O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valdomiro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606428
Resumo: Orientador : Roberto Rodrigues Paes
id UNICAMP-30_db670be279518d767c3e90cca1f63a07
oai_identifier_str oai::417849
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de eliteBasquetebolBasquetebol - EnsinoBasquetebol - TreinamentoEducaçãoBasketballBasketball - TeachingBasketball - TrainingPedagogyOrientador : Roberto Rodrigues PaesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O objetivo geral da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino-treinamento da técnica e da tática no basquetebol do Brasil. De forma especifica, buscou-se contextualizar os conteúdos e as estratégias metodológicas utilizadas por técnicos e professores do ensino superior para o processo ensino-treinamento dos fundamentos técnicos e dos sistemas defensivos e ofensivos nas diferentes categorias da formação desportiva:- pré-mini, mini, mirim, infantil, infanto, cadete, juvenil e sub-21. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação em nível nacional e internacional e 11 professores universitários que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. Como critério de seleção, os técnicos deveriam ser considerados referência no País e, para a seleção dos professores universitários, o critério foi a titulação mínima de Mestre e Doutor na área de Ciência do Desporto e/ou Mestre e Doutor que atuassem no ensino do basquetebol em universidades brasileiras. O instrumento de medida utilizado foi a entrevista embasada num questionário semi-estruturado com perguntas abertas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, através da análise de conteúdo e descrito de forma quantitativa em nível de freqüência e percentual. Os resultados mostraram que em relação ao ensino-treinamento do basquetebol na etapa de iniciação e especialização, considerando os fundamentos técnicos do jogo de basquetebol e os sistemas defensivos e ofensivos, há convergências, divergências, sob a ótica de técnicos e professores do ensino superior quanto aos conteúdos de ensino bem como as estratégias metodológicas a serem utilizadas. Por exemplo, há fortes indícios para conflitos entre os métodos de ensino dos fundamentos técnicos na iniciação, no qual os métodos analíticos sofrem críticas, enquanto os métodos de jogo parecem ser mais apropriados, principalmente para manter um maior nível de motivação dos praticantes. Já na etapa de especialização, ficou evidenciado que os exercícios produzem uma adaptação mais eficiente da técnica motora e tem maior aceitação entre os entrevistados. Em relação ao ensino-treinamento dos sistemas defensivos, pode-se confirmar que a defesa individual é a mais indicada na etapa de iniciação e, na etapa de especialização, todas as defesas equiparam-se. Com relação ao ensino-treinamento dos sistemas ofensivos, pode-se dizer que, na etapa de iniciação, deve-se evitar jogadas complexas privilegiando o ensino baseando-se nos exercícios em situações de jogo. Contudo, na etapa de especialização, há de se firmar as qualidades de conjunto com a utilização de estratégias mais complexas. Com base nos resultados do estudo, podem-se tecer algumas considerações: o ensino do basquetebol deve ser concebido num processo longo, no qual seus conteúdos e métodos variem no transcorrer do processo de ensino da técnica e da tática dos atletas, e haja um modelo de iniciação para o basquetebol brasileiro que ainda precisa de muitos estudos, principalmente longitudinais. No que tange à especialização, etapa de treinamento, firma-se a idéia de que é imprescindível a periodização embasada num planejamento dos conteúdos e métodos de treinamento em longo prazo, principalmente após 15 anos de idade, categoria infanto e cadete, com o pensamento em nível nacional e internacional. Sendo assim, tornou-se possível sinalizar algumas possibilidades pedagógicas para as diferentes fases das etapas do processo de formação técnica e tática no basquetebol brasileiro, considerando uma periodização em longo prazo dos conteúdos e estratégias pedagógicas de ensino-treinamentoAbstract: The objective of this study was to explore the acquired knowledge of Brazilian coaches and college professors in relation to the teaching-training process of technique and tactics in the Brazilian basketball. The work tried to contextualize the contents of the methodological strategies used by coaches and college professors for the teaching-training of fundamentals as well as defensive and offensive systems in all different Brazilian basketball categories. The sample group was constituted of 11 basketball coaches and 11 university basketball professors of Brazilian universities. The elected coaches had to be considered as national reference and for the elected university professors, the criterion was their master and doctor degrees in the sports scientific field, and/or basketball experts with teaching experience in Brazilian universities. The measuring instrument was an interview based in an open questionnaire. The data were analyzed qualitatively - through the analysis of the content; and quantitatively, by means of the frequency