Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Pedro Augusto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16653
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar a gramática fílmica do documentário soviético “O Homem com uma Câmera Cinematográfica, “produzido” por Dziga Vertov, realizado em 1929, assim como seus procedimentos, intenções e linguagem. Em vista desse objetivo, são abordadas as correntes vanguardistas que mais tiveram influência na vida de Vertov: a saber, o futurismo e o construtivismo. Portanto, a partir desses elementos, é possível dissecar, na ultima fase do estudo, a estrutura completa do filme propriamente dito, com base no artigo escrito pela jornalista Annette Michelson “From Magician to Epistomologist”, o qual relata os mínimos detalhes do conteúdo. Ao citar casos análogos, a desconstrução do processo de uma narrativa convencional, o destaque da câmera e a tecnologia como extensão do corpo dos seres humano, figuras de estilo, metalinguagem e a arte como demonstração orgânica da sociedade soviética.
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