O primado da disposição : Dziga Vertov e a exaltação do homem soviético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcanjo, Fabio Ávila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14674
Resumo: Resumo: Este artigo objetiva analisar o importante trabalho cinematográfico executado pelo cineasta russo Dziga Vertov, com destaque para o fundamental documentário Um homem com uma câmera, produzido em 1929. Seu cinema está inserido em algo definido por Sergei Eisenstein como parti - pris - tomada de posição - , um tipo de produção fílmica que pensa por imagens ( XAVIER , 2014), refutando a linearidade própria da decupagem clássica calcada em um tipo narrativo - represen tativo. Os principais eixos defendidos por Vertov são: Kino - Pravda (cinema verdade); Kino - Glaz (Cine - Olho), com a montagem sendo estruturada de forma dialética. Esse último ponto terá nossa atenção, considerando o sistema retórico e as quatro partes da retórica - invenção, disposição, elocução e ação ( REBOUL , 2004). Partimos do princípio de que o cinema praticado pelo cineasta russo é sedimentado na disposição e na mobilização do gênero epidítico, materializado na exaltação dos valores soviéticos. Esses eixos serão contemplados em nossa discussão
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