A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684 |
Resumo: | Resumo: O objetivo da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino da tática no basquetebol do Brasil, em diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, do sub11 ao sub15. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação a nível nacional e internacional e 11 professores mestres e doutores que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que houve convergência, divergência e até conflitos de pensamentos educacionais entre os conteúdos e métodos de ensino dos fundamentos ofensivos na iniciação. Pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino com base nos exercícios em situações de jogo. Com os resultados do estudo, podem-se tecer algumas conclusões: o ensino dos sistemas ofensivos basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e busca-se ainda um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro com muitos estudos, principalmente longitudinais. Mesmo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de ensino da tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização a longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamento |
id |
CAMP_6faed35e77b60b187791de8669ad421f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1239591 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileirosThe offensive in basketball initiation : the optics of elite teachers and coaches in brazilLa ofensiva en la iniciación al baloncesto : la mirada de los profesores y entrenadores de élite brasileñosEducação físicaBasquetebolTeachingArtigo originalResumo: O objetivo da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino da tática no basquetebol do Brasil, em diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, do sub11 ao sub15. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação a nível nacional e internacional e 11 professores mestres e doutores que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que houve convergência, divergência e até conflitos de pensamentos educacionais entre os conteúdos e métodos de ensino dos fundamentos ofensivos na iniciação. Pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino com base nos exercícios em situações de jogo. Com os resultados do estudo, podem-se tecer algumas conclusões: o ensino dos sistemas ofensivos basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e busca-se ainda um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro com muitos estudos, principalmente longitudinais. Mesmo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de ensino da tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização a longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamentoAbstract: The objective of the investigation was to explore the accumulated knowledge of Brazilian higher education coaches and teachers in relation to the process of teaching tactics in the balance of sports in Brazil, in different categories of sports training: pre-mini, mini, junior, child, sub11 to sub15. The study show is made up of 11 coaching coaches with national and international representation and 11 teachers with masters and doctors who work with coaching at universities. The measuring instrument used was the interview based on a semistructured questionnaire with open questions. Data were analyzed qualitatively by content analysis and quantitatively described in terms of frequency and percentage. The results showed that there is convergence, divergence and inclusion of conflicts of educational thoughts between the contents and methods of teaching the offensive fundamentals in the initiation. It can be decided that, in the initiation stage, complex games should be avoided, privileging teaching based on exercises in game situations. With the results of the study, some conclusions can be drawn: the teaching of offensive systems of balance must be conceived in a broad process, in which its contents and methods vary in the course of process of teaching the technique and tactics of sportsmen, and it is still looking for an initiation model for Brazilian basketball with many studies, mainly longitudinal. Thus, it was possible to indicate some pedagogical possibilities for different phases of the stages of tactical teaching process in Brazilian basketball, considering a wide periodization of pedagogical contents and strategies-formation for teachingResumen: El objetivo de la investigación fue explorar el conocimiento acumulado de los entrenadores y profesores de educación superior brasileños en relación con el proceso de enseñanza de la táctica en el baloncesto en Brasil, en diferentes categorías de entrenamiento deportivo: premini, mini, junior, infantil, sub11 a sub15. La muestra estuvo conformada por 11 entrenadores de baloncesto con representación nacional e internacional y 11 profesores con maestría y doctores que trabajan con el baloncesto en universidades brasileñas. El instrumento de medición utilizado fue la entrevista basada en un cuestionario semiestructurado con preguntas abiertas. Los datos se analizaron cualitativamente mediante análisis de contenido y se describieron cuantitativamente en términos de frecuencia y porcentaje. Los resultados mostraron que hubo convergencia, divergencia e incluso conflictos de pensamientos educativos entre los contenidos y métodos de enseñanza de los fundamentos ofensivos en la iniciación. Se puede decir que, en la etapa de iniciación, se deben evitar los juegos complejos, privilegiando la enseñanza basada en ejercicios en situaciones de juego. Con los resultados del estudio se pueden sacar algunas conclusiones: la enseñanza de los sistemas ofensivos del baloncesto debe concebirse en un largo proceso, en el que sus contenidos y métodos varían en el transcurso del proceso de enseñanza de la técnica y táctica. Aun así, fue posible señalar algunas posibilidades pedagógicas para las diferentes fases de las etapas del proceso de enseñanza de la táctica en el baloncesto brasileño, considerando una periodización de largo plazo de los contenidos y estrategias pedagógicas de enseñanzaformaciónAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaes, Roberto Rodrigues, 1956-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3684PAES, Roberto Rodrigues. A ofensiva na iniciação em basquetebol: a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros. Lecturas: educación física y deportes. Buenos Aires : Centro de Altos Estudios Latinoamericanos, 2021. Vol. 26, n. 281 (out., 2021), p. 105-122. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684. Acesso em: 7 mai. 2024.Portuguêsporhttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239591reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-03T13:47:06Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1239591Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-03T13:47:06Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros The offensive in basketball initiation : the optics of elite teachers and coaches in brazil La ofensiva en la iniciación al baloncesto : la mirada de los profesores y entrenadores de élite brasileños |
title |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros |
spellingShingle |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros Paes, Roberto Rodrigues, 1956- Educação física Basquetebol Teaching Artigo original |
title_short |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros |
title_full |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros |
title_fullStr |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros |
title_full_unstemmed |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros |
title_sort |
A ofensiva na iniciação em basquetebol : a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros |
author |
Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
author_facet |
Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Basquetebol Teaching Artigo original |
topic |
Educação física Basquetebol Teaching Artigo original |
description |
Resumo: O objetivo da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino da tática no basquetebol do Brasil, em diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, do sub11 ao sub15. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação a nível nacional e internacional e 11 professores mestres e doutores que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que houve convergência, divergência e até conflitos de pensamentos educacionais entre os conteúdos e métodos de ensino dos fundamentos ofensivos na iniciação. Pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino com base nos exercícios em situações de jogo. Com os resultados do estudo, podem-se tecer algumas conclusões: o ensino dos sistemas ofensivos basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e busca-se ainda um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro com muitos estudos, principalmente longitudinais. Mesmo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de ensino da tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização a longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamento |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684 PAES, Roberto Rodrigues. A ofensiva na iniciação em basquetebol: a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros. Lecturas: educación física y deportes. Buenos Aires : Centro de Altos Estudios Latinoamericanos, 2021. Vol. 26, n. 281 (out., 2021), p. 105-122. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684 |
identifier_str_mv |
PAES, Roberto Rodrigues. A ofensiva na iniciação em basquetebol: a ótica de professores e técnicos de elite brasileiros. Lecturas: educación física y deportes. Buenos Aires : Centro de Altos Estudios Latinoamericanos, 2021. Vol. 26, n. 281 (out., 2021), p. 105-122. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3684. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030826313187328 |