Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro Henrique Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bagarollo, Maria Fernanda, 1981-, Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15444
Resumo: Contém 2 arquivos (português e inglês)
id CAMP_fb5cb49b7d3d2edaa1354363c8a5b616
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368338
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literaturaOral language assessment of children with visual impairments : an integrative literature reviewArtigo originalTranstornos da visãoFonoaudiologiaLinguagemVision disordesSpeech, Language and hearing sciencesLanguageContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: Revisar a literatura nacional e internacional a respeito dos instrumentos, métodos e técnicas para avaliação de linguagem de crianças com deficiência visual. Estratégia de pesquisa foram realizadas buscas nas bases BVS, PubMed e Scopus, utilizando-se os descritores transtornos da visão, linguagem infantil, baixa visão, cegueira, fonoaudiologia e reabilitação. Critérios de seleção artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos idiomas inglês, espanhol e português. Trabalhos indisponíveis para leitura, com amostra composta por não crianças, não pertencentes ao assunto abordado, ou que mencionassem deficiências sensoriais associadas à visual, foram excluídos. Foram também excluídos os artigos que versassem sobre intervenção, salvo os que também abordassem a avaliação. As referências dos artigos lidos na íntegra foram selecionadas de acordo com esses critérios. Analisaram-se os instrumentos/métodos/técnicas de avaliação propostos, os objetivos dos estudos, sua amostra e principais resultados obtidos. Resultados foram recuperados 157 artigos, dos quais, selecionaram-se, a partir dos critérios de exclusão, 6 para leitura integral, e mais 6 obtidos de suas referências, totalizando 12 artigos. Sete trabalhos foram realizados com crianças pré-escolares e cegas e os instrumentos/métodos/técnicas de avaliação foram variados, contemplando desde avaliações de níveis linguísticos específicos, até habilidades sociocomunicativas. Os objetivos dos estudos relacionaram-se à comparação entre o desenvolvimento da criança com deficiência visual e vidente. Conclusão a revisão trouxe contribuições para pensar a avaliação da linguagem de crianças com deficiência visual, como a utilização dos sentidos remanescentes; nenhum estudo apresentou instrumento para avaliação de níveis da linguagem em crianças escolares com deficiência visualAbstract: To review the national and international literature regarding instruments, methods and techniques for language assessment in visually impaired children. Research strategy searches in the VHL, PUBMED and SCOPUS databases using the descriptors vision disorders, child language, low vision, blindness, speech-language pathology and rehabilitation. Selection criteria articles published in national and international journals, in English, Spanish and Portuguese. Studies that were unavailable for reading, with a sample other than children, not addressing the subject, or that reported sensory impairments associated with visual impairments were excluded. Studies that dealt with intervention were also excluded, except for those that also addressed assessment. The references of the articles read in full were selected according to these criteria. The investigators evaluated the proposed assessment instruments/methods/techniques, as well as the objectives of the studies, their samples and main results. Results 157 articles were retrieved, of which 6 were selected for full reading based on the exclusion criteria, and another 6 studies were obtained from their references, thus totaling 12 articles. Seven studies involved preschool and blind children, with various assessment instruments/methods/techniques, ranging from assessments of specific linguistic levels to socio-communicative skills. The objectives of the studies were related to the comparison between the development of children with and without visual impairment. Conclusion the review provided contributions to analyses of the language assessment of visually impaired children, such as the use of the remaining senses; no study had an instrument to assess language levels in schoolchildren with VICOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Pedro Henrique SilvaBagarollo, Maria Fernanda, 1981-Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15444CARVALHO, Pedro Henrique Silva; BAGAROLLO, Maria Fernanda; MONTILHA, Rita de Cássia Ietto. Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual: uma revisão integrativa da literatura. Audiology - communication research. São Paulo, SP. v. 28, n. art. e2600, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15444. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368338https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368338reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T14:07:50Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368338Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-22T14:07:50Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
Oral language assessment of children with visual impairments : an integrative literature review
title Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
spellingShingle Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
Carvalho, Pedro Henrique Silva
Artigo original
Transtornos da visão
Fonoaudiologia
Linguagem
Vision disordes
Speech, Language and hearing sciences
Language
title_short Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
title_full Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
title_fullStr Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
title_sort Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual : uma revisão integrativa da literatura
author Carvalho, Pedro Henrique Silva
author_facet Carvalho, Pedro Henrique Silva
Bagarollo, Maria Fernanda, 1981-
Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-
author_role author
author2 Bagarollo, Maria Fernanda, 1981-
Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro Henrique Silva
Bagarollo, Maria Fernanda, 1981-
Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Transtornos da visão
Fonoaudiologia
Linguagem
Vision disordes
Speech, Language and hearing sciences
Language
topic Artigo original
Transtornos da visão
Fonoaudiologia
Linguagem
Vision disordes
Speech, Language and hearing sciences
Language
description Contém 2 arquivos (português e inglês)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15444
CARVALHO, Pedro Henrique Silva; BAGAROLLO, Maria Fernanda; MONTILHA, Rita de Cássia Ietto. Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual: uma revisão integrativa da literatura. Audiology - communication research. São Paulo, SP. v. 28, n. art. e2600, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15444. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15444
identifier_str_mv CARVALHO, Pedro Henrique Silva; BAGAROLLO, Maria Fernanda; MONTILHA, Rita de Cássia Ietto. Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual: uma revisão integrativa da literatura. Audiology - communication research. São Paulo, SP. v. 28, n. art. e2600, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15444. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368338
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833954160640