Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerbeto, Amanda Brait, 1988-
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429
Resumo: Agradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamento
id CAMP_68378f9e7a7a71ed95f087c57f305f38
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167643
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenasGroup approach for the evaluation of language disordersCriançasFonoaudiologiaChildrenSpeech, Language and hearing sciencesPrática de grupoLinguagem infantilArtigo originalAgradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamentoContém 2 arquivos (português e inglês)Agradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamento.Abstract: The aim of this study was to describe the contributions of a group therapy approach, which had a social interactionist focus, on the evaluation of language in children aged from between one year, nine months and three years. Nine children participated in the study and they were evaluated in three groups of three participants (G1 and G2 - children with language disorder problems, G3 - children without language disorders). Four video-recorded meetings were performed for each group, each of which lasted from 30 to 60 minutes. The videos were analyzed along with the field journal, focusing on the participation of the children and their oral and non-oral production. This study provides a detailed analysis of G2, which showed an increase in oral production and an expansion of linguistic functions throughout the sessions. The non-verbal aspects contributed to the identification of relevant elements related to language, especially at the pragmatic level. The context of play and group interaction, and even disputes for objects, led to the detection of different aspects of language. The proposed assessment which is described made it possible to observe the children's language in a live context and it is a model that covers the different aspects of language in meaningful contexts of interactionResumo: O objetivo do presente estudo é descrever as contribuições de uma abordagem terapêutica grupal de enfoque sociointeracionista na avaliação de linguagem de crianças entre 1:9 e 3:0 anos. Participaram nove crianças, avaliadas em três grupos de três participantes (G1 e G2 – crianças com queixas de alterações de linguagem, G3 – crianças sem queixas de linguagem). Para cada grupo foram realizados quatro encontros videogravados, com duração entre 30 e 60 minutos cada. Os vídeos foram analisados juntamente com o diário de campo, com foco na participação das crianças e em sua produção oral e não oral. A análise detalhada de G2, apresentada no presente trabalho, indicou aumento de produção oral e ampliação das funções linguísticas ao longo das sessões. Os aspectos não verbais contribuíram para a identificação de elementos relevantes da linguagem, especialmente no nível pragmático. O contexto de brincadeira e interação no grupo, e mesmo de disputas por objetos, propiciou a detecção desses diferentes aspectos da linguagem. A proposta de avaliação descrita permitiu a observação da linguagem das crianças em seu exercício vivo e constituiu um modelo que abrange os diferentes aspectos da linguagem, em contextos significativos de interaçãoCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZerbeto, Amanda Brait, 1988-Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2429ZERBETO, Amanda Brait; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro, RJ : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2016. Vol. 21, n. 1 (jan., 2016), p. 203-212. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T16:38:38Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167643Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-29T16:38:38Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
Group approach for the evaluation of language disorders
title Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
spellingShingle Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
Zerbeto, Amanda Brait, 1988-
Crianças
Fonoaudiologia
Children
Speech, Language and hearing sciences
Prática de grupo
Linguagem infantil
Artigo original
title_short Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
title_full Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
title_fullStr Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
title_full_unstemmed Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
title_sort Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
author Zerbeto, Amanda Brait, 1988-
author_facet Zerbeto, Amanda Brait, 1988-
Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
author_role author
author2 Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerbeto, Amanda Brait, 1988-
Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Fonoaudiologia
Children
Speech, Language and hearing sciences
Prática de grupo
Linguagem infantil
Artigo original
topic Crianças
Fonoaudiologia
Children
Speech, Language and hearing sciences
Prática de grupo
Linguagem infantil
Artigo original
description Agradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamento
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429
ZERBETO, Amanda Brait; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro, RJ : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2016. Vol. 21, n. 1 (jan., 2016), p. 203-212. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429
identifier_str_mv ZERBETO, Amanda Brait; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro, RJ : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2016. Vol. 21, n. 1 (jan., 2016), p. 203-212. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030817531363328