Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429 |
Resumo: | Agradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamento |
id |
CAMP_68378f9e7a7a71ed95f087c57f305f38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167643 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenasGroup approach for the evaluation of language disordersCriançasFonoaudiologiaChildrenSpeech, Language and hearing sciencesPrática de grupoLinguagem infantilArtigo originalAgradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamentoContém 2 arquivos (português e inglês)Agradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamento.Abstract: The aim of this study was to describe the contributions of a group therapy approach, which had a social interactionist focus, on the evaluation of language in children aged from between one year, nine months and three years. Nine children participated in the study and they were evaluated in three groups of three participants (G1 and G2 - children with language disorder problems, G3 - children without language disorders). Four video-recorded meetings were performed for each group, each of which lasted from 30 to 60 minutes. The videos were analyzed along with the field journal, focusing on the participation of the children and their oral and non-oral production. This study provides a detailed analysis of G2, which showed an increase in oral production and an expansion of linguistic functions throughout the sessions. The non-verbal aspects contributed to the identification of relevant elements related to language, especially at the pragmatic level. The context of play and group interaction, and even disputes for objects, led to the detection of different aspects of language. The proposed assessment which is described made it possible to observe the children's language in a live context and it is a model that covers the different aspects of language in meaningful contexts of interactionResumo: O objetivo do presente estudo é descrever as contribuições de uma abordagem terapêutica grupal de enfoque sociointeracionista na avaliação de linguagem de crianças entre 1:9 e 3:0 anos. Participaram nove crianças, avaliadas em três grupos de três participantes (G1 e G2 – crianças com queixas de alterações de linguagem, G3 – crianças sem queixas de linguagem). Para cada grupo foram realizados quatro encontros videogravados, com duração entre 30 e 60 minutos cada. Os vídeos foram analisados juntamente com o diário de campo, com foco na participação das crianças e em sua produção oral e não oral. A análise detalhada de G2, apresentada no presente trabalho, indicou aumento de produção oral e ampliação das funções linguísticas ao longo das sessões. Os aspectos não verbais contribuíram para a identificação de elementos relevantes da linguagem, especialmente no nível pragmático. O contexto de brincadeira e interação no grupo, e mesmo de disputas por objetos, propiciou a detecção desses diferentes aspectos da linguagem. A proposta de avaliação descrita permitiu a observação da linguagem das crianças em seu exercício vivo e constituiu um modelo que abrange os diferentes aspectos da linguagem, em contextos significativos de interaçãoCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZerbeto, Amanda Brait, 1988-Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2429ZERBETO, Amanda Brait; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro, RJ : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2016. Vol. 21, n. 1 (jan., 2016), p. 203-212. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T16:38:38Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167643Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-29T16:38:38Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas Group approach for the evaluation of language disorders |
title |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas |
spellingShingle |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas Zerbeto, Amanda Brait, 1988- Crianças Fonoaudiologia Children Speech, Language and hearing sciences Prática de grupo Linguagem infantil Artigo original |
title_short |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas |
title_full |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas |
title_fullStr |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas |
title_full_unstemmed |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas |
title_sort |
Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas |
author |
Zerbeto, Amanda Brait, 1988- |
author_facet |
Zerbeto, Amanda Brait, 1988- Batista, Cecilia Guarnieri, 1949- |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Cecilia Guarnieri, 1949- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerbeto, Amanda Brait, 1988- Batista, Cecilia Guarnieri, 1949- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Fonoaudiologia Children Speech, Language and hearing sciences Prática de grupo Linguagem infantil Artigo original |
topic |
Crianças Fonoaudiologia Children Speech, Language and hearing sciences Prática de grupo Linguagem infantil Artigo original |
description |
Agradecimentos: Aos participantes da pesquisa e seus responsáveis. À CAPES, pelo financiamento |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429 ZERBETO, Amanda Brait; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro, RJ : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2016. Vol. 21, n. 1 (jan., 2016), p. 203-212. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429 |
identifier_str_mv |
ZERBETO, Amanda Brait; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Abordagem grupal para avaliação de alterações de linguagem em crianças pequenas. Ciência e saúde coletiva. Rio de Janeiro, RJ : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2016. Vol. 21, n. 1 (jan., 2016), p. 203-212. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2429. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030817531363328 |