Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldfeder, André Barbugiani, 1987-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14744
Resumo: Resumo: O artigo propõe uma análise de "Imagination morte imaginez" (1965), texto de ficção tardio de Samuel Beckett, e da videoinstalação Black Box / Chambre Noire (2005), do multiartista sul-africano William Kentridge. Compreendidos como dois teatros híbridos em miniatura, ambos se apresentam como manifestações de um amplo redimensionamento dos problemas dos meios artísticos e da especificidade dos diferentes campos das artes, operado e teorizado sobretudo a partir dos anos 1960. Assim, neste percurso entre a literatura e uma problemática teatral em sentido expandido, abordaremos modos de reagenciamento de meios artísticos herdados de diferentes modernismos, enfatizando, de um lado, manifestações artísticas marcadas por agenciamentos inventivos das escalas. E, de outro, por operações de sobre determinação das relações entre as artes e entre os tempos e espaços culturais, sociais e históricos mobilizados por esses atos artísticos
id CAMP_65da7f716bf590eb4304e9f0fb1cce37
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372342
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William KentridgeLeast, uncommom, multiple : the miniature theaters of Samuel Beckett and William KentridgeBeckett, Samuel, 1906-1989Kentridge, William, 1955-Literatura comparadaTeatroArteComparative literatureVisual artsTheaterArtigo originalResumo: O artigo propõe uma análise de "Imagination morte imaginez" (1965), texto de ficção tardio de Samuel Beckett, e da videoinstalação Black Box / Chambre Noire (2005), do multiartista sul-africano William Kentridge. Compreendidos como dois teatros híbridos em miniatura, ambos se apresentam como manifestações de um amplo redimensionamento dos problemas dos meios artísticos e da especificidade dos diferentes campos das artes, operado e teorizado sobretudo a partir dos anos 1960. Assim, neste percurso entre a literatura e uma problemática teatral em sentido expandido, abordaremos modos de reagenciamento de meios artísticos herdados de diferentes modernismos, enfatizando, de um lado, manifestações artísticas marcadas por agenciamentos inventivos das escalas. E, de outro, por operações de sobre determinação das relações entre as artes e entre os tempos e espaços culturais, sociais e históricos mobilizados por esses atos artísticosAbstract: The paper proposes an analysis of Samuel Beckett's late fiction Imagination morte imaginez (1965), and the video installation Black Box / Chambre Noire (2005), by South African multi-artist William Kentridge. Understood as two hybrid miniature theaters, both works present themselves as manifestations of a broad redimensioning of the problems of mediumspecificity an the specificity of the different fields of the arts, operated and theorized above all since the 1960s. Thus, in this path between Literature and an expanded theatrical debate, our aim is to approach ways of reactivating artistic media inherited from different modernisms, emphasizing, on the one hand, artistic manifestations marked by an inventive use of scales; and, on the other hand, operations of overdetermination of the relations among the arts and among the cultural, social and historical times and spaces mobilized by these artistic actsFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGoldfeder, André Barbugiani, 1987-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14744GOLDFEDER, André Barbugiani. Mínimos, múltiplos, incomuns: os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge. FronteiraZ. São Paulo, SP. n. 30, p. 6-26, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14744. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372342porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T11:14:49Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372342Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-18T11:14:49Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
Least, uncommom, multiple : the miniature theaters of Samuel Beckett and William Kentridge
title Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
spellingShingle Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
Goldfeder, André Barbugiani, 1987-
Beckett, Samuel, 1906-1989
Kentridge, William, 1955-
Literatura comparada
Teatro
Arte
Comparative literature
Visual arts
Theater
Artigo original
title_short Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
title_full Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
title_fullStr Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
title_full_unstemmed Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
title_sort Mínimos, múltiplos, incomuns : os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge
author Goldfeder, André Barbugiani, 1987-
author_facet Goldfeder, André Barbugiani, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldfeder, André Barbugiani, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Beckett, Samuel, 1906-1989
Kentridge, William, 1955-
Literatura comparada
Teatro
Arte
Comparative literature
Visual arts
Theater
Artigo original
topic Beckett, Samuel, 1906-1989
Kentridge, William, 1955-
Literatura comparada
Teatro
Arte
Comparative literature
Visual arts
Theater
Artigo original
description Resumo: O artigo propõe uma análise de "Imagination morte imaginez" (1965), texto de ficção tardio de Samuel Beckett, e da videoinstalação Black Box / Chambre Noire (2005), do multiartista sul-africano William Kentridge. Compreendidos como dois teatros híbridos em miniatura, ambos se apresentam como manifestações de um amplo redimensionamento dos problemas dos meios artísticos e da especificidade dos diferentes campos das artes, operado e teorizado sobretudo a partir dos anos 1960. Assim, neste percurso entre a literatura e uma problemática teatral em sentido expandido, abordaremos modos de reagenciamento de meios artísticos herdados de diferentes modernismos, enfatizando, de um lado, manifestações artísticas marcadas por agenciamentos inventivos das escalas. E, de outro, por operações de sobre determinação das relações entre as artes e entre os tempos e espaços culturais, sociais e históricos mobilizados por esses atos artísticos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14744
GOLDFEDER, André Barbugiani. Mínimos, múltiplos, incomuns: os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge. FronteiraZ. São Paulo, SP. n. 30, p. 6-26, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14744. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14744
identifier_str_mv GOLDFEDER, André Barbugiani. Mínimos, múltiplos, incomuns: os teatros em miniatura de Samuel Beckett e William Kentridge. FronteiraZ. São Paulo, SP. n. 30, p. 6-26, jul. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14744. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834679775232