and percentage of similar answers. Results showed that, in regard to basketball teaching-training, in all stages of the process, considering the fundamentals of basketball and the offensive and defensive systems, there are convergences and divergences when it comes to teaching contents as well as methodological strategies, according to the interviewed participants¿ point of view. For instance, there are strong indications of conflicts between the teaching methods of the basketball foundations for beginners, when analytical methods are criticized, while the game method seems to be more appropriate, mainly to keep the children highly motivated. In the specialization stage, on the other hand, there was evidence that individual exercises may produce a more efficient adaptation to the motor technique, having greater acceptance among the interviewees. Regarding the defensive systems, it can be confirmed that the man-to-man defense is recommended in the initial stage, whereas in the specialization stage, the zone defense starts to be a strong tactical possibility. However, the predominance of the man-to-man defense is still observed. Regarding the offensive systems, it can be observed that in the initial stage, complex games should be avoided, privileging exercises based on game situations and individual conditions. Nevertheless, in the specialization stage, exercises should focus teamwork and more complex strategies. Based in the results of the study it is important to consider that basketball teaching must be conceived in a long term process whose contents and methods may vary according to athletes¿ fundamentals and tactics, with a model of initial stage for the Brazilian basketball that still needs further longitudinal studies. With reference to the specialization stage, it is mandatory that contents and training methods be planned in a long term basis, mainly after the age of 15, targeting national and international levels. Thus, it is possible to signal some pedagogical possibilities for the different phases from the two stages of the basketball learning process in Brazil, taking in consideration the contents and pedagogical strategies of the teaching-training process, in a long-term basisDoutoradoCiência do DesportoDoutor em Educação Física[s.n.]Paes, Roberto Rodrigues, 1956-Vieira, Jose Luiz LopesGomes, Antonio CarlosMontagner, Paulo CesarBorin, João PauloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Valdomiro de20072007-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. em 1 : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606428OLIVEIRA, Valdomiro de. O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil: um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite. 2007. 2v. em 1 Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606428. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417849porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:05:22Zoai::417849Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:05:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
title O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
spellingShingle O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
Oliveira, Valdomiro de
Basquetebol
Basquetebol - Ensino
Basquetebol - Treinamento
Educação
Basketball
Basketball - Teaching
Basketball - Training
Pedagogy
title_short O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
title_full O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
title_fullStr O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
title_full_unstemmed O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
title_sort O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil : um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite
author Oliveira, Valdomiro de
author_facet Oliveira, Valdomiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Vieira, Jose Luiz Lopes
Gomes, Antonio Carlos
Montagner, Paulo Cesar
Borin, João Paulo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valdomiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
Basquetebol - Ensino
Basquetebol - Treinamento
Educação
Basketball
Basketball - Teaching
Basketball - Training
Pedagogy
topic Basquetebol
Basquetebol - Ensino
Basquetebol - Treinamento
Educação
Basketball
Basketball - Teaching
Basketball - Training
Pedagogy
description Orientador : Roberto Rodrigues Paes
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-03-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606428
OLIVEIRA, Valdomiro de. O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil: um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite. 2007. 2v. em 1 Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606428. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Valdomiro de. O processo de ensino-treinamento da tecnica e tatica no basquetebol do Brasil: um estudo sobe a otica de professores do ensino superior e tecnicos de elite. 2007. 2v. em 1 Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606428. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/417849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v. em 1 : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188978962726912