Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16653 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar a gramática fílmica do documentário soviético “O Homem com uma Câmera Cinematográfica, “produzido” por Dziga Vertov, realizado em 1929, assim como seus procedimentos, intenções e linguagem. Em vista desse objetivo, são abordadas as correntes vanguardistas que mais tiveram influência na vida de Vertov: a saber, o futurismo e o construtivismo. Portanto, a partir desses elementos, é possível dissecar, na ultima fase do estudo, a estrutura completa do filme propriamente dito, com base no artigo escrito pela jornalista Annette Michelson “From Magician to Epistomologist”, o qual relata os mínimos detalhes do conteúdo. Ao citar casos análogos, a desconstrução do processo de uma narrativa convencional, o destaque da câmera e a tecnologia como extensão do corpo dos seres humano, figuras de estilo, metalinguagem e a arte como demonstração orgânica da sociedade soviética. |
id |
UFRJ_955aaec66d48a71672b394407da0aa03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16653 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”Documentário (Cinema)Vertov, Dziga, 1896-1954Vídeos experimentaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEste trabalho se propõe a analisar a gramática fílmica do documentário soviético “O Homem com uma Câmera Cinematográfica, “produzido” por Dziga Vertov, realizado em 1929, assim como seus procedimentos, intenções e linguagem. Em vista desse objetivo, são abordadas as correntes vanguardistas que mais tiveram influência na vida de Vertov: a saber, o futurismo e o construtivismo. Portanto, a partir desses elementos, é possível dissecar, na ultima fase do estudo, a estrutura completa do filme propriamente dito, com base no artigo escrito pela jornalista Annette Michelson “From Magician to Epistomologist”, o qual relata os mínimos detalhes do conteúdo. Ao citar casos análogos, a desconstrução do processo de uma narrativa convencional, o destaque da câmera e a tecnologia como extensão do corpo dos seres humano, figuras de estilo, metalinguagem e a arte como demonstração orgânica da sociedade soviética.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFragozo, Fernando Antonio SoaresLeal, Leila SalimSilva, Victa de Carvalho Pereira daPessoa, Pedro Augusto2022-04-05T21:09:08Z2023-12-21T03:02:25Z2018-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPESSOA, Pedro Augusto. Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/16653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:25Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” |
title |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” |
spellingShingle |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” Pessoa, Pedro Augusto Documentário (Cinema) Vertov, Dziga, 1896-1954 Vídeos experimentais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” |
title_full |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” |
title_fullStr |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” |
title_full_unstemmed |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” |
title_sort |
Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica” |
author |
Pessoa, Pedro Augusto |
author_facet |
Pessoa, Pedro Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fragozo, Fernando Antonio Soares Leal, Leila Salim Silva, Victa de Carvalho Pereira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Pedro Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário (Cinema) Vertov, Dziga, 1896-1954 Vídeos experimentais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Documentário (Cinema) Vertov, Dziga, 1896-1954 Vídeos experimentais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Este trabalho se propõe a analisar a gramática fílmica do documentário soviético “O Homem com uma Câmera Cinematográfica, “produzido” por Dziga Vertov, realizado em 1929, assim como seus procedimentos, intenções e linguagem. Em vista desse objetivo, são abordadas as correntes vanguardistas que mais tiveram influência na vida de Vertov: a saber, o futurismo e o construtivismo. Portanto, a partir desses elementos, é possível dissecar, na ultima fase do estudo, a estrutura completa do filme propriamente dito, com base no artigo escrito pela jornalista Annette Michelson “From Magician to Epistomologist”, o qual relata os mínimos detalhes do conteúdo. Ao citar casos análogos, a desconstrução do processo de uma narrativa convencional, o destaque da câmera e a tecnologia como extensão do corpo dos seres humano, figuras de estilo, metalinguagem e a arte como demonstração orgânica da sociedade soviética. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 2022-04-05T21:09:08Z 2023-12-21T03:02:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PESSOA, Pedro Augusto. Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/16653 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Pedro Augusto. Dziga Vertov: a gramática fílmica de “O Homem com uma Câmera Cinematográfica”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456025845694464 |