A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684
Resumo: Resumo: O objetivo da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino da tática no basquetebol do Brasil, em diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, do sub11 ao sub15. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação a nível nacional e internacional e 11 professores mestres e doutores que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que houve convergência, divergência e até conflitos de pensamentos educacionais entre os conteúdos e métodos de ensino dos fundamentos ofensivos na iniciação. Pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino com base nos exercícios em situações de jogo. Com os resultados do estudo, podem-se tecer algumas conclusões: o ensino dos sistemas ofensivos basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e busca-se ainda um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro com muitos estudos, principalmente longitudinais. Mesmo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de ensino da tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização a longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamento
id CAMP_6faed35e77b60b187791de8669ad421f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1239591
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileirosThe offensive in basketball initiation : the optics of elite teachers and coaches in brazilLa ofensiva en la iniciación al baloncesto : la mirada de los profesores y entrenadores de élite brasileñosEducação físicaBasquetebolTeachingArtigo originalResumo: O objetivo da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino da tática no basquetebol do Brasil, em diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, do sub11 ao sub15. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação a nível nacional e internacional e 11 professores mestres e doutores que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que houve convergência, divergência e até conflitos de pensamentos educacionais entre os conteúdos e métodos de ensino dos fundamentos ofensivos na iniciação. Pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino com base nos exercícios em situações de jogo. Com os resultados do estudo, podem-se tecer algumas conclusões: o ensino dos sistemas ofensivos basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e busca-se ainda um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro com muitos estudos, principalmente longitudinais. Mesmo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de ensino da tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização a longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamentoAbstract: The objective of the investigation was to explore the accumulated knowledge of Brazilian higher education coaches and teachers in relation to the process of teaching tactics in the balance of sports in Brazil, in different categories of sports training: pre-mini, mini, junior, child, sub11 to sub15. The study show is made up of 11 coaching coaches with national and international representation and 11 teachers with masters and doctors who work with coaching at universities. The measuring instrument used was the interview based on a semistructured questionnaire with open questions. Data were analyzed qualitatively by content analysis and quantitatively described in terms of frequency and percentage. The results showed that there is convergence, divergence and inclusion of conflicts of educational thoughts between the contents and methods of teaching the offensive fundamentals in the initiation. It can be decided that, in the initiation stage, complex games should be avoided, privileging teaching based on exercises in game situations. With the results of the study, some conclusions can be drawn: the teaching of offensive systems of balance must be conceived in a broad process, in which its contents and methods vary in the course of process of teaching the technique and tactics of sportsmen, and it is still looking for an initiation model for Brazilian basketball with many studies, mainly longitudinal. Thus, it was possible to indicate some pedagogical possibilities for different phases of the stages of tactical teaching process in Brazilian basketball, considering a wide periodization of pedagogical contents and strategies-formation for teachingResumen: El objetivo de la investigación fue explorar el conocimiento acumulado de los entrenadores y profesores de educación superior brasileños en relación con el proceso de enseñanza de la táctica en el baloncesto en Brasil, en diferentes categorías de entrenamiento deportivo: premini, mini, junior, infantil, sub11 a sub15. La muestra estuvo conformada por 11 entrenadores de baloncesto con representación nacional e internacional y 11 profesores con maestría y doctores que trabajan con el baloncesto en universidades brasileñas. El instrumento de medición utilizado fue la entrevista basada en un cuestionario semiestructurado con preguntas abiertas. Los datos se analizaron cualitativamente mediante análisis de contenido y se describieron cuantitativamente en términos de frecuencia y porcentaje. Los resultados mostraron que hubo convergencia, divergencia e incluso conflictos de pensamientos educativos entre los contenidos y métodos de enseñanza de los fundamentos ofensivos en la iniciación. Se puede decir que, en la etapa de iniciación, se deben evitar los juegos complejos, privilegiando la enseñanza basada en ejercicios en situaciones de juego. Con los resultados del estudio se pueden sacar algunas conclusiones: la enseñanza de los sistemas ofensivos del baloncesto debe concebirse en un largo proceso, en el que sus contenidos y métodos varían en el transcurso del proceso de enseñanza de la técnica y táctica. Aun así, fue posible señalar algunas posibilidades pedagógicas para las diferentes fases de las etapas del proceso de enseñanza de la táctica en el baloncesto brasileño, considerando una periodización de largo plazo de los contenidos y estrategias pedagógicas de enseñanzaformaciónAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaes, Roberto Rodrigues, 1956-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3684PAES, Roberto Rodrigues. A ofensiva na iniciação em basquetebol: a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros. Lecturas: educación física y deportes. Buenos Aires : Centro de Altos Estudios Latinoamericanos, 2021. Vol. 26, n. 281 (out., 2021), p. 105-122. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684. Acesso em: 7 mai. 2024.Portuguêsporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239591reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T13:47:06Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1239591Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-03T13:47:06Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
The offensive in basketball initiation : the optics of elite teachers and coaches in brazil
La ofensiva en la iniciación al baloncesto : la mirada de los profesores y entrenadores de élite brasileños
title A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
spellingShingle A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Educação física
Basquetebol
Teaching
Artigo original
title_short A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
title_full A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
title_fullStr A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
title_full_unstemmed A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
title_sort A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
author Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
author_facet Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Basquetebol
Teaching
Artigo original
topic Educação física
Basquetebol
Teaching
Artigo original
description Resumo: O objetivo da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino da tática no basquetebol do Brasil, em diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, do sub11 ao sub15. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação a nível nacional e internacional e 11 professores mestres e doutores que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que houve convergência, divergência e até conflitos de pensamentos educacionais entre os conteúdos e métodos de ensino dos fundamentos ofensivos na iniciação. Pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino com base nos exercícios em situações de jogo. Com os resultados do estudo, podem-se tecer algumas conclusões: o ensino dos sistemas ofensivos basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e busca-se ainda um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro com muitos estudos, principalmente longitudinais. Mesmo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de ensino da tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização a longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamento
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684
PAES, Roberto Rodrigues. A ofensiva na iniciação em basquetebol: a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros. Lecturas: educación física y deportes. Buenos Aires : Centro de Altos Estudios Latinoamericanos, 2021. Vol. 26, n. 281 (out., 2021), p. 105-122. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684
identifier_str_mv PAES, Roberto Rodrigues. A ofensiva na iniciação em basquetebol: a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros. Lecturas: educación física y deportes. Buenos Aires : Centro de Altos Estudios Latinoamericanos, 2021. Vol. 26, n. 281 (out., 2021), p. 105-122. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826313187328