O primado da disposição : Dziga Vertov e a exaltação do homem soviético
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14674 |
Resumo: | Resumo: Este artigo objetiva analisar o importante trabalho cinematográfico executado pelo cineasta russo Dziga Vertov, com destaque para o fundamental documentário Um homem com uma câmera, produzido em 1929. Seu cinema está inserido em algo definido por Sergei Eisenstein como parti - pris - tomada de posição - , um tipo de produção fílmica que pensa por imagens ( XAVIER , 2014), refutando a linearidade própria da decupagem clássica calcada em um tipo narrativo - represen tativo. Os principais eixos defendidos por Vertov são: Kino - Pravda (cinema verdade); Kino - Glaz (Cine - Olho), com a montagem sendo estruturada de forma dialética. Esse último ponto terá nossa atenção, considerando o sistema retórico e as quatro partes da retórica - invenção, disposição, elocução e ação ( REBOUL , 2004). Partimos do princípio de que o cinema praticado pelo cineasta russo é sedimentado na disposição e na mobilização do gênero epidítico, materializado na exaltação dos valores soviéticos. Esses eixos serão contemplados em nossa discussão |
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O primado da disposição : Dziga Vertov e a exaltação do homem soviéticoLa primacía de la disposición : Dziga Vertov y la exaltación del hombre soviéticoThe primacy of the disposition : Dziga Vertov and the exaltation of the Soviet manCinemaRetóricaRhetoricArtigo originalResumo: Este artigo objetiva analisar o importante trabalho cinematográfico executado pelo cineasta russo Dziga Vertov, com destaque para o fundamental documentário Um homem com uma câmera, produzido em 1929. Seu cinema está inserido em algo definido por Sergei Eisenstein como parti - pris - tomada de posição - , um tipo de produção fílmica que pensa por imagens ( XAVIER , 2014), refutando a linearidade própria da decupagem clássica calcada em um tipo narrativo - represen tativo. Os principais eixos defendidos por Vertov são: Kino - Pravda (cinema verdade); Kino - Glaz (Cine - Olho), com a montagem sendo estruturada de forma dialética. Esse último ponto terá nossa atenção, considerando o sistema retórico e as quatro partes da retórica - invenção, disposição, elocução e ação ( REBOUL , 2004). Partimos do princípio de que o cinema praticado pelo cineasta russo é sedimentado na disposição e na mobilização do gênero epidítico, materializado na exaltação dos valores soviéticos. Esses eixos serão contemplados em nossa discussãoResumen: Este artículo tiene como objetivo analizar el importante trabajo cinematográfico realizado por el cineasta ruso Dziga Vertov en el que se destaca el fundamental documental El hombre de la cámara , producido en 1929. Su cine está insertado en algo definido por Sergei Eisenstein como parti - pris - toma de posición - , un tipo de producción fílmica que piensa por imágenes (XAVIER, 2014), refutando la linealidad propia del decoupage clásico calcada en un tipo narrativo - representativo. Los principales ejes defendidos por Vertov son: Kino - Pravda (cine verdad); Kino - Glaz (Cine - Ojo), con el montaje que es estructurado de forma dialéctica. Este último punto tendrá nuestra atención en el que consideraremos el sistema retórico y las cuatro partes de la retórica - invención, disposición, elocución y acción (REBOUL, 2004). Partimos del principio de que el cine practicado por el cineasta ruso está sedimentado en la disposición y en la movilización del género epidíctico, materializado en la exaltación de los valores soviéticos. Esos ejes serán contemplados en nuestra discusiónAbstract: This article aims to analyze the important cinematographic work executed by the russian filmmaker Dziga Vertov, with emphasis on the fundamental documentary Man with a movie camera , produced in 1929. His cinema is inserted in something defined by Sergei Eisenstein as parti - pris - taking position - , a type of filmic production that thinks through images (XAVIER, 2014), refuting the linearity of classical decoupage based on a narrative - representative type. The main axes defended by Vertov are Kino - Pravda (true cinema) and Kino - Glaz (cine - eye), with the edition being structured in a dialectical way. This last point will have our attention, considering the rhetorical system and the four parts of rhetoric - invention , disposition , elocution and action (REBOUL, 2004). We assume that the cinema practiced by the Russian filmmaker is grounded in the disposition and in the mobilization of the epideictic genre, materialized in the exaltation of Soviet values. These axes will be contemplated in our discussionAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArcanjo, Fabio Ávila2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14674ARCANJO, Fabio Ávila. O primado da disposição: Dziga Vertov e a exaltação do homem soviético. EID&A. Ilhéus, BA. v. 21, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14674. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342895porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T16:35:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T16:35:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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