Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Alexandre Filordi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993
Resumo: Resumo: A partir do curso A Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault, o artigo investiga a noção de psicagogia e seu desdobramento ao longo do pensamento deste autor, visando a atualizar uma problematização para se avançar nas questões acerca das verdades presentes como fundamentação da educação contemporânea. Ao se fazer isso, constitui-se uma argumentação de que a psicagogia pode ser experiência com as veridicções educativas para além de seus pedagogismos. Assim, no lugar de se normalizar (1) as condições contemporâneas de experiências de educação baseadas em afirmação de índices e resultados, competências e atitudes de demandas homogêneas e (2) a ênfase restrita na relação ensino aprendizagem, busca-se mostrar como a psicagogia contribui para a afirmação das singularidades e diferenças e para a constituição de subjetividades marcadas pela modificação do modo de ser dos sujeitos e, portanto, afeitas a outros jogos de verdade
id CAMP_783d5cfa720074ee9d44b706370391df
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368559
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismoPsicagogía hoy : pensar la educación más allá del pedagogismoPsychagogy today : thinking about education beyond pedagogismArtigo originalPsicoterapiaEducaçãoPsychagogyEducationModos de serSubjetividadesPedagogismoResumo: A partir do curso A Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault, o artigo investiga a noção de psicagogia e seu desdobramento ao longo do pensamento deste autor, visando a atualizar uma problematização para se avançar nas questões acerca das verdades presentes como fundamentação da educação contemporânea. Ao se fazer isso, constitui-se uma argumentação de que a psicagogia pode ser experiência com as veridicções educativas para além de seus pedagogismos. Assim, no lugar de se normalizar (1) as condições contemporâneas de experiências de educação baseadas em afirmação de índices e resultados, competências e atitudes de demandas homogêneas e (2) a ênfase restrita na relação ensino aprendizagem, busca-se mostrar como a psicagogia contribui para a afirmação das singularidades e diferenças e para a constituição de subjetividades marcadas pela modificação do modo de ser dos sujeitos e, portanto, afeitas a outros jogos de verdadeResumen: Con base en el curso La Hermenéutica del Sujeto de Michel Foucault, el artículo indaga la noción de psicagogía y su desarrollo en el pensamiento de este autor, con el objetivo de actualizar una problematización para el avance en las cuestiones acerca de las verdades que fundamentan la educación contemporánea. Al hacerlo, se construye el argumento de que la psicagogía puede ser experiencia con las veridicciones educativas, más allá de sus pedagogismos. Así, en lugar de normalizar (1) las condiciones contemporáneas de educación con base en la constatación de índices y resultados, de competencias y actitudes de exigencia homogéneas y (2) el énfasis que se restringe a la relación enseñanza-aprendizaje, se busca mostrar cómo la psicagogía contribuye a la afirmación de las singularidades y las diferencias y a la constitución de subjetividades marcadas por la modificación en el modo de ser de los sujetos y, por ende, articuladas con otros juegos de verdadAbstract: Based on Michel Foucault’s course The Hermeneutics of the Subject, this article examines the concept of psychagogy and its development throughout this author’s thinking, aiming to update a problematization to advance in the inquiries about the truths that underlie contemporary education. In doing so, the argument that psychagogy can be experience with educational veridictions, beyond its pedagogism, is constructed. Thus, instead of normalizing (1) the contemporary conditions of education based on the achievement of indices and results, of homogeneous competences and attitudes of demand, and (2) the emphasis that is restricted to the teaching-learning relationship, there is the attempt to show how psychagogy contributes to the affirmation of singularities and differences, and to the constitution of subjectivities marked by the modification in the way of being of the subjects and, therefore, articulated with other games of truthAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Carvalho, Alexandre Filordi de2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15993GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo. Praxis & saber. Boyaca. v. 14, n. 37, n. art. e14716, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368559porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T15:09:19Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T15:09:19Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
Psicagogía hoy : pensar la educación más allá del pedagogismo
Psychagogy today : thinking about education beyond pedagogism
title Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
spellingShingle Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Artigo original
Psicoterapia
Educação
Psychagogy
Education
Modos de ser
Subjetividades
Pedagogismo
title_short Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
title_full Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
title_fullStr Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
title_full_unstemmed Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
title_sort Psicagogia hoje : pensar a educação para além do pedagogismo
author Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
author_facet Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Carvalho, Alexandre Filordi de
author_role author
author2 Carvalho, Alexandre Filordi de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Carvalho, Alexandre Filordi de
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Psicoterapia
Educação
Psychagogy
Education
Modos de ser
Subjetividades
Pedagogismo
topic Artigo original
Psicoterapia
Educação
Psychagogy
Education
Modos de ser
Subjetividades
Pedagogismo
description Resumo: A partir do curso A Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault, o artigo investiga a noção de psicagogia e seu desdobramento ao longo do pensamento deste autor, visando a atualizar uma problematização para se avançar nas questões acerca das verdades presentes como fundamentação da educação contemporânea. Ao se fazer isso, constitui-se uma argumentação de que a psicagogia pode ser experiência com as veridicções educativas para além de seus pedagogismos. Assim, no lugar de se normalizar (1) as condições contemporâneas de experiências de educação baseadas em afirmação de índices e resultados, competências e atitudes de demandas homogêneas e (2) a ênfase restrita na relação ensino aprendizagem, busca-se mostrar como a psicagogia contribui para a afirmação das singularidades e diferenças e para a constituição de subjetividades marcadas pela modificação do modo de ser dos sujeitos e, portanto, afeitas a outros jogos de verdade
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993
GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo. Praxis & saber. Boyaca. v. 14, n. 37, n. art. e14716, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993
identifier_str_mv GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Psicagogia hoje: pensar a educação para além do pedagogismo. Praxis & saber. Boyaca. v. 14, n. 37, n. art. e14716, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15993. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833991909376