Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Vanessa França, 1988-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231
Resumo: Contém dois arquivos (português e inglês)
id CAMP_5eda7fdf15d3cada5009cfe0165e0136
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362224
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Narrativas compartilhadas na formação da professora inicianteShared narratives in the formation of the beginning teacherBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975NarrativasFormação de professoresProfessor inicianteNarrativesTeacher trainingBeginning teacherBakhtin e o círculoArtigo originalContém dois arquivos (português e inglês)Resumo: O objetivo do presente artigo é revelar como ocorreu o processo de interlocução entre uma professora iniciante e um grupo de profissionais da educação, através de narrativas que a primeira escrevia sobre a própria prática pedagógica e enviava a esse grupo. A professora iniciante era também a pesquisadora que investigava como se constituía docente nessa fase da carreira. As narrativas sobre a própria prática e a narrativa da pesquisa eram ampliadas pelas narrativas dos sujeitos com quem a professora convivia no cotidiano escolar e no grupo de interlocutoras, por isso a pesquisa tem um cunho auto/hetero/biográfico. A metodologia narrativa de pesquisa em educação, em diálogo com os aportes da filosofia bakhtiniana, foi a utilizada para compreender esse processo interlocutivo. A materialidade a ser interpretada foi composta pelas narrativas da professora e do grupo de interlocutoras. Revelou-se que os movimentos de narrar e de compartilhar esses escritos potencializaram excedentes de visão de si, das relações e dos acontecimentos, já que ela se colocava num outro espaço e num outro tempo no momento da escrita, construindo outras compreensões para o já vivido, bem como memórias de futuro relativas à docência. Os atos de narrar a própria prática e compartilhar essas narrativas se mostraram potentes no processo formativo de professoras iniciantes na carreira docenteAbstract: The purpose of this paper is to describe how the process of interlocution between a beginner teacher and a group of educational professionals occurred through narratives that the first one wrote about her teaching practice and sent to the group. The beginning teacher was also a researcher who investigated the process of her constitution as a teacher at the first stage of her career. The narratives about her practice and the narrative inquiry were amplified by other descriptions written by subjects with whom she shared her school routine in the group of interlocutors, for this reason, this research has a self/hetero/biographical nature. The methodology used to understand this interlocutory process was the narrative inquiry, alongside with some contributions of the Bakhtinian framework. The data were composed of teachers’ narratives and the enunciation of a group of interlocutors. The movements of narrating and sharing these writings enable her a surplus of vision of the self, of relationships and events, since she placed herself into another space and time at her moments of writing, thus building other understandings of what had already been lived, as well as creating memories of the future related to teaching. The acts of narrating her practice and sharing these narratives proved to be powerful assets in the formation of beginner teachersAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimas, Vanessa França, 1988-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13231SIMAS, Vanessa França. Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75677. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T10:07:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T10:07:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
Shared narratives in the formation of the beginning teacher
title Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
spellingShingle Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
Simas, Vanessa França, 1988-
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Narrativas
Formação de professores
Professor iniciante
Narratives
Teacher training
Beginning teacher
Bakhtin e o círculo
Artigo original
title_short Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
title_full Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
title_fullStr Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
title_full_unstemmed Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
title_sort Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante
author Simas, Vanessa França, 1988-
author_facet Simas, Vanessa França, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Vanessa França, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Narrativas
Formação de professores
Professor iniciante
Narratives
Teacher training
Beginning teacher
Bakhtin e o círculo
Artigo original
topic Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Narrativas
Formação de professores
Professor iniciante
Narratives
Teacher training
Beginning teacher
Bakhtin e o círculo
Artigo original
description Contém dois arquivos (português e inglês)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231
SIMAS, Vanessa França. Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75677. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231
identifier_str_mv SIMAS, Vanessa França. Narrativas compartilhadas na formação da professora iniciante. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75677. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13231. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832752492544