:07:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante Shared narratives in the formation of the beginning teacher |
title |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante |
spellingShingle |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante Simas, Vanessa França, 1988- Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Narrativas Formação de professores Professor iniciante Narratives Teacher training Beginning teacher Bakhtin e o círculo Artigo original |
title_short |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante |
title_full |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante |
title_fullStr |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante |
title_full_unstemmed |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante |
title_sort |
Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante |
author |
Simas, Vanessa França, 1988- |
author_facet |
Simas, Vanessa França, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simas, Vanessa França, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Narrativas Formação de professores Professor iniciante Narratives Teacher training Beginning teacher Bakhtin e o círculo Artigo original |
topic |
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Narrativas Formação de professores Professor iniciante Narratives Teacher training Beginning teacher Bakhtin e o círculo Artigo original |
description |
Contém dois arquivos (português e inglês) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231 SIMAS, Vanessa França. Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75677. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231 |
identifier_str_mv |
SIMAS, Vanessa França. Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75677. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832752492544 